Baterias dos EV Carlos Tavares Baterias dos EV Carlos Tavares

CEO da Stellantis: baterias dos EV têm de emagrecer em 10 anos

As baterias dos EV (veículos elétricos) têm de ver o seu peso drasticamente reduzido, para que a eletrificação seja ambientalmente sustentável, defende o CEO da Stellantis.

Baterias dos EV
Carlos Tavares defende “emagrecimento” das baterias de EV @Stellantis

O português Carlos Tavares sublinhou que o emagrecimento das baterias dos EV tem de ser de 50%. É esta a meta da indústria a 10 anos, afirmou durante o Fórum Freedom of Mobility, organizado pelo fabricante de automóveis.

“Não faz sentido”

Carlos Tavares alertou que a produção de baterias para veículos elétricos com autonomia de 400 quilómetros exige atualmente 500 kg a mais de matérias-primas em comparação com um carro tradicional. “Do ponto de vista ambiental, isso não faz sentido”, afirmou o CEO.

Para alcançar uma eletrificação ambientalmente significativa, Tavares defende um “avanço substancial” na densidade de potência das células das baterias.

Estudos recentes afirmam, contudo, que o ciclo de vida dos veículos elétricos já é menos poluente do que o dos automóveis com motores de combustão.

Reduzir peso das baterias dos EV

O CEO da Stellantis está otimista quanto à capacidade de investigação da indústria neste campo.

“Penso que isso está a acontecer. Penso que na próxima década vamos conseguir reduzir o peso das baterias em 50%, reduzindo assim em 50% a utilização de matérias-primas adicionais em relação a um veículo convencional”, afirmou.

Esta redução de peso das baterias dos EV também contribuiria para mitigar a escassez de lítio, um elemento crucial na maioria das baterias atuais.

Hidrogénio não é viável

No que diz respeito ao hidrogénio como alternativa aos combustíveis fósseis, O CEO da Stellantis mantém-se cético quanto à sua viabilidade para a mobilidade em massa no momento.

“Os custos do hidrogénio são elevadíssimos, mesmo considerando a utilização de energia limpa para a sua produção”, afirmou, citado pela agência Reuters.

“No futuro próximo, o hidrogénio poderá ser uma solução para frotas de grandes empresas, mas não para o cidadão comum”, disse ainda Carlos Tavares

Fórum Freedom of Mobility

fórum Freedom of Mobility
O Fórum foi criado pela Stellantis e visa promover o debate sobre mobilidade sustentável

O Fórum Freedom of Mobility, da Stellantis, que realizou a sua segunda sessão anual esta semana, foi criado após a saída do grupo do lobby automóvel europeu ACEA em 2022.

O objetivo do fórum é promover o debate com stakeholders sobre os desafios e tendências da mobilidade, e o seu impacto nas alterações climáticas.

A mensagem que Carlos Tavares deixou no fórum é clara: a indústria automóvel precisa de investir em baterias mais leves e eficientes para que a eletrificação seja um sucesso ambiental.

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