O Lotus Evija X conseguiu um recorde no Goodwood Festival of Speed que era dispensável, indo dos 0 km à destruição em apenas 2segundos
Neste artigo:
Objetivo: vencer a rampa
Expliquemo-nos: o hipercarro 100% elétrico da Lotus era um dos principais candidatos a subir a famosa rampa do evento mais rápido do que todos os outros.
Com 350 km/h de velocidade máxima, o Lotus Evija X estava preparado para a competição. Assim que foi dado o sinal de partida para a sua rampa cronometrada, o piloto do Lotus Evija X colocou toda a potência no chão.
3 milhões de euros destruídos em 2 segundos
O hipercarro da Lotus tem uma aceleração que o leva dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,56 segundos. Mas um problema que levou à sobrecorreção da direção fez com que embatesse nas proteções da rampa apenas 2 segundos após o arranque, quando já seguia perto dos 100 km/h.
Com um preço a rondar os 3 milhões de euros, o Lotus Evija X é a versão de competição do supercarro de que serão produzidas apenas 150 unidades para venda.
O filme do acidente
O vídeo mostra-nos o momento do acidente, que deixou a frente do automóvel destruída, mas do qual o piloto escapou ileso.
No momento, o comentador colocou a hipótese de o acidente se ter dado devido a um erro de software. No clip, vê-se muito fumo a sair dos pneus à medida que o piloto coloca toda a potência no chão e, de repente, o carro faz um ângulo de 45 graus, atingindo a barreira de fardos de palha que protegia os rails com a frente da carroçaria.
Em declarações à , o fabricante afirmou Road & Track: “Foi determinado que a causa (para o acidente) deveu-se aos níveis assimétricos de aderência causados pela sobrecorreção (da direção) durante a rápida aceleração na linha de partida”.
Lotus Evija X é o mais potente do mundo
O hipercarro 100% elétrico da Lotus tem quatro motores, com um total de 2039 cv de potência e 1704 Nm de binário. É, assim, o automóvel de produção mais potente do mundo, para além de ser o hipercarro de produção mais leve já construído, com 1895 kg, graças ao seu monobloco de fibra de carbono ultraleve.
As expetativas em relação à prestação do Lotus Evija X na rampa do Goodwood Festival of Speed eram grandes, depois de o hipercarro ter conseguido o terceiro tempo em Nürburgring, fazendo uma volta nuns impressiontantes 6 minutos e 24 segundos