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Carregamento público: Europa necessita de 8,8 milhões de postos

Assim não vamos lá! Em termos gerais, esta é a conclusão do relatório da ACEA que revela um “fosso alarmante” entre os pontos de carregamento público existente e as necessidades.

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Europa precisa de reforçar infraestrutura de carregamento público @Michael Fousert / Unsplash

Europa tem de avançar com rapidez

Num novo relatório da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) agora publicado, é afirmado que para atingir os objetivos de redução de CO2, a Europa tem de avançar com uma rapidez que não se vê atualmente.

Para a ACEA, as necessidades europeias chegam aos 8,8 milhões de postos de carregamento público para atingir esses objetivos.

Mas ao ritmo de crescimento atual dos pontos de carregamento na Europa, o fosso entre a capacidade instalada e as necessidades irá crescer.

Infraestrutura não acompanha venda de automóveis

O relatório da ACEA revela que a infraestrutura não está a acompanhar as vendas de automóveis eléctricos na Europa, que cresceram três vezes mais depressa do que a instalação de pontos de carregamento entre 2017 e 2023.

Para a associação, a UE precisa de instalar oito vezes mais pontos de carregamento por ano até 2030.

Carregamento público tem de ser generalizado

“Precisamos da adoção em massa de automóveis eléctricos em todos os países da UE para atingir os ambiciosos objectivos de redução de CO2 da Europa. Isto não acontecerá sem uma disponibilidade generalizada de infraestruturas públicas de carregamento em toda a região”, afirmou a directora-geral da ACEA, Sigrid de Vries.

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“Estamos muito preocupados com o facto de a implantação da infraestrutura não ter acompanhado o ritmo das vendas de automóveis eléctricos a bateria nos últimos anos”.

“Além disso, este ‘défice de infraestruturas’ corre o risco de aumentar no futuro – muito mais do que as estimativas da Comissão Europeia”, advertiu de Vries

Em 2023 foram instalados pouco mais de 150.000 pontos de carregamento público em toda a UE.

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O défice de infraestruturas corre o risco de aumentar, alerta a ACEA @Freepik

Com estes novos equipamentos, atingiu-se um total de mais de 630.000 no território europeu.

Contudo, os 150.000 pontos de carregamento equivalem à instalação de menos de 3.000 por semana, em média, o que está muito longe das necessidades.

“Os investimentos em infraestruturas públicas de carregamento devem ser urgentemente aumentados se quisermos colmatar o défice de infra-estruturas e cumprir os objectivos climáticos”

Sigrid de Vries, diretora-geral da ACEA

De acordo com a Comissão Europeia, deverão ser instalados 3,5 milhões de pontos de carregamento até 2030.

A associação de construtores fez as contas e afirma que para atingir este objetivo , teriam de ser instalados cerca de 410 000 pontos de carregamento público por ano. O que equivale a dizer que teriam de ser instaladores quase 8 000 por semana, o que representa quase triplicar a última taxa de instalação anual.

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Disponibilização de postos de carregamento público versus venda de automóveis elétricos a bateria (BEV) @ACEA

No entanto, a ACEA estima que serão necessários 8,8 milhões de pontos de carregamento até 2030.

Para atingir este objetivo, seria necessário instalar 1,2 milhões de pontos de carregamento por ano (ou mais de 22 000 por semana) – oito vezes a taxa de instalação anual mais recente.

“O fácil acesso a pontos de carregamento públicos não é “bom ter”, mas uma condição essencial para descarbonizar o transporte rodoviário, para além do apoio do mercado e de um quadro de produção competitivo na Europa”, sublinhou de Vries.

Em Portugal existem 4.701 postos de carregamento público, de acordo com dados fornecidos pela Mobi.E, o que corresponde a 71 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas 96 tomadas, em média.

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