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Em 2025 vendas de EV na Europa podem crescer 15%

Os analistas da Rho Motion consideram que 2025 vai ser um ano de crescimento exponencial das vendas de automóveis elétricos na Europa. Os analistas preveem mesmo um crescimento de 15% em relação a 2024.

Crescimento na Europa com duas causas

De acordo com a empresa de consultoria especializada no mercado de veículos elétricos, os 100% elétricos vão mesmo ter um crescimento de 13% em relação a 2023, o último ano em que houve um aumento na Europa. O ano passado, recordam os analistas, o mercado contraiu -3%.

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Vendas de carros elétricos na Europa crescem 15%, acreditam analistas @FreePick, imagem gerada por IA

Para esta tendência de crescimento, a Rho Motion avança com duas causas principais: a entrada em vigor das novas normas de emissões na União Europeia e a chegada ao mercado de novos modelos de veículos elétricos mais pequenos e mais baratos, para impulsionar a adesão ao mercado abaixo dos 25 mil euros.

China é mercado com maior crescimento

A Europa será mesmo um dos mercados globais em que haverá maior penetração dos automóveis elétricos, sendo só ultrapassada pela China, onde o crescimento será na ordem dos 17% e que é responsável pela grande fatia de crescimento mundial.

A nível global, a Rho Motion prevê que sejam vendidos mais de 20 milhões de veículos elétricos (um crescimento de 18%). Deste total, a China será responsável por 12,9 milhões de veículos).

Mais 3,5 milhões de EV em 2025

A Europa (União Europeia, países da EFTA e Reino Unido) verá mais 3,5 milhões de veículos elétricos nas estradas em 2025 (15%). Já a China verá o mercado dos automóveis elétricos crescer 17%.

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O mercado de EV na Europa cresce 15%, confiam analistas @FreePick, imagem gerada por Ia

Os analistas da Rho Motion dizem que, mesmo com o grande incremento de vendas de veículos elétricos na Europa, os construtores do velho continente deverão continuar a não cumprir os objetivos de emissões da União Europeia.

Os construtores europeus poderão enfrentar até 10 mil milhões de euros em multas, apesar de comprarem créditos aos fabricantes de veículos elétricos através de pools.

Ano de crescimento “em todas as regiões”

“Se 2024 foi o ano das eleições, 2025 é o ano da legislação”, afirma Iola Hughes, analista sénior da Rho Motion.

“A UE está a ver os objetivos de emissões entrarem em vigor, a presidência de Trump promete mudanças para os EUA e a China continua o popular esquema de troca. Ainda assim, prevemos um ano de crescimento constante em todas as regiões, com a China a continuar a liderar o processo”.

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Para esta analista, a China vai continuar a dominar o mercado global em 2025, com a abertura de várias novas fábricas em todo o mundo, expandindo a sua posição a nível internacional”.

Patrões europeus com “noites de insónia”

Na Europa, diz Hughes, “os patrões dos fabricantes de automóveis da UE vão ter algumas noites de insónia em 2025, uma vez que os objetivos de emissões há muito esperados entram em vigor este ano e poucos estão devidamente preparados, com milhares de milhões de euros de multas em jogo”.

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A venda de EV vai crescer em todo o mundo, mas os Estados Unidos são uma incógnita @FreePick

Os Estados Unidos são mesmo a grande incerteza deste ano, mas Iola Hughes considera que os consumidores têm a última palavra.

Política de Trump com efeitos a longo prazo

“Após a sua tomada de posse, a agenda legislativa do presidente Donald Trump está em pleno andamento e, embora a remoção dos créditos fiscais para veículos elétricos tenha impacto no mercado a longo prazo, poucas alterações serão vistas este ano, uma vez que a eletrificação dos veículos veio para ficar”

A Rho Motion está convencida que o mercado norte-americano continuará a crescer durante esta década, mas que a política presidencial poderá ter um efeito negativo a longo prazo, podendo – no pior dos cenários – levar a uma queda de 47% em 2040.

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