A CATL, líder mundial de baterias para veículos elétricos, está em conversações com construtores europeus para lançar tecnologia de troca de baterias na Europa, bem como soluções de reciclagem. Modelo chinês serve de referência, mas expansão europeia ainda não tem calendário.
Neste artigo:
Europa no radar, mas sem números
A CATL confirmou que está a preparar a entrada no mercado europeu com soluções de troca rápida de baterias e reciclagem avançada, mas sem metas públicas para número de estações ou datas de lançamento. A empresa está em conversações com vários fabricantes automóveis europeus para adaptar a sua tecnologia ao contexto local.
“Acreditamos que a troca de baterias tem enorme potencial na Europa, tanto para reduzir custos como para prolongar a vida útil das baterias”, afirmou Jiang Li, executivo da CATL, ao Financial Times.
Modelo chinês como referência
Na China, a CATL já opera com escala: prevê ter 1.000 estações de troca até ao final de 2025 e 10.000 até 2028, em parceria com operadores locais. As estações mais recentes permitem trocas em 100 segundos e funcionam também como unidades de armazenamento de energia, integradas em redes vehicle-to-grid.
Este modelo poderá servir de base para a Europa, mas a empresa reconhece que o contexto regulatório, técnico e logístico é distinto.
Reciclagem como trunfo estratégico
A iniciativa surge num momento em que a União Europeia impõe novas metas de sustentabilidade para baterias, incluindo 95% de taxa mínima de reciclagem até 2030.
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A CATL quer posicionar-se como parceira dos fabricantes para cumprir estas exigências, oferecendo soluções de recuperação de materiais críticos e gestão do ciclo de vida completo.