A Renault apresentou o concept car Renault Filante Recorde 2025, com que quer bater os recordes de consumo e autonomia dos automóveis elétricos. o Filante Record vai fazer a primeira tentativa ainda no primeiro semestre deste ano.
Desenvolvido para maximizar a eficiência energética, o Renault Filante Recorde 2025 tem uma bateria de 87 kWh, a mesma capacidade da que equipa o Scenic E-Tech elétrico.
Neste artigo:
Levar ao extremo a aerodinâmica
Inspirado nos automóveis construídos pela marca francesa para caçar recordes em 1925 e em 1956, o Renault Filante Recorde 2025 foi concebido para levar ao extremo a eficácia aerodinâmica, sendo em simultâneo um laboratório para testar novas tecnologias e materiais.
Monolugar com uma carroçaria aerodinâmica, o concept car é um automóvel de dimensões excecionais: 5,12 metros de comprimento e 1,19 metros de altura, para apenas 1.000 kg de peso, e está equipado com pneus únicos que reduzem o atrito, bem como com as tecnologias steer-by-wire e brake-by-wire.
Primeira aparição em Paris
O Renault Filante Recorde 2025 foi inspirado no 40 CV des Records e no Étoile Filante, construídos em 1925 e 1956, respetivamente, que estabeleceram novos recordes históricos para a marca. Será apresentado no salão automóvel Rétromobile, em Paris, de 5 a 9 de fevereiro de 2025, antes de estabelecer um novo recorde de eficácia no primeiro semestre do ano.
Automóvel elétrico de demonstração, concebido para ser ousado e inovador, fundindo a rica herança da Renault com uma visão futurista da mobilidade elétrica.
Concept car de demonstração
O Renault Filante Recorde 2025 é também uma homenagem à história e ao património da marca, que sempre encarou o desporto automóvel e os recordes como uma forma de validar as suas inovações, antes de as aplicar aos modelos de produção.
Inspirado nos lendários 40 CV des Records (1925-1926), Nervasport des Records (1934) e Etoile Filante (1956), este monolugar é uma demonstração de excecional eficácia aerodinâmica e de tecnologia de ponta, sublinhando o compromisso da Renault com a inovação e com uma mobilidade mais sustentável e eficiente.
Desenvolvido para ultrapassar limites
O Renault Filante Recorde 2025 é uma proeza da engenharia e do design. Desenvolvido para ultrapassar os limites da aerodinâmica e da eficiência energética, pretende bater novos recordes. O seu aspeto arrojado inspira-se no design aeronáutico e na história da marca.
Os designers propuseram-se criar uma escultura monolítica de linhas limpas e fluidas, que até poderiam ser descritas como orgânicas.
“Concebemos este automóvel como uma escultura em movimento. Inspirado nos aviões de combate e nos recordes de velocidade do século XIX, reflete simultaneamente desempenho e elegância intemporal”.
Sandeep Bhambra, Diretor de Design Avançado, Renault e Ampere
“Cada centímetro da superfície foi trabalhado para captar a luz e realçar as linhas da carroçaria, que parecem fundir-se no ar. Os vidros azuis e a paleta de cores sublinham ainda mais esta impressão de leveza e de ar. O design como um todo procura transmitir uma impressão de fluidez e leveza”, sublinha Sandeep Bhambra, Diretor de Design Avançado, Renault e Ampere.
Renault Filante Recorde 2025 recorda passado da marca
O Renault Filante Recorde 2025 apresenta uma carroçaria em Azul Ultravioleta, uma nova tonalidade que parece azul ou violeta consoante os reflexos da luz e o ângulo de visão.
Esta cor, que lembra o 40 CV des Records, foi recriada especialmente para o concept car. Muitos outros pormenores lembram também os modelos emblemáticos que inspiraram o design: os faróis redondos, as rodas separadas da carroçaria (40 CV des Records e Nervasport des Records), mas também as carenagens das rodas (Etoile Filante), a grelha pontiaguda, a posição do habitáculo e a correia de regulação dos bancos (40 CV des Records).
“Todas estas formas e peças recordam-nos o passado, ao mesmo tempo que se fundem perfeitamente com o aspeto contemporâneo do Filante Recorde 2025. Integrando-se suave e harmoniosamente com a visão futurista do automóvel, criam um diálogo natural entre o passado e o futuro”, afirma a marca.
Inspirado no mundo da aeronáutica
No entanto, é o mundo da aeronáutica que fornece a principal inspiração para o design deste concept car de demonstração. Com a sua bolha aerodinâmica protetora, o habitáculo faz lembrar um avião de caça. Ao mesmo tempo, cada detalhe da carroçaria foi otimizado para reduzir o arrasto, com caraterísticas que remetem para as curvas e as formas dos aviões de alta performance.
As carenagens das rodas dianteiras e traseiras contribuem para o estilo do automóvel e desempenhando um papel fundamental no seu desempenho aerodinâmico. As carenagens reforçam o aspeto monolítico do concept car, melhorando simultaneamente a penetração do ar. Juntamente com as largas abas laterais das rodas, contribuem para a fluidez ininterrupta da carroçaria e para a ausência de ruturas visíveis.
Em busca de eficiência e desempenho
Os parafusos visíveis na carroçaria do Renault Filante Recorde 2025 são inspirados nas técnicas de construção aeronáutica. O objetivo é não só tornar o automóvel mais leve, mas também dar-lhe um aspeto contemporâneo e de alta tecnologia.
Juntamente com as outras caraterísticas de design inspiradas no mundo da aeronáutica, estes parafusos visíveis sublinham o compromisso da marca com um design inovador e mais sustentável.
O design deste concept car é muito mais do que a aparência: faz parte de uma abordagem que visa ultrapassar os limites da eficiência e do desempenho. Desde as carenagens aerodinâmicas até ao chassis leve, todos os elementos foram concebidos para maximizar a eficiência energética. Ao mesmo tempo, a inspiração histórica e aeronáutica confere a este automóvel uma personalidade única, com os olhos postos no futuro.
Cockpit centrado no desempenho
O design interior do Renault Filante Recorde 2025 segue a mesma abordagem que o exterior, com um cockpit inspirado nos mundos da aviação e das viagens espaciais.
Mas fundamentalmente, cada pormenor do interior é concebido para maximizar o desempenho, o conforto e a eficiência. Neste ambiente reduzido, cada componente ou sistema (funções de segurança e de abertura, cruise control, acelerador ou travagem está ao alcance do condutor, com um design orientado para a ergonomia e para a redução de peso.
Banco de lona inspirado na F1
O banco do condutor, por exemplo, é fabricado em lona esticada, semelhante a uma rede, para um design leve e um apoio ótimo, e adapta-se à forma do corpo do condutor.
O banco é suportado por finas lâminas de carbono revestidas por um tecido técnico, uma escolha novamente inspirada nas indústrias aeronáutica e aeroespacial, onde cada grama é importante para maximizar o desempenho.
O posto de condução do Renault Filante Recorde 2025, inspirado na F1, foi concebido para ser ergonómico e ter a maior visibilidade. As pernas do condutor estão posicionadas sobre as baterias, para um melhor resultado arquitetónico.
Volante integrado na bolha protetora
A integração dos comandos e dos instrumentos reflete uma abordagem fluida e minimalista. Cada função é apresentada num ecrã digital ultrafino.
O volante é o componente visível de uma arquitetura de controlo inovadora: os seus manípulos controlam as funções de aceleração, travagem e direção, utilizando tecnologias steer-by-wire e brake-by-wire totalmente eletrónicas, discretamente integradas numa estrutura impressa em 3D feita de Scalmolloy.
No centro do volante, um ecrã panorâmico flexível enrolado num cilindro permite a visualização clara e imediata de dados essenciais, como a velocidade, a autonomia e os parâmetros de condução. Por fim, o volante está ligado à bolha protetora do cockpit, elevando-se quando esta é aberta para facilitar a entrada e saída do condutor.
Renault Filante Record 2025 é fruto de colaboração
Fruto de uma colaboração entre as equipas de engenharia e de design da Renault e da Ligier Automotive, o concept car Renault Filante Recorde 2025 apresenta um excecional design ultra-aerodinâmico, otimizado para o desempenho.
O projeto envolveu uma estreita colaboração entre as equipas de design e de aerodinâmica, a fim de encontrar um equilíbrio entre o desempenho e a aparência.
A Renault explica que, “embora algumas escolhas exigissem um compromisso, foi considerado prioritário respeitar a intenção de estilo, assegurando simultaneamente um desempenho aerodinâmico excecional. Esta fusão de estilo e desempenho traduz-se em linhas fluidas e num estilo de carroçaria escultural que não faz concessões à eficiência energética”.
O teste do algodão
Embora o processo de desenvolvimento aerodinâmico tenha sido, até à data, orientado por simulações numéricas de ponta, os engenheiros planeiam realizar testes, em túnel de vento, na Primavera de 2025.
Estes testes servirão para confirmar os resultados da simulação e para efetuar os ajustes necessários para aperfeiçoar a conceção do automóvel, de modo a obter um desempenho aerodinâmico ótimo.
Sempre mais leve
Um dos principais objetivos do desenvolvimento do Renault Filante Recorde 2025 foi tornar o automóvel mais leve, maximizando a eficiência energética e, consequentemente, a autonomia.
Ao maximizar a utilização da fibra de carbono, os engenheiros conseguiram manter o peso do Renault Filante Recorde 2025 abaixo dos 1000 quilos, otimizando a rigidez e a segurança.
Utilizada impressão 3D
Para reduzir ainda mais o peso do Renault Filante Recorde 2025, a equipa de engenharia utilizou Scalmalloy, uma liga de alumínio, de alta resistência, especialmente concebida para a impressão 3D.
Desta forma, os engenheiros conseguiram fabricar peças complexas com extrema precisão, reduzindo simultaneamente o peso total do veículo. O processo de impressão 3D também minimizou o desperdício de material ao otimizar a estrutura das peças a fabricar. Os componentes produzidos são leves, resistentes e adaptam-se perfeitamente aos requisitos de desempenho.
Otimização da topologia
A otimização da topologia é outra inovação fundamental que reduziu significativamente o peso do veículo. Este método otimiza a disposição do material para que este seja utilizado apenas onde é necessário, ou seja, em áreas sujeitas a tensões mecânicas específicas.
Utilizando cálculos informáticos avançados, os engenheiros conseguiram estabelecer as áreas onde o material era necessário para garantir a resistência do carro de demonstração e as áreas onde podia ser removido, para tornar a estrutura mais leve, sem afetar o desempenho.
Utilizando software de simulação melhorado por inteligência artificial, esta abordagem tornou possível criar peças leves e robustas para serem utilizadas exatamente onde eram necessárias na construção do Renault Filante Recorde 2025.
Um laboratório sobre rodas
Na tradição histórica dos veículos recordistas e dos concept-cars da marca, o Renault Filante Recorde 2025 antecipa uma série de tecnologias que serão estudadas para serem utilizadas nos veículos de produção de amanhã.
O Renault Filante Recorde 2025 substitui os sistemas mecânicos convencionais por tecnologias eletrónicas de direção e de travagem por fio, reduzindo o número de componentes mecânicos, o que liberta espaço para repensar a arquitetura do veículo e otimizar o peso.
“Steer-by-wire”
A tecnologia “steer-by-wire” representa “um grande passo em frente” no controlo da direção. Ao contrário dos sistemas convencionais, que utilizam uma coluna de direção mecânica para ligar o volante às rodas, a tecnologia “steer-by-wire” baseia-se numa ligação eletrónica entre o volante e os motores da cremalheira de direção.
Quando o condutor vira o volante, o sistema envia sinais elétricos para uma ECU central que determina a melhor forma de virar o automóvel, não só com as rodas dianteiras, mas também com outros componentes como o motor, os travões e a suspensão. Toda a plataforma pode ser posta a trabalhar.
Disposição do cockpit otimizada
Esta tecnologia proporciona igualmente uma maior flexibilidade, na medida em que os componentes da direção – incluindo o volante – podem ser posicionados onde for necessário. “Isto permite ultrapassar toda uma série de restrições arquitetónicas e de normalização para otimizar a disposição do cockpit”, sublinha a Renault.
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A tecnologia de travagem por fio funciona segundo um princípio semelhante. O Renault Filante Recorde 2025 não tem um conjunto de pedais convencional. Em vez disso, o esforço de travagem é gerido por um sistema de controlo eletrónico. Quando o condutor ativa os travões, é enviado um sinal elétrico para o sistema de travagem, que distribui a força aplicada às rodas para um efeito ótimo. Também neste caso, esta tecnologia abre novas possibilidades na arquitetura da plataforma e do cockpit.
Integração otimizada da bateria
Fornecida pela Ampere, o concept car utiliza a tecnologia “cell-to-pack” em que as células são integradas diretamente no conjunto de baterias sem módulos intermédios.
Esta técnica reduz o peso do conjunto de baterias, otimizando simultaneamente o seu formato e o espaço disponível. Este foi um grande desafio para o Renault Filante Recorde 2025, que tem apenas 1,71 metros de largura.
Esta nova arquitetura também reduziu o peso total do concept car para 1000 kg, com uma bateria de 600 kg. O invólucro da bateria em carbono também contribui para a redução do peso, ao mesmo tempo que proporciona maior resistência e proteção.
Pneus especialmente concebidos
O Renault Filante Recorde 2025 está equipado com pneus Michelin de 19 polegadas, especialmente concebidos para oferecer um desempenho puro, maximizando ao mesmo tempo a autonomia.
Os pneus influenciam a autonomia em cerca de 20%, pelo que desempenham um papel fundamental neste tipo de projeto. Os engenheiros do centro tecnológico da Michelin trabalharam com o objetivo de reduzir a dissipação de energia, aplanar melhor a superfície de contacto e conceber pneus altos e estreitos especialmente para o Renault Filante Recorde 2025.
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O seu coeficiente de resistência ao rolamento é cerca de 40% inferior, com cerca de 4 kg/tonelada em condições de utilização do automóvel, contra cerca de 6,5 kg/tonelada para um pneu de automóvel convencional.