O SUV Coupé DS Nº8, o novo porta-estandarte da DS Automobiles, tem chegada prevista à Europa em meados do ano.
Neste artigo:
O primeiro 100% elétrico da DS Automobiles
Com uma autonomia de até 750 quilómetros, o DS Nº8 é o primeiro automóvel da marca francesa 100% elétrico.
Inspirado no concept DS AERO SPORT LOUNGE, o DS N°8 tem um design carismático, esguio e elegante. Sendo elétrico, beneficia de uma autonomia combinada de 750 km (ciclo WLTP) e superior a 500 km em autoestrada, um valor dos mais elevados na categoria, fruto de um Cx referencial de 0,24.
Marca acelera estratégia de eletrificação
Com uma potência que pode alcançar os 350 cv e com dois tipos de transmissão, com 2 ou 4 rodas motrizes, o DS N°8 será lançado na Europa a partir de meados de 2025.
“Numa altura em que a nossa indústria está a passar por uma revolução, a DS Automobiles está na vanguarda ao acelerar a sua estratégia de eletrificação. Com o DS N°8, a marca insere-se na transição energética, oferecendo uma mobilidade sustentável e sem cedências, num ambiente impulsionado pela Arte de Viajar ao estilo francês. Os homens e as mulheres da DS Automobiles escolheram materiais e tecnologias que colocam o DS N°8 nesta dimensão”, afirma Olivier François, CEO da DS Automobiles.
Uma “visão progressista” das grandes carroçarias
Inspirado no concept DS AERO SPORT LOUNGE, o DS N°8 exprime “uma visão progressista das grandes carroçarias francesas”. A busca pela eficiência inspirou, claramente, o seu design, com as suas linhas alongadas e afiladas.
O DS N°8 insere-se, plenamente, no conceito avant-garde do DS original, apresentado em 1955, do SM lançado em 1970 e do espírito pioneiro subjacente à marca desde a sua criação em 2014.
“O DS N°8 combina, simultaneamente, carisma, com uma forte identidade dianteira e traseira, e elegância, visível na pureza do seu perfil ‘fastback’ sublinhado por uma linha de tejadilho fluida, que se prolonga até à porta da bagageira”, diz o diretor de design.
“Com o DS N°8, os designers imaginaram a evolução dos SUV coupé, ilustrando-o através de uma silhueta eficiente e elegante, com uma assinatura luminosa espetacular e tecnológica”, sublinha Thierry Metroz.
Plataforma STLA Medium foi otimizada
O DS N°8 assenta na plataforma STLA Medium do Grupo Stellantis, otimizada em comprimento e em largura para acolher as baterias até uma capacidade útil de 97,2 kWh. Permite, igualmente, receber as rodas de grandes dimensões, de 740 mm de diâmetro, do novo porta-estandarte da DS Automobiles. Esta síntese entre capacidade das baterias, distancia entre eixos controlada e jantes de grandes dimensões é inédita no mercado.
Subscreva a Newsletter
A estratégia do Grupo Stellantis passa pela integração vertical e pela busca da conceção e produção interna das suas principais tecnologias de eletrificação. Como tal, as células das baterias NMC (Níquel-Manganésio-Cobalto) do DS N°8 são concebidas e produzidas em Billy-Berclau Douvrin (França) pela ACC, uma joint-venture em que Stellantis é uma das fundadoras e a sua maior acionista.
DS Nº8 em linha com ADN da marca
Também o motor elétrico é desenvolvido e produzido em Trémery (França) pela Emotors, outra joint-venture que o grupo integra.
“O DS N°8, o novo porta-estandarte 100% elétrico da nossa marca, propõe um conforto absoluto sem cedências no comportamento dinâmico, com uma eficiência elétrica inigualável no segmento e uma segurança ao melhor nível.”
Agnès Tesson-Faget, Diretora de Produto, DS Automobiles
O DS N°8 conta com novas suspensões dianteiras e traseiras, um sistema de travagem adaptado à sua tecnologia elétrica e uma configuração do chassis perfeitamente em linha com o ADN da marca.
Motorizações e baterias
O novo SUV Coupé 100% elétrico da DS Automobiles ficará disponível com três motores – de 230 cv, 245 cv e 350 cv – contando a versão mais potente com dois motores elétricos e quatro rodas motrizes.
Todos os motores beneficiam de um extra de potência que, pontualmente, acrescenta 30 cv suplementares às versões FWD, ou seja 260 cv, ou 35 cv à versão FWD Long Range, significando 280 cv totais, e 25 cv à versão AWD Long Range, para um total de 375 cv de potência.
O DS N°8 estará disponível com duas composições de baterias. A bateria de 74 kWh equipa o DS N°8 FWD (230 cv). A bateria de 97,2 kWh equipa as versões FWD Long Range (245 cv) e AWD Long Range (350 cv).
500 quilómetros em autoestrada
O DS N°8 FWD Long Range atinge uma autonomia de 750 km, com um consumo de 12,9 kWh/100 km (ciclo normalizado WLTP), reivindicando, também, uma autonomia superior a 500 km em autoestrada a uma velocidade constante de 120 km/h.
Leia também:
O DS N°8 acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos na versão AWD Long Range e em 7,7 / 7,8 segundos nas versões FWD. A velocidade de ponta está limitada a 190 km/h.