O Fiat Panda está na base de uma nova família de concept cars que a marca italiana prevê lançar nos próximos três anos.
Table of Contents
O primeiro dos modelos inspirados no Fiat Panda será revelado em Turim já no próximo mês de julho. No vídeo em que Olivier François – o CEO da Fiat e CMO da Stellantis, anuncia o rumo que a marca vai seguir, as imagens dos modelos são propositadamente muito “concept”.
O que verdadeiramente está a ser construído pelos engenheiros e designers da Fiat só se conhecerá a partir de julho, seguindo-se o lançamento de um novo veículo todos os anos até 2027.
Menos é mais
No bem-disposto vídeo, filmado na localidade italiana de Ginevra, e não em Genebra, onde decorre o salão automóvel, François apresenta os cinco concept car que estão na origem dos próximos modelos inspirados no Fiat Panda: City Car, Pick Up, Fastback, SUV e Camper.
Todos os modelos partem da premissa de que menos é mais. Com esta gama inspirada no Fiat Panda, a marca italiana propõe-se construir automóveis mais sustentáveis e acessíveis com a sua abordagem, eliminando peças redundantes e reduzindo os materiais poluentes, como os cromados, as ligas, o couro e as espumas dos bancos.
Cada um dos novos modelos será “uma interpretação única e original do espírito inclusivo, acessível e engenhoso que permitiu à marca criar veículos com interiores modulares, visuais únicos e personalidades arrojadas”.
Fiat Panda dá origem a 5 modelos
O Fiat Panda serviu de inspiração para cinco “concept cars”.
City Car
O primeiro concept mostrado no vídeo é o novo City Car. Sendo maior do que o atual Fiat Panda (uma espécie de “Mega-Panda”), o seu design é inspirado no edifício Lingotto, em Turim, onde a marca nasceu, com a sua icónica pista de testes no telhado.
“Estamos entusiasmados por partilhar este vislumbre do nosso futuro; na verdade, um futuro muito próximo, uma vez que o primeiro automóvel será apresentado dentro de quatro meses no âmbito da celebração do 125º aniversário da marca. A esse automóvel seguir-se-á um novo modelo todos os anos”
Olivier François – CEO da Fiat e CMO da Stellantis
A forma oval do “La Pista 500”, no telhado, deixou a sua marca em alguns dos aspectos do interior do novo modelo: desde o painel de instrumentos ao ecrã e aos bancos.
A sustentabilidade tem neste modelo uma grande ênfase ao nível dos materiais, que incluem plásticos reciclados e tecidos de bambu e o carregamento é facilitado no EV, com o ligar e desligar da tomada com um “cabo auto-enrolante”.
O Fiat Panda do futuro terá a posição de condução elevada que o torna um citadino de excelência que, ao mesmo tempo, oferece espaço e versatilidade para viagens de fim de semana.
Pick-Up
Por ser líder de mercado na América do Sul e ter a Strada como o veículo mais vendido no mercado brasileiro, o futuro inspirado no Fiat Panda tinha de ter uma Pick-Up, com a marca a apostar que este tipo de veículo pode replicar o seu sucesso a nível global, mesmo na Europa.
O novo concept Pick-Up da Fiat “coloca a diversão dentro da funcionalidade e responde à redescoberta global do tempo livre como um valor para as pessoas”, de acordo com a marca.
A Fiat está a construir um modelo que combina o conceito de uma pick-up com a funcionalidade de um veículo comercial ligeiro e o conforto de um SUV, mas que em simultâneo tenha uma dimensão adequada aos ambientes urbanos de todo o mundo.
Fastback
Herdeiro de dois dos maiores sucessos da Marca – o Fiat Fastback no Brasil e o Fiat Tipo no Médio Oriente e África – este Fastback tem a fasquia muito alta, com Olivier François a afirmar que deverá afirmar-se a nível global na América Latina, Médio Oriente e África, e até na Europa.
Com o Fastback, a FIAT pretende melhorar o seu compromisso sustentável sem renunciar ao desempenho: “o dinamismo da silhueta e o desempenho realmente aerodinâmico oferecem um consumo mais baixo e uma modernidade e juventude adicionais face ao oferecido por muitas propostas SUV”.
SUV
O quarto concept anunciado por Olivier François como sendo inspirado no Fiat Panda é um espaçoso SUV familiar, “uma espécie de Giga-Panda”.
O concept SUV da Fiat tem a sua ênfase na segurança, versatilidade e design, aliando espaço e robustez.
Camper
O Fiat Panda Camper é o último concept a surgir no vídeo. O concept de aspeto mais radical tem or objetivo ligar as pessoas entre si e à natureza.
O conceito inspira-se no Fiat Panda dos anos 80 do século passado, recordando um automóvel que se tornou icónico e que era um citadino com alma de todo-o-terreno.
Uma plataforma global
Por ser parte integrante do Grupo Stellantis, a Fiat tem acesso a uma nova plataforma global, o que equivale a dizer que os modelos poderão ser fabricados em qualquer parte do mundo.
Em comunicado de imprensa, a marca afirma que “cada um dos novos modelos será uma interpretação única e original do espírito inclusivo, acessível e engenhoso que permitiu à marca criar veículos com interiores modulares, visuais únicos e personalidades arrojadas”.
A plataforma multi-energia única permitirá que os próximos modelos Fiat estejam equipados com todos os tipos de motorizações (elétrica, híbrida e térmica).