lítio de alto teor descoberto lítio de alto teor descoberto

Lítio de alto teor encontrado na mina de Boticas

A Savannah Resources anunciou a descoberta de “amplas zonas de mineralização de lítio de alto teor” na futura mina de lítio de Boticas

lítio de alto teor descoberto
a mina de lítio @Savannah Resources

A empresa de mineração britânica deu conta ao mercado ter conseguido as “intercetações de lítio de mais alto grau até ao momento” no decorrer da primeira fase de sondagens naquele que é o “maior depósito de espodumena de lítio da Europa”.

Valor da mina aumenta “significativamente”

A Savannah indica que os resultados “apontam para o potencial de uma melhoria significativa do ‘cash flow’ inicial e do valor líquido atual do projeto”.

A descoberta de lítio de alto teor resultou da primeira fase de um programa de perfuração em curso para determinar a verdadeira amplitude dos recursos de minério no local.

Boticas
Boticas @Vitor Oliveira/Wikimedia Commons

“Estamos muito satisfeitos com estas descobertas nas perfurações realizados recentemente no depósito de ‘Pinheiro’, que incluem as melhores intercetações de lítio até hoje em todo o projeto”, afirma o diretor técnico da Savannah Resources.

“Apesar de já termos perfurado mais de 30.000 metros no local, estes resultados, juntamente com aqueles já recolhidos dos depósitos ‘Reservatório’ e ‘NOA’ no mês passado, demonstram quão significativo ainda é o potencial de crescimento em termos de recursos e no âmbito da licença de mineração”, sublinha Dale Ferguson.

Lítio de alto teor no depósito Pinheiro

A descoberta de lítio de alto teor aconteceu no decorrer das perfurações no depósito Pinheiro, o primeiro a ser explorado quando a mina tiver o ok definitivo.

O depósito Pinheiro será a primeira jazida a ser explorada no plano de desenvolvimento da da mina do Barroso, em Boticas.

perfurações mina lítio
O mapa das perfurações @Savannah Resources

O CEO da Savannah Resources, o português Emanuel Proença, salientou que “estes últimos resultados da perfuração no depósito ‘Pinheiro’ são uma grande prova do potencial geológico do projeto, podendo também revelar-se economicamente significativos”.

A empresa aguarda ainda os resultados finais dos testes ao solo do depósito Pinheiro e já está a planear a segunda fase de perfurações no terreno.

Em Pinheiro foram concluídos “seis furos RC num total de 705m e mais 260m de perfuração de percussão para testes hidrogeológicos”.

O facto de os furos de sondagem hidrogeológica também terem intersectado o pegmatito em profundidade “acrescentou mais potencial à extensão da mineralização de lítio em Pinheiro, especialmente em profundidade, onde foram identificadas extensões significativas de alto teor”, diz a empresa em comunicado ao mercado.

A Savannah Resources está convencida de que o filão no depósito Pinheiro tenha entre 25 a 35 metros de largura, um assunção que resulta do facto de os furos terem sido feitos perpendicularmente.

Futuro da mina ainda incerto

A associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso continua a opor-se ao projeto mineiro para a região, bem como a Câmara Municipal de Boticas.

O projeto da mina do Barroso, em Boticas, recebeu luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente em maio do ano passado, depois de alterações feitas ao projeto inicial.

“O projeto foi alterado substancialmente face à proposta inicial, salvaguardando as suas dimensões ambientais (na dimensão da proteção dos cursos de água, da salvaguarda da biodiversidade ou da gestão de resíduos”, lê-se em comunicado da Agência Portuguesa do Ambiente.

O Ministério Público considera que a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) da mina de lítio do Barroso “padece do vício de violação da lei” e “deve ser anulada”.

A concessão da mina do Barroso, em Boticas, foi um dos factos investigados pelo Ministério Público e que deu origem à operação Influencer, como afirma a Procuradoria-Geral da República em comunicado.

Com expetativas maiores que nunca após a descoberta agora anunciada de lítio de alto teor no depósito Pinheiro, o futuro da mina do Barroso, em Boticas, ainda é incerto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *