Um Porsche Taycan GTS tornou-se o automóvel elétrico a conseguir a mais longa derrapagem controlada em gelo e entrou para o Guiness World Records.
Neste artigo:
17 quilómetros em derrapagem controlada
Conduzido pelo instrutor Hens Richter, o Porsche Taycan completou um total de 132 voltas em drift, percorrendo exatamente 17,503 quilómetros.
Esta é a quarta vez que o Porsche Taycan 100% elétrico entra para o Guiness World Records.
Primeira tentativa falhada
Foram precisas duas tentativas para que o Porsche Taycan conseguisse bater o recorde de derrapagem controlada na pista de gelo no Porsche Arctic Center em Levi, Finlândia, cerca de 150 quilómetros a norte do Círculo Polar Ártico, onde foi criado um círculo de deriva com um diâmetro de 59 metros.
A 14 de janeiro, Jens Richter sentou-se ao volante e partiu para a sua primeira tentativa, mas a caça ao recorde da derrapagem controlada em gelo teve um percalço. “Sob a carga contínua extrema do Taycan em derrapagem, a pista de gelo deteriorou-se mais rapidamente do que o esperado”, diz Jens Richter, descrevendo os desafios. “Por isso, tivemos de abortar a primeira tentativa após cerca de 11 quilómetros”.
Há segunda foi de vez
A segunda tentativa realizou-se mais tarde, tendo a equipa mudado para pneus Michelin com picos mais curtos, de 1 milímetro, e aproveitado o facto de as temperaturas do gelo terem descido novamente à medida que escurecia.
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Esta tentativa foi bem-sucedida: Jens Richter manteve o Porsche Taycan GTS de série numa derrapagem controlada durante um total de 17,503 quilómetros ou 132 voltas, utilizando apenas intervenções no acelerador e na direção.
Com esta distância, garantiu o recorde mundial para a mais longa deriva ininterrupta de um carro elétrico no gelo e excedeu significativamente o recorde anterior de 14,809 quilómetros.
Recorde batido mesmo com tração integral
“Com o nosso novo título do Guinness World Records no gelo, o Taycan provou mais uma vez as suas qualidades de condução lateral”, afirma Jens Richter. “E desta vez mesmo com tração integral. O facto de o Taycan GTS poder ser controlado tão bem, mesmo em condições extremas, diz muito sobre o seu excelente chassis e desempenho equilibrado.”
O veículo foi equipado com um dispositivo de medição GPS profissional para medir o percurso com precisão. Este não só documenta a distância percorrida, como também regista as acções do condutor, como os movimentos do volante, o acelerador e a travagem, e as forças G que actuam sobre o veículo.
Experimentar coisas invulgares
A derrapagem controlada testemunhada por Carl Saville, representante oficial do Guinness World Records que, imediatamente a seguir, entregou o certificado de recorde ao piloto Jens Richter e a Christian Lehwald, Diretor-Geral do Porsche Arctic Center e responsável pela Porsche Experience e Novas Plataformas na Porsche AG.
“A nossa abordagem de marketing experimental implica experimentar sempre coisas invulgares. No Porsche Arctic Center, encontramos condições excecionalmente boas para fazer drift no gelo. Com o novo Taycan GTS, temos um dos veículos elétricos mais potentes do mercado. Por isso, estávamos bastante confiantes de que poderíamos bater o recorde mundial com esta combinação e aceitámos o desafio”, afirma Christian Lehwald.
O Taycan no Guinness World Records
Com o novo melhor desempenho, o carro desportivo elétrico detém quatro certificados de recorde: Em 2023, a Porsche estabeleceu outro título do Guinness World Records com o Taycan Cross Turismo ao longo da rota Xinjiang-Tibet. A 5.573 metros, o modelo dominou a maior mudança de altitude por um carro elétrico, recorde entretanto batido pelo Hyundai Ioniq 5.
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Em 2021, o piloto de corridas Leh Keen acelerou um Porsche Taycan até 165,1 km/h numa sala de exposições em Nova Orleães, Louisiana. Estabeleceu assim o recorde da velocidade mais rápida conduzida por um veículo num edifício fechado. E em 2020, o instrutor da Porsche Experience, Dennis Retera, deu exatamente 210 voltas num Taycan no Porsche Experience Center (PEC) Hockenheimring, percorrendo 42,171 quilómetros em 55 minutos.