Polestr4 com problemas nos travões Polestr4 com problemas nos travões

Polestar 4 com problemas nos travões leva a recolha na China

A Polestar está a recolher 1.867 unidades do Polestar 4 na China por problemas nos travões.

Polestr4 com problemas nos travões
Quase 2.000 Polestar 4 recolhidos na China @Polestar

Recolha anunciada pelo regulador chinês

Os veículos a serem recolhidos são os Polestar 4 fabricados localmente entre 29 de novembro de 2023 e 1 de fevereiro de 2024.

O anúncio desta grande recolha, com efeito imediato, foi anunciada pela Administração Estatal de Regulação do Mercado (SAMR) da China.

polestar 4
A falha no software pode levar a problemas nos travões @Polestar

São problemas nos travões que levou à recolha de quase 2.000 unidades daquele que é um modelo em que a Polestar aposta fortemente.

Alguns dos veículos abrangidos pela recolha têm um problema de software do controlador de travões que pode desencadear uma degradação do controlo dos travões, resultando na falha de funções, incluindo a assistência eletrónica aos travões, de acordo com o anúncio a que o China EV Post, um site chinês especializado, teve acesso.

Problemas nos travões obrigam a atualização de software

Os problemas nos travões agora detetados podem resultar numa redução da eficácia da travagem e num risco para a segurança, segundo o comunicado.

O comunicado do SAMR aconselha os condutores a tomarem medidas preventivas antes de os veículos serem recolhidos. “Se os utilizadores tiverem uma avaria no sistema de travagem indicada no ecrã de instrumentos do veículo, são aconselhados a manter uma distância de segurança e a travar com maior força no pedal do travão,”, afirma o regulador Chinês.

Polestar 4
O primeiro Polestar 4 foi fabricado na China em novembro 2023 @Polestar

A Polestar actualizará gratuitamente o software dos veículos convocados através da tecnologia OTA (over the air), resolvendo assim os problemas nos travões.

No caso dos veículos que não podem ser actualizados via OTA, a Polestar contactará os utilizadores para actualizarem os veículos gratuitamente.

Preços muito diferentes

O mercado chinês foi o primeiro a receber o Polestar 4, com as primeiras unidades a serem entregues aos clientes a partir de meados de janeiro deste ano.

O veículo, o primeiro automóvel sem vidro traseiro, chegará a Portugal no verão, mas com preços bem diferentes dos estabelecidos para o mercado chinês, onde existe uma feroz competição entre os construtores e uma verdadeira guerra de preços.

O Polestar 4 começou a ser comercializado na China a RMB 349.800 ($48.450), tendo em novembro o seu preço descido para 299.900 yuan, 38.492 euros ao câmbio atual.

Em Portugal, o Polestar 4 começará a ser entregue aos clientes em agosto. O preço de entrada para o mercado nacional é de 68.000 euros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *