O novo Mercedes-Benz G 580 com tecnologia EQ foi hoje apresentado em simultâneo nos Estados Unidos e na China. O icónico modelo da marca torna-se 100% elétrico e mantém todas as capacidades off-road.
Neste artigo:
Estrutura reforçada
No exterior, quase não se notam diferenças entre este Mercedes-Benz G 580 EQ e os modelos a combustão. A marca optou por manter a silhueta angulosa.
A carroçaria do Mercedes-Benz G 580 EQ é construída sobre uma estrutura em escada, mas foi modificada e reforçada para integrar a propulsão elétrica.
Para que as suas capacidades todo o terreno se mantenham, o Mercedes-Benz G 580 EQ covina a suspensão dianteira independente com braços duplos e o eixo traseiro rígido, este último uma solução recentemente desenvolvido.
“Ao longo dos seus mais de 45 anos de história, o Classe G sempre utilizou a mais moderna tecnologia de acionamento disponível”, afirma Markys Schäfer, diretor de tecnologia da marca e membro do conselho de administração do Mercedes-Benz Group AG
“Por isso, – sublinha – é inteiramente adequado que o inovador conceito de propulsão com quatro motores eléctricos controlados individualmente eleve mais uma vez o desempenho lendário do nosso ícone todo-o-terreno a um novo nível. Até mantém a familiar silhueta angular e é fiel ao carácter do nosso adorado ‘Geländewagen'”.
Mercedes-Benz G 580 EQ com 4 motores
O Mercedes-Benz G 580 EQ está equipado com quatro motores controlados individualmente. Localizados junto às rodas, desenvolvem uma potência total máxima de 432 kW. A versão elétrica do icónico off-road da Mercedes tem um consumo de 30,3-27,7 kWh/100 km.
A bateria de iões de lítio de alta tensão está integrada no quadro em escada, o que assegura um baixo centro de gravidade. Com uma capacidade útil de 116 kWh, a bateria fornece energia suficiente para que se consiga uma autonomia de até 473 quilómetros (WTLP).
Puro off-road
Os quatro motores eléctricos desenvolvem uma potência total máxima de 432 kW. Juntamente com a redução de velocidade off-road selecionável LOW RANGE, permitem características de condução TT que a marca afirma serem “únicas”, bem como funções exclusivas.
Com o G-TURN o veículo vira quase de imediato em superfícies soltas ou não pavimentadas. A função G-STEERING pode proporcionar um círculo de viragem significativamente mais pequeno em condução em todo-o-terreno.
A função inteligente de três velocidades para todo-o-terreno é como um cruise control para TT, mantendo uma propulsão óptima enquanto o condutor se concentra na navegação do terreno.
Subscreva a Newsletter
Tal como as variantes com outras motorizações, o novo Mercedes-Benz G 580 EQ tem uma capacidade de inclinação até 100% em superfícies adequadas. O veículo mantém-se estável em inclinações laterais de até 35 graus.
Com uma profundidade máxima de passagem de 850 milímetros, o Classe G elétrico supera os seus homólogos convencionais em 150 milímetros. O novo modelo gera virtualmente a função dos bloqueios de diferencial convencionais, utilizando a vectorização inteligente do binário.
Para quem sente falta do som do motor na experiência todo-o-terreno, o G-ROAR proporciona uma experiência sonora ao novo Classe G elétrico. Para além de um som de condução caraterístico e específico do Classe G, inclui um som de “aura” e uma variedade de sons de “evento”.
Um exterior com algumas diferenças
O novo Mercedes-Benz G 580 EQ é imediatamente reconhecível como um membro da da família G da marca.
Contudo, tem algumas caraterísticas distintivas, desde logo a grelha do radiador com painel preto. Em relação ao modelo G com outras motorizações, o 100% elétrico traz capot ligeiramente elevado e as chamadas cortinas de ar nos arcos das rodas traseiras, bem como a caixa de design na traseira.
Siga o canal do EV Mag no
O pilar A tem um novo revestimento e o tejadilho do Mercedes-Benz G 580 EQ tem um spoiler. Os dois contribuem para uma aerodinâmica optimizada.
Equipamento de série alargado
O novo Mercedes-Benz G 580 EQ Technology está equipado de série com o sistema de infoentretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience), um volante multifunções em pele napa e iluminação ambiente.
Os extras opcionais incluem o KEYLESS-GO, porta-copos com controlo de temperatura, o sistema de som surround Burmester 3D e o “capot transparente”.
A unidade de controlo off-road redesenhada e o novo OFFROAD COCKPIT estão disponíveis como opções para melhorar a experiência off-road com funções digitais adicionais.
Leia também:
O EDITION ONE, um modelo de edição limitada com uma paleta alargada de características de série e elementos de design exclusivos, está disponível no lançamento.
O novo Mercedes-Benz G 580 EQ estará disponível no lançamento com preços, na Alemanha, a partir de 142.621,50 euros. Os preços da EDITION ONE começam em 192.524,15 euros.