A Seat irá lançar no futuro um automóvel elétrico de baixo custo. A garantia foi dada pelo seu líder, que sublinhou, no entanto, que isso não acontecerá tão cedo.
Wayne Griffiths pôs fim às especulações sobre o futuro da marca, salientando que não só a mesma se vai manter como irá lançar um automóvel elétrico de baixo custo. A marca Seat vai continuar a viver no futuro com um automóvel elétrico de baixo custo posicionado abaixo da gama Cupra.
Neste artigo:
Futuro será elétrico
Depois de Thomas Schäfer, presidente da empresa-mãe das duas marcas, ter afirmado no ano passado que “o futuro da Seat era a Cupra”, muitos foram os que se questionaram se o grupo iria deixar cair a marca.
Mas, em declarações ao Autocar, Wayne Griffiths afirma que a Seat irá construír um modelo elétrico de baixo custo, quando for possível assegurar a rentabilidade do seu fabrico.
“A pergunta de 20.000 euros é quando é que a Seat precisa de estar na mesa e o número é parte da resposta”, disse Griffiths à Autocar.
Novo modelo quando for rentável
De acordo com o CEO da Seat e da Cupra, o grupo continua centrado no Cupra num futuro próximo, porque é mais rentável, mas voltará a centrar-se na Seat quando a eletrificação atingir segmentos de preços mais baixos e houver uma procura adequada para tais produtos.
Esse futuro, para além da atual gama de modelos, disse Griffiths, tomará forma quando for possível fabricar carros eléctricos de baixo custo de forma rentável.
Cupra e Seat coexistem
Para já, as duas marcas vão “viver juntas pelo menos durante os próximos cinco anos e em perfeita harmonia, uma vez que não se interferem mutuamente”. Os lançamentos imediatos do grupo serão Cupras.
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“Há espaço para ambas as marcas e uma não exclui a outra. Mas, por vezes, tem de se estabelecer prioridades, salvar a empresa, salvar os trabalhadores e salvar o futuro”, afirmou Wayne Griffiths.
Cupra posiciona-se num segmento superior
Griffiths afirmou que a Cupra estará sempre posicionada acima do mercado de massas, mas não no segmento premium.
É esse posicionamento mais elevado da Cupra que impede a marca de lançar um modelo com um preço tão baixo como 20 000 euros. Esse será, no futuro, o automóvel elétrico da Seat.
O ponto de entrada da Cupra é o próximo Raval, que será um carro irmão do futuro Volkswagen ID 2, do tamanho do Volkswagen Golf, e com um preço entre 25.000 e 30.000 euros.