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Ferrari desiste de sistema de navegação porque os telemóveis são melhores

A Ferrari vai desistir do colocar nos seus modelos o sistema de navegação por satélite proprietário. A razão é muito simples: os telemóveis fazem-no melhor.

Smartphones com mellhor sistema de navegação

O fabricante italiano de superdesportivos percebeu que os clientes têm no smartphone as melhores soluções de navegação por satélite, independentemente do sistema operativo que utilizam.

Por isso, a Ferrari está a planear remover a funcionalidade por completo, incluindo dos novos Purosangue e 12Cilindri.

“Mais fácil de usar”

De acordo com a Drive, Emanuele Carando, chefe de marketing de produto da Ferrari, disse que o espelhamento do telefone é “a possibilidade mais fácil de usar” e a mais atualizada, tornando o sistema dedicado da marca redundante e obsoleto.

Ferrari sem sistema de navegação
O Purosangue já não terá sistema de navegação @Ferrari

O chefe de marketing de produto do construtor italiano afirma que os smartphones são “as coisas mais úteis que podem utilizar em todos os carros”. Quando a General Motors afirmou que deixaria de apoiar o Apple CarPlay e o Android Auto em favor de seu software interno foram muitas as reações negatívas.

Apple CarPlay e Android Auto com uma década

A Ferrari está a adotar uma abordagem completamente oposta, deixando de lado o seu sistema de navegação para deixar aos critério dos clientes o sistema de navegação que querem utilizar, seja da Google, da Apple ou outro.

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Já passou cerca de uma década desde que o Apple CarPlay e o Android Auto foram lançados, e ambos se consolidaram como características obrigatórias em quase todos os carros novos actuais.

Depois de os construtores automóveis terem lutado durante anos para desenvolverem boas experiências de utilização com os seus sistema proprietários de navegação por satélite, nunca o conseguiram verdadeiramente.

Há construtores que conseguiram melhores soluções do que outros, obviamente, mas a pouca frequência de atualização dos mapas e os problemas em detetar as condições no percurso em tempo real são apontadas como problemas por parte de muitos clientes.

Este passo da Ferrari demonstra o pragmatismo da Scuderia. Se os smartphones já o fazem melhor, porquê gastar dinheiro e esforço?

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