O Mercedes EQS ganha autonomia até 800 quilómetros, mas a marca decidiu manter os preços na nova versão, que pode ser encomendada a partir de 25 de abril.
Neste artigo:
Autonomia chega aos 800 quilómetros
A marca aumentou a capacidade da bateria de 108,4 kWh para 118 kWh e com este passo conseguiu um aumento considerável da autonomia. O EQS 450 4MATIC, que tem um consumo de energia combinado de 10,9 – 17,0 kWh/100 km, aumenta a sua autonomia em 11%, passando de um máximo de 717 km para 799 km.
Já o Mercedes EQS 450+ (que tem um consumo de energia combinado de 19,9 – 16,3 kWh), chega a conseguir uma autonomia de 822 quilómetros.
Para o aumento de autonomia, além da capacidade da bateria, contribui ainda uma maior capacidade de desaceleração (até 3 m/s2) e consequente mais energia recuperada, bem como a bomba de calor, que é de série, e que permite que o calor residual do acionamento elétrico possa ser utilizado para aquecer o interior.
Mercedes EQS 2024 com nova grelha
A atualização do Mercedes EQS é anotada no exterior com uma nova cobertura do radiador com aplicações cromadas e uma estrela Mercedes vertical no capot dianteiro.
O porta-estandarte elétrico da marca alemã está equipado com uma nova cobertura do radiador com aplicações cromadas de série na Electric Art Line. As lâminas cromadas e embutidas criam um contraste elegante com o ambiente preto profundo.
Esta grelha é combinada com uma estrela de pé no capot dianteiro e combina a aparência vanguardista do EQ com o símbolo icónico da Mercedes-Benz.
Mas é no interior que há mais mudanças, que podem ser sentidas nomeadamente pelos passageiros dos bancos traseiros, que ganham mais conforto.
Manter os travões preparados
Nos automóveis elétricos, a elevada proporção de recuperação no uso diário faz com que os discos de travão sejam utilizados com menos frequência do que nos modelos de combustão.
O modelo de 2024 do Mercedes EQS virá com uma função especial que irá manter o sistema de travagem, aplicando automaticamente as pastilhas nos discos de vez em quando.
A capacidade de reboque dos sedans EQS e EQE com 4MATIC foi aumentada de 750 para 1.700 quilogramas, atingindo um nível semelhante ao dos SUV. Esta capacidade de reboque permite, por exemplo, rebocar um atrelado para cavalos.
Conforto traseiro
De série no Mercedes EQS, o ângulo do encosto do banco traseiro pode ser ajustado de 27 a 36 graus com o toque de um botão. Os cinco milímetros de espuma adicionados no encosto e a cobertura que se destaca dos apoios laterais garantem uma experiência de assento mais suave.
Os Mercedes EQS podem ser equipados com o pacote opcional Rear Comfort Package Plus com bancos executivos (3.867,50 euros com IVA incluído).
Este pack dispõe de um apoio de pés especial inclinado no lado direito do compartimento traseiro. Colocado entre as calhas do banco dianteiro, aumenta visivelmente o conforto do passageiro traseiro, uma vez que este pode colocar os pés num ângulo.
O equipamento opcional inclui aquecimento dos bancos Plus e aquecimento do pescoço e dos ombros na traseira, bem como regulação pneumática da profundidade do banco.
Equipamentos de série
O Mercedes EQS traz agora de série o MBUX Hyperscreen, com três ecrãs que se fundem-se quase perfeitamente, criando uma faixa de ecrã com mais de 141 centímetros de largura.
Também a bomba de calor faz agora parte integrante do equipamento do Mercedes EQS, aumentando o conforto climático e a eficiência
O calor residual do acionamento elétrico (inversor e motor elétrico) e a bateria de alta tensão podem ser utilizados para aquecer o interior, o que reduz a necessidade de energia da bateria para o aquecedor e aumenta a autonomia. Em comunicado, a marca diz mesmo que a necessidade de energia da bateria é “reduzida enormemente”.
Mudança automática de faixa de rodagem
No Mercedes EQS de 2024, a função “Mudança automática de faixa de rodagem” (ALC) vem vem com este desenvolvimento inteligente dos sistemas de assistência à condução na gama SAE Nível 2 na Europa instalado de fábrica.
A mudança automática de faixa de rodagem é suportada em auto-estradas com duas faixas de rodagem estruturalmente separadas, com um limite de velocidade especificado não superior a 140 km/h.
A mudança automática de faixa de rodagem faz parte do sistema de assistência ativa à distância DISTRONIC com assistência ativa à direção. Se um veículo mais lento estiver a circular à sua frente, o automóvel pode iniciar a mudança de faixa de rodagem dentro de um intervalo de velocidade de 80-140 km/h.
Subscreva a Newsletter
Se os radares detectarem espaço suficiente e as marcações da faixa de rodagem forem identificadas, pode ultrapassar o veículo mais lento da frente de forma completamente automática.
De acordo com a Mercedes-Benz, para que este sistema funcione, o veículo tem de estar equipado com a navegação MBUX e circular numa autoestrada com pelo menos duas faixas de rodagem com um limite de velocidade.
Em nota de imprensa, a Mercedes lembra que “a responsabilidade pela condução do veículo continua a ser do condutor”, mas o sistema não necessita de qualquer outra intervenção do condutor para efetuar a mudança automática de faixa.
MANUFAKTUR Selection é edição especial
O modelo de 2024 do Mercedes EQS está disponível com uma edição especial.
A Manufaktur Selection é uma versão exclusiva pintada na cor obsidiana metalizada, estando também disponíveis em alternativa as cores exteriores Manufaktur branco opalite e Manufaktur preto noturno magno.
O exterior Electric Art de série inclui o AMG Styling e a nova grelha do radiador com aplicações cromadas e uma estrela vertical no capot. O sedan está equipado com jantes de liga leve AMG de 53,3 centímetros (21 polegadas) com design multi-spoke.
De série, esta edição especial do Mercedes EQS traz o Rear Comfort Package Plus com bancos Executive, o Rear Seat Package Plus com ar condicionado nos bancos traseiros e o pacote interior MANUFAKTUR, este último com estofos especiais MANUFAKTUR em pele Nappa exclusiva em branco/preto profundo.
As características específicas da edição incluem o estofo com costuras contrastantes e debrum cinzento-prateado, bem como bordados em ouro rosa, as almofadas dos apoios de cabeça com uma estrela Mercedes bordada em ouro rosa e as guarnições das soleiras das portas. Estas têm um revestimento em PVD preto, letras Mercedes-Benz iluminadas e padrão Mercedes-Benz.
Os tapetes têm uma estrela Mercedes bordada e são debruados a branco profundo com costuras em ouro rosa.
Os acabamentos são em madeira de tília de estrutura linear de poros abertos antracite e na consola central encontra-se um emblema exclusivo da edição “MANUFAKTUR Selection”. O modelo MANUFAKTUR Selection pode ser combinado com todas as motorizações. A sobretaxa para a edição especial é de 16.600,50 euros (IVA incluído).
Eletricidade gratuita
De acordo com a Mercedes, os condutores de um EQS e EQS SUV podem obter eletricidade gratuita nos postos de carregamento IONITY durante um ano, ativando o IONITY Unlimited através do Mercedes me Charge.
No total, o Mercedes me Charge reúne mais de 1,5 milhões de pontos de carregamento de mais de 1300 fornecedores de carregamento em todo o mundo, tornando-se atualmente numa das maiores redes públicas de carregamento do mundo.
Leia também:
A nota de imprensa da Mercedes-Benz sublinha que os outros modelos da arquitetura totalmente eléctrica da classe alta e de luxo (EVA 2: EQE, EQS, EQS SUV, EQE SUV) também beneficiarão de muitas das melhorias apresentadas neste comunicado de imprensa?
Recorde-se que as encomendas do modelo de 2024 do Mercedes EQS começam a 25 de abril.