O Kia EV9 foi um dos finalistas do Carro do Ano 2024. O EV de tamanho XL tem capacidade para 7 lugares e uma autonomia de até 563 quilómetros.
Neste artigo:
Um automóvel grande
O fabricante coreano conseguiu um automóvel com um design cuidado, robusto e com tecnologia adequada aos nossos dias e que pode levar toda a família.
O Kia EV 9 tem um comprimento total de 5,01 metros e uma distância entre eixos de 3,10 metros. Construído sobre a plataforma E-GMP – Electric Global Modular Platform – este é o maior veículo do construtor.
O fundo plano do Kia EV9, proporcionado pela plataforma E-GMP, torna o veículo espaçoso e confortável para todos os ocupantes, independentemente da fila que ocupem.
Com os seus 7 lugares em 3 filas, todos os passageiros sentirão uma sensação de espaço graças à distância para a fila seguinte, como ao teto panorâmico duplo.
Função “boost” em breve
O Kia EV 9 está disponível em duas versões. A First Edition tem tração traseira e a GT-Line usufrui de tração integral. As duas versões estão equipadas com um motor de 150 kW (204 cv), que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,4 segundos.
No futuro, a versão GT-Line receberá uma atualização através da app da KIA, que entregará ao modelo uma função “boost” que permitirá colocar o binário do Kia EV9 ns 700 Nm, que permitirão ao condutor atingir os 100 km/h em apenas 5,3 segundos.
Em termos de autonomia, ambas as versões vêm equipadas com uma célula de bateria de quarta geração de 99,8 kWh, que permite ao condutor percorrer até 563 km antes de efetuar qualquer carregamento.
A bateria permite um carregamento ultrarrápido de até 249km em 15 minutos.
Bancos que rodam
Mesmo no interior, sente-se a dimensão do Kia EV9, muito por causa do fundo plano e da inexistência da elevação do eixo.
A marca considera que “o grande ex-libris do seu interior é, sem dúvida, a possibilidade de fazer rodar os bancos traseiros”.
Com efeito, os bancos da fila do meio – não nos esqueçamos que este é um modelo de 7 lugares – podem ser virados para trás, o que possibilita um ambiente de “sala de estar” entre a segunda e a terceira fila de bancos.
Kia EV9: reforço de segurança
Para proteger os ocupantes e também a bateria, em caso de impacto, o Kia EV9 vem equipado com a inovadora tecnologia de estrutura de conexão de pilar B.
Esta tecnologia, que tem a patente pendente, permite um chassi que “maximiza a dissipação da energia gerada por um qualquer impacto.
Além das ajudas à condução (ADAS) que já começam a ser mais tradicionais, o Kia EV9 está equipado com o “Highway Driving Pilot”, um sistema “que conta com a ajuda de 15 sensores, câmaras e dois é possível detetar objetos num campo de 360º”.
Design interior que não deixa ninguém indiferente
O novo Kia tem ecrãs grandes e claros que dão ao condutor todas as informações essenciais para uma condução cómoda.
O ecrã panorâmico triplo tem as dimensões de 12,3 polegadas, juntamente com o de 5,3 polegadas e o de 12,3 polegadas.
O habitáculo tem a tecnologia Digital Pattern Lighting Grille, que permite criar o ambiente ao eu estilo e um envolvente sistema de som Meridian premium.
Duas versões
First Edition
A First Edition é a versão de entrada do Kia EV9.
Esta versão conta de série com capacidades de carregamento bidirecional, Chave Digital 2.0 que permite abrir o automóvel com o telemóvel, assistência à Prevenção de Colisões Frontais 2.0 (FCA 2), com viragem/atravessamento de cruzamentos.
A First Edition tem ainda de série o permutador de calor, a Assistência à Condução em Autoestrada com Deteção das Mãos no Volante/HDA2 com HOD, o volante com emblema Kia iluminado e o ecrã panorâmico triplo (12,3″ + 5,3″ + 12,3″).
GT Line
A versão GT Line é a mais desportiva das duas do Kia EV9.
Além de todo o equipamento de série, a versão GT Line acrescenta um teto de abrir, faróis em LED em Matriz de Ponyos, jantes de 21”, permutador de calor e pedais em alumínio à versão First Edition do EV9.
Leia também:
Já em Portugal
Este que foi um dos automóveis finalistas do Carro do Ano 2024 já está disponível em Portugal com um preço de entrada de 77.000€ a First Edition, ou 88.900€ a GT-Line.