O Inster, o novo 100% elétrico sub-compacto do segmento A da Hyundai foi apresentado no Salão Internacional da Mobilidade de Busan, na Coreia do Sul.
Neste artigo:
A melhor autonomia do segmento
O novo SUV compacto supreende pela autonomia, que é uma das melhores do seu segmento. O Inster tem uma autonomia entre carregamentos de até 355 quilómetros na versão Long Range.
O modelo apresenta ainda o maior pacote de ajudas ao condutor do segmento. Será lançado no verão na Coreia do Sul, sendo a Europa o segundo mercado em que o Inster será comercializado. Não se conhece ainda o seu preço.
Um carro de segmento A com espaço de segmento B
Graças às suas dimensões alargadas, o Inster está posicionado entre os tradicionais automóveis urbanos sub-compactos do segmento A e os modelos compactos maiores do segmento B.
“Com o Inster, estamos a redefinir o que significa conduzir um veículo elétrico sub-compacto”
Simon Loasby
Vice-Presidente Sénior e Diretor do Centro de Design da Hyundai
Isto permite-lhe o melhor de dois mundos. Tem um interior mais espaçoso e uma maior capacidade de bagagem do que o que se espera de um segmento A, mas as suas dimensões compactas tornam-no um citadino de eleição, aumentando a comodidade de condução em cidade, bem como no estacionamento.
“Com o Inster, levámos a imagem do pequeno SUV a um novo e arrojado lugar para o público global. O Inster supera largamente o seu peso, com um design distinto e um interior que maximiza o seu potencial de uma forma emocionante e centrada no cliente. Com o Inster, estamos a redefinir o que significa conduzir um veículo elétrico sub-compacto”, afirma Simon Loasby, Vice-Presidente Sénior e Diretor do Centro de Design da Hyundai.
Inster: robusto mas pequeno
O design exterior do Inster é caracterizado pelo perfil robusto, mas pequeno, de SUV.
O modelo que a Hyundai agora apresentou carateriza-se também pelas superfícies lisas e limpas, com fortes guarda-lamas, um para-choques de alta tecnologia, ao estilo de uma placa de circuito, e uma placa de proteção que realça os designs dianteiro e traseiro.
Em comunicado, a marca destaca que “a personalidade do Inster brilha através da sua assinatura de luz diurna LED e dos indicadores de mudança de direção, farolim traseiro e para-choques com gráficos pixelizados”.
Um interior com muita tecnologia
No interior, destaque para o painel digital de 10,25 polegadas, um ecrã tátil de infoentretenimento de 10,25 polegadas com navegação e uma base de carregamento sem fios que faz parte de uma consola central compacta concebida para criar uma maior sensação de espaço.
Todos os bancos podem ser rebatidos – incluindo o banco do condutor – o que permite grande flexibilidade de utilização. A Hyundai tem ainda disponível uma opção de banco corrido dianteiro e bancos dianteiros e volante aquecidos. Os bancos da segunda fila são divididos 50/50 e deslizam e reclinam.
A funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L) externa e interna fornece energia para dispositivos externos (110V/220V), permitindo o carregamento bidirecional sem necessidade de equipamento adicional. Isto permite aos clientes utilizar ou carregar livremente dispositivos como bicicletas eléctricas, scooters e equipamento de campismo.
Muitas opções de personalização
São várias as opções de cores para a carroçaria do Inster e algumas podem ser ajustadas em combinações de dois tons, com um tejadilho preto contrastante.
As cores do modelo incluem o Branco Atlas, o Cáqui Tomboy, o Cáqui Bijarim Mate e o Marfim Cru, bem como várias novas tonalidades, tais como o Laranja Siena Metalizado, o Prata Aero Mate, o Azul Crepúsculo Mate, o Amarelo Buttercream Pearl e o Preto Abyss Pearl.
Siga o canal do EV Mag no
As opções de acabamentos interiores incluem o preto, o castanho caqui e o bege Newtro em dois tons com acabamentos em tecido.
Capacidade da bateria
Equipado com uma bateria de 42 kWh de série, o Inster está também disponível com uma bateria de longo alcance de 49 kWh como opção.
As duas versões são alimentadas por um único motor que debita 71,1 kW (97 cv) na variante de base e 84,5 kW (115 cv) na versão Long-Range. Ambas oferecem 147 Nm de binário.
O modelo LongRange tem uma autonomia projetada de 335 quilómetros, que é líder no segmento. O motor permite um consumo de energia estimado de 15,3 kWh/100 km (WLTP).
Quando utiliza uma estação de carregamento de 120 kW DC High-Power, o Inster pode carregar de 10 a 80 por cento em cerca de 30 minutos, em condições óptimas. O modelo qu a Hyundai agora apresentou vem ainda equipado de série com com um carregador de bordo de 11 kW, estando disponíveis um sistema de aquecimento da bateria e uma bomba de calor de alta eficiência.
Foco na assistência à condução
Sem especificar exatamente quais, a Hyundai afirma que a maior parte do equipamento e das tecnologias são oferecidas de série.
Subscreva a Newsletter
E o inster impressiona pela grande quantidade de funcionalidades avançadas de segurança e assistência ao condutor.
O novo veículo elétrico urbano sub-compacto do segmento A da Hyundai oferece o pacote tecnológico mais completo do segmento, incluindo funcionalidades abrangentes do Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), tais como o Monitor de Visão Circundante (SVM), o Assistente de Evitamento de Colisão no Estacionamento Traseiro (PCA-R), o Monitor de Visão do Ponto Cego (BVM) e o Assistente de Evitamento de Colisão Dianteira 1.5 (FCA 1.5).
O Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem (LKA) e o Assistente de Seguimento na Faixa de Rodagem (LFA) são também disponibilizados, bem como o Assistente de Prevenção de Colisão no Ângulo Morto (BCA), o Assistente de Prevenção de Colisão Traseira (RCCA), o Aviso de Saída de Segurança (SEW), o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Inteligente (SCC) com Stop and Go, o Assistente de Condução em Autoestrada 1. 5 (HDA 1.5), Assistente Inteligente de Limite de Velocidade (ISLA), Aviso de Atenção ao Condutor (DAW), Assistente de Faróis Altos (HBA), Alerta de Saída do Veículo da Frente (LVDA) e Alerta de Ocupantes da Traseira (ROA).
O Sistema de Estacionamento ADAS combina o Aviso de Distância de Estacionamento (PDW) à frente e atrás com um Monitor de Visão Traseira (RVM) para maior visibilidade.
Inster vem para a Europa
O Inster será lançado primeiro na Coreia este verão, seguindo-se a Europa, o Médio Oriente e a Ásia-Pacífico.
Leia também:
A marca diz que “a maior parte do equipamento e das tecnologias serão fornecidos de série, com características de design e de conveniência melhoradas disponíveis em opção”, sendo que as especificações serão confirmadas mais perto do lançamento.
No futuro, a Hyundai tem como planos apresentar uma variante adicional, denominada INSTER CROSS4, com um design mais robusto e orientado para o off road.