O Fiat Grande Panda foi formalmente apresentado e chega com uma boa novidade: o seu preço. O crossover vai ter um preço de entrada inferior a 25.000€ e chega às estradas europeias em outubro.
Neste artigo:
Preço confirmado
Depois de a marca italiana ter revelado anteriormente as principais caraterísticas do Fiat Grande Panda, a principal novidade da apresentação do modelo foi mesmo o seu preço.
Durante a apresentação, o CEO da Fiat, Olivier Francois, revelou que o modelo “estrear-se-á como um veículo elétrico inferior a 25.000 euros”.
Plataforma Smart Car
Construído com base na plataforma global Smart Car da Stellatis, o Fiat Grande Panda é um dos primeiros 13 modelos de baixo custo das várias marcas do grupo a serem lançados até 2026.
A arquitetura Smart Car foi utilizada pela primeira vez na Europa no Citroen C3 no início deste ano. Pode acomodar unidades de tração de combustão interna e totalmente eléctricas, incluindo um híbrido de 48 volts.
Fiat Grande Panda é “clone literal”
O Fiat Grande Panda é um “clone literal” do primeiro Panda – no sentido em que é um veículo do segmento B simultaneamente económico e familiar – e marca o regresso da marca italiana ao mercado global.
O novo modelo foi desenvolvido com base em 3 pilares: Design italiano, plataforma global e relevância local. Os valores por trás do projeto são os da sustentabilidade, inclusão, simplicidade e beleza. O design do Fiat Grande Panda inspirou-se no icónico Panda dos anos 80, “os blue jeans da indústria automóvel, algo perfeito para todas as ocasiões e para todos os clientes”.
São todas essas caraterísticas que tornam o Fiat Grande Panda “um automóvel socialmente relevante, o automóvel para todos”.
3 pilares
“Estamos a lançar o regresso da Fiat ao mercado global com base em 3 pilares: Design e desenvolvimento italianos, plataforma global e relevância local, contando com o Grande Panda como o primeiro membro da nossa nova família global,” afirmou o CEO da Fiat, Olivier François, na apresentação do automóvel.
“Assim, durante a próxima década, teremos a oferta certa para cada cliente. Porque o cliente está no centro de tudo para nós”, concluiu.
A apresentação do Fiat Grande Panda coincidiu com a comemoração dos 125 da marca. Foi a 11 de julho de 1899, em Turim que se assinaram os estatutos da “Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili – Torino”.
Olivier François disse no evento que o Fiat Grande Panda vem preencher uma lacuna na linha da marca para um carro familiar pequeno, após a saída do 500L da linha há dois anos. O Fiat Grande Panda será o primeiro Panda da história a integrar o segmento B.
Soluções únicas
O cabo de carregamento em espiral é uma solução inovadora que facilita e organiza a experiência de carregamento. O Fiat Grande Panda é o primeiro veículo a incluir um cabo de carregamento integrado, operando em corrente alternada até 7 kW. Este cabo pode ser guardado numa caixa especial sob o capot, economizando espaço na bagageira e sendo prático para o uso diário.
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A sua forma em espiral torna-o fácil de manusear e evita a sujidade dos cabos tradicionais. O processo é simples: basta abrir a tampa, retirar o cabo e ligá-lo à estação de carregamento. Após o carregamento, é fácil guardá-lo novamente na caixa.
Bagageira de 361 litros
O Fiat Grande Panda, tal como o icónico Panda dos anos 80, tem uma personalidade marcante e características surpreendentes, além de um uso inovador e inteligente do espaço. Este novo modelo destaca-se no segmento B pela sua compacidade, com dimensões reduzidas de 3,99 metros de comprimento, 1,57 metros de altura e 1,76 metros de largura.
Apesar do seu tamanho compacto, oferece uma capacidade de arrumação bem organizada, com uma bagageira de 361 litros e compartimentos de arrumação à frente do passageiro com um total de 13 litros.
Um carro que não é cinzentão
O Grande Panda foi pensado em simultânero como um veículo para famílias e para a mobilidade urbana. Com capacidade para cinco pessoas, combina conforto e estilo. O design italiano é evidente nas linhas estruturadas e superfícies suaves, destacando as robustas cavas das rodas. As placas de proteção prateadas, os acabamentos em preto brilhante, os vidros escurecidos e as jantes de liga leve de 17″ com corte diamantado e o logótipo FIAT no centro das rodas conferem um toque distinto e moderno ao carro.
O Grande Panda presta homenagem ao Panda clássico com letras em 3D de baixo-relevo nas portas, que refletem o ambiente circundante e destacam a parte inferior da lateral. Está disponível em sete cores: vermelho, branco, preto, verde, bronze, azul e amarelo, seguindo a iniciativa “No Grey”.
No interior, há uma homenagem especial à pista do edifício Lingotto, que inspirou alguns elementos do design. O painel de instrumentos e a moldura em policarbonato, incluindo o painel de 10” e o rádio digital de 10,25”, apresentam um estilo único que remete à forma da pista de Lingotto, criando um visual distinto e evocativo.
320 km de autonomia
A Fiat deu uma atenção especial à otimização do espaço no painel de instrumentos, utilizando-o de forma inteligente. Por exemplo, há 13 litros de arrumação, dos quais 3 litros estão num único compartimento, facilitando a organização de objetos. Esta solução simples e engenhosa lembra o painel de instrumentos “de bolso” do Panda dos anos 80.
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O primeiro modelo da nova família FIAT estará disponível nas versões 100% elétrica e híbrida. Com uma bateria de 44 kWh e um motor elétrico de 83 kW, o Grande Panda elétrico oferece mais de 320 km de autonomia no ciclo combinado WLTP, tornando-o ideal tanto para uso diário na cidade quanto para viagens de fim de semana.
O Fiat Grande Panda chega em outubro à Europa com um preço inferior a 25.000€.