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Stellantis arranca com AutoDrive totalmente autónomo

A STLA AutoDrive é a tecnologia de condução automatizada da Stellantis que permite condução totalmente autónoma até ao 60km/h e que o grupo afiança estar pronta a ser utilizada.

AutoDrive com Nível 3 de condução autónoma

A tecnologia tem a funcionalidade “Hands-off” e “Eyes-off” disponível até aos 60 km/h, mesmo de noite e em condições climatéricas, de acordo com o grupo, o chamado Nível 3 de condução autónoma em que não é necessária a intervenção do condutor.

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O AutoDrive toma conta do automóvel até aos 65 km/h @Stellantis

O STLA AutoDrive permite também a condução autónoma de Nível 2 + (Hands off, Eyes on) a velocidades mais elevadas. Estas funções incluem o Cruise Controlo Adaptativo e funções de centragem na faixa de rodagem.

Tecnologia evolui até aos 95 km/h

A Stellantis afirma que a tecnologia foi concebida para evoluir, tendo capacidade para no futuro operar a velocidades até aos 95 km/h com capacidades todo-o-terreno.

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Em nota de imprensa, a Stellantis afirma que STLA Auto Drive “é um pilar fundamental da estratégica tecnológica do grupo, juntamente com os sistemas STLA Brain e STLA SmartCockpit, “para fazer avançar a inteligência e a automatização dos veículos, bem como a experiência do utilizador”

AutoDrive ideal para trânsito urbano

A condução totalmente autónoma até aos 60 quilómetros será particularmente útil no trânsito urbano, nomeadamente nas longas filas de trânsito e no para-arranca.

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É no trânsito que o AutoDrive mais se destaca @Stellantis

A Stellantis diz que esta é a tecnologia “ideal para quem se desloca para o trabalho em zonas urbanas de grande densidade”, uma vez que permite aos condutores dedicarem-se, temporariamente, a tarefas não relacionadas com a condução, “como assistir a um filme, pôr os emails em dia, ler um livro ou, muito simplesmente, olhar para a paisagem”.

Tornar o tempo “mais eficiente e agradável”

“Ajudar os condutores a tirar o melhor partido do seu tempo é uma prioridade”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis. “Ao tratar das tarefas de condução mais rotineiras, o STLA AutoDrive irá melhorar a experiência de condução, tornando o tempo ao volante mais eficiente e agradável.”

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O AutoDrive torna a vida ao volante “mais agradável” @Stellantis

O sistema é ativado por um botão físico, sem o qual não assume o controlo do veículo. O STLA AudtoDrive verifica automaticamente as condições ambientais e de trabalho e notifica o condutor assim que estiver disponível.

O que faz o sistema da Stellantis

O sistema de condução autonomia mantém as distâncias de segurança, ajusta a velocidade e gere a direção e a travagem de forma integrada, com base no fluxo de trânsito.

A velocidades mais elevadas, o STLA AutoDrive ativa o Cruise Control Adaptativo e as funções de centragem na faixa de rodagem nos modos de Nível 2 (“Hands-on”) e Nível 2+ (“Hands-off”, “Eyes-on”).

Pronto a ser adaptado aos mercados globais

“Construído com base numa arquitetura escalável, o STLA AutoDrive está pronto a ser implementado e pode ser adaptado aos mercados globais através dos veículos da Stellantis, garantindo uma implementação sem problemas à medida que as estratégias comerciais se alinham com a procura do mercado”, afirma a marca.

O STLA AutoDrive está “em conformidade com os regulamentos aplicáveis nos mercados suportados” e “respeita, também, as legislações das diferentes regiões sobre a conduta do condutor, incluindo as restrições de utilização de telemóveis.

A equipa que criou o STLA AutoDrive, já trabalham para colocar o sistema “Hands-free” e “Eyes-off” a trabalhar a velocidades superiores, até aos 95 km/h, bem como na Automação off-road melhorada para modelos selecionados.

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