Elon Musk despediu toda a equipa que geria o negócio de carregamento da Tesla, mas já afirmou que planeia continuar a expandir a rede de Supercharger, mas “a um ritmo mais lento”.
Neste artigo:
Despedimento é surpresa
O despedimento apanhou de surpresa o mercado, uma vez que surge depois dos acordos com vários construtores, nomeadamente a Ford e a General Motors, para utilizarem a rede da Tesla.
O dono da Tesla não comentou o despedimento da equipa Supercharger, que surge depois de já ter terminado com os contratos de 10% dos trabalhadores da Tesla a nível global.
Supercharger com “ritmo mais lento”
Apesar de não ter feito qualquer comentário direto, o dono da Tesla acabou por reagir de alguma forma à notícia, embora não se referindo a ela concretamente.
Contudo, num post na rede social X, Elon Musk afirmou: “A Tesla ainda planeia expandir a rede Supercharger, apenas a um ritmo mais lento para novos locais e com mais foco em 100% de tempo de atividade e expansão dos locais existentes”
Abertura de rede possibilitou subsídios
A decisão da Tesla de abrir a rede de carregamento a outros fabricantes grangeou aplausos, dado que a construtora tem aquela que é considerada a melhor infraestrutura de carregamento dos Estados Unidos.
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A abertura foi inclusivamente saudada por Joe Biden, tendo o presidente norte-americano aberto a porta para que a Tesla recebesse subsídios federais.
“A Tesla já recebeu dinheiro ao abrigo do programa NEVI do governo federal”, lembrou Andres Pinter, co-CEO da Bullet EV Charging Solutions. “Pode ser possível que o Sr. Musk reconstitua a equipa de carregadores de veículos eléctricos de uma forma mais ampla, mais dura e mais Muskiana”, considerou, em declarações à Reuters.
A agência de notícias ouviu vários construtores que iriam equipar os seus veículos para utilizarem a rede supercharger, mas tanto a General Motores como a Ford afirmam que não vão mudar os seus planos.
Situação “monitorizada”
A GM e a Ford, em declarações separadas, afirmaram que não estão a alterar os planos para equipar os seus veículos eléctricos com conectores que permitirão aos condutores de veículos eléctricos das marcas Chevrolet, Cadillac ou Ford recarregar nas estações da Tesla.
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“Não temos nada de novo a anunciar relativamente aos nossos planos”, afirmou a GM à Reuters. “Continuamos a monitorizar a situação relativamente às alterações à equipa do Supercharger e aos potenciais impactos, sem mais comentários ou actualizações neste momento.”
Analistas e executivos do setor acreditam que Musk dissolveu a organização responsável pela rede de superchargers existente para criar uma equipa mais simples e menos dispendiosa para gerir as operações.
“Foco sério nos custos”
Mas Musk já tinha deixado claro, numa conversa com analistas no início de abril, que está concentrado em oportunidades no domínio da inteligência artificial, da robótica e dos robotáxis autónomos.
“Neste despedimento, nada está fora de questão”, afirma Dan Ives, analista da Wedbush Securities, à Reuters. “Musk está a tentar enviar um sinal interno de que devido às dificuldades que a Tesla está a atravessar, vão ter de tomar decisões difíceis. … Isso mostra que há um foco sério nos custos”.
A Tesla registou lucros mais baixos no primeiro trimestre e o seu primeiro declínio de receitas trimestrais desde 2021. Mesmo depois de um aumento na semana passada, as ações da Tesla caíram cerca de 26% no ano.
Maior potencial de crescimento
Musk poderá estar a reduzir as despesas com a rede de Supercharger para conservar dinheiro para outros projectos com maior potencial de crescimento, segundo os analistas.
“A Tesla está a tentar dimensionar corretamente as suas despesas (de capital) e operacionais nos próximos dois anos, uma vez que a empresa se encontra numa fase de crescimento mais lento”, afirmou Seth Goldstein, analista da Morningstar.
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“O meu palpite é que, agora que a indústria adoptou o padrão NACS, ele vê o Supercharging menos como um fosso estratégico e mais como um centro de custos”, disse KC Boyce, vice-presidente da empresa de análise de dados Escalent.
Em Portugal existem 8 postos supercharger, em Ribeira de Pena, Mealhada, Guarda, Fátima, Montemor-o-novo, Alcácer do Sal, Alcantarilha e Mar Shopping Algarve.