A Lancia apresentou hoje o Lancia Ypsilon HF, a versão de elevada performance que chegará ao mercado em maio de 2025.
O Ypsilon HF é a versão de elevada performance do automóvel que assinala o recomeço da marca.
Neste artigo:
Lancia Ypsilon HF 100% elétrico
Alimentado por um motor 100 por cento elétrico de 240 cv, o Lancia Ypsilon HF tem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos.
O Lancia Ypsilon HF terá um porte rebaixado, uma carroçaria alargada de formato agressivo e musculado, inspirada nos automóveis icónicos e mais radicais que compõem a história da marca, com a forma e o design ao serviço da performance.
Lancia regressa aos ralis
Em simultâneo com o lançamento do Lancia Ypsilon HF, a marca italiana anunciou o regresso aos ralis, a partir da categoria Rallye 4.
“A Lancia sempre entrou no coração das pessoas através do seu espírito competitivo, representado pelos modelos icónicos do seu passado, que a tornaram na marca mais bem-sucedida de todos os tempos no mundo dos ralis,” afirmou Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.
“Esse coração desportivo volta hoje a bater e esses mesmos fãs serão os novos clientes Lancia de amanhã”, sublinhou.
Versão HF será estendida
O Lancia Ypsilon HF fará a sua estreia no mercado em maio do próximo ano. O automóvel “representa a expressão da alma mais competitiva e de performance da marca”, afirma-se em nota de imprensa.
Subscreva a Newsletter
Com o Lancia Ypsilon HF, a marca italiana inspira-se, mais uma vez, no seu passado, reinterpretando-o.
Depois do Lancia Ypsilon HF, também o Gamma e o Delta terão uma versão HF.
HF: o nascimento de um ícone
O Ypsilon voltará a ostentar o logótipo “HF”, com o elefante corredor.
Esta é uma assinatura histórica dos modelos Lancia de elevado desempenho, introduzida pela primeira vez em 1960, no Salão Automóvel de Genebra.
A assinatura nasceu quando um grupo de aficionados fundou o clube “Lancia Hi-Fi” (“High-Fidelity”), grupo exclusivo de clientes mais fiéis, reservado aos que tinham comprado pelo menos seis automóveis Lancia novos.
O logótipo “HF” tornou-se, então, um elemento distintivo da HF Squadra Corse Lancia, estrutura fundada em 1963 por Cesare Fiorio, juntamente com alguns pilotos e proprietários apaixonados por automóveis Lancia, que assinou muitas das vitórias da marca.
Um logotipo redesenhado
O histórico logótipo era constituído pelas letras maiúsculas “HF”, a branco sobre um fundo preto, com quatro pequenos elefantes vermelhos a correr, inscrevendo, na parte inferior, em letras maiúsculas, as palavras “SQUADRA CORSE”, brancas sobre um fundo vermelho.
Leia também:
Os pequenos elefantes foram escolhidos como amuleto da sorte, porque reza a lenda que, uma vez lançados em corrida, estes animais são imparáveis.
Desvendado em março último em versão revista, o novo logo “HF” reinterpreta o logótipo histórico, tornando-o contemporâneo: os elementos constitutivos da marca, símbolos da tradição Lancia, surgem agora simplificados, tanto em termos de linhas como de formas