Os modelos da Rivian lançados esta semana vão chegar à Europa. O anúncio foi feito no próprio lançamento.
Neste artigo:
Primeiros modelos globais da Rivian
O R2, o R3 e o R3X serão os primeiros modelos globais do construtor, mas só chegarão às estradas europeias daqui a uns anos.
Antes, a Rivian vai colocar os modelos no seu mercado de origem, os Estados Unidos, e só o começará a fazer nos primeiros meses de 2026.
Preço na Europa ainda não é conhecido
A esta distância, é natural que ainda não se conheçam os preços para a Europa, mas a construtora já anunciou qual será o valor do R2 no mercado norte-americano.
O Rivian 2 terá um custo base de $45.000 e o R3 custará ainda menos, de acordo com a marca.
“Nunca estive tão entusiasmado com o lançamento de novos produtos – R2 e R3 são claramente Rivian em termos de desempenho, capacidade e usabilidade, mas com preços que os tornam acessíveis a muitas pessoas”, disse o fundador e CEO da construtora.
RJ Scaringe sublinhou: “As nossas equipas de design e engenharia estão extremamente concentradas em promover a inovação não só nas características dos produtos, mas também na nossa abordagem ao fabrico, para conseguirmos reduzir drasticamente os custos”.
O R2
O R2 é um SUV de tamanho médio com um pacote de cinco lugares optimizado para grandes aventuras e utilização diária.
A silhueta e o rosto do R2 têm o design de assinatura da marca. O vidro traseiro elétrico desce totalmente para a porta de carga para transportar todo o tipo de equipamento e permitir uma experiência única de condução ao ar livre.
O interior foi concebido para ser fácil de utilizar, ao mesmo tempo que combina design convidativo e materiais premium e sustentáveis, fáceis de limpar.
Todos os assentos do Rivian R2, na primeira e segunda filas, são totalmente rebatíveis, permitindo transportar equipamento, carga e até acampar.
“Através de uma forte integração de hardware, software e design centrado no ser humano, concebemos o R2 equilibrando a forma com a função, ao mesmo tempo que nos baseamos na nossa linguagem de design convidativa e icónica”, afirma Jeff Hammoud, Rivian Chief Design Officer.
O R3
O R3 é um crossover de tamanho médio que, apesar das suas dimensões reduzidas, promete grandes prestações em termos de desempenho.
Com um design convidativo e icónico, a lembrar modelos de outros tempos, a marca afirma o foco do automóvel no conforto dos passageiros e na arrumação.
O R3X é uma variante de desempenho do R3, oferecendo capacidades ainda mais dinâmicas, tanto em estrada como fora de estrada.
482 quilómetros de autonomia
Tanto o R2 como o R3 têm a opção de dois tamanhos de bateria diferentes. A bateria mais eficiente permitirá uma autonomia de 482 quilómetros.
Os dois modelos da Rivian são construídos com base numa nova plataformade tamanho médio que utiliza peças fundidas a alta pressão e uma unidade estrutural de bateria em que a parte superior da caixa serve também de chão.
3 configurações de motor
Aproveitando a plataforma e a tecnologia da unidade de tração da Rivian, Tanto o R2 como o R3 terão três configurações de motor.
Os modelos podem ter motor único (RWD), motor duplo (AWD) e tri-motor (dois motores na traseira e um na frente), com a configuração mais rápida a atingir 0-100 km/h em menos de 3 segundos.
Outras caraterísticas
É utilizada uma célula 4695 totalmente nova que oferece melhorias significativas em termos de densidade de energia e potência, estimando-se que ofereça mais de 482 quilómetros de autonomia com um único carregamento tanto para o R2 como para o R3.
Leia também:
O carregamento rápido DC permite ir dos 10% a 80% de carga em menos de 30 minutos.
Finalmente, tanto o R2 como o R3 estão equipados com 11 câmaras, cinco radares e uma plataforma de computação mais potente.