O novo Model 3 Performance já pode ser encomendado em Portugal. Com 262 km/h de velocidade máxima, o novo Tesla começará a ser entregue entre maio e junho.
Seis anos após as primeiras entregas, a Tesla lança o novo Model 3 Performance, que afirma ser o automóvel de uso diário “perfeito e de elevado desempenho”. O novo modelo tira partido das mais recentes capacidades de fabrico e engenharia da Tesla .
Neste artigo:
Velocidade máxima: 260 km/h
O novo Model 3 tem um preço base de 55.990 euros em Portugal. Com tração integral, tem 528 quilómetros de autonomia e uma velocidade máxima de 260 km/h, chegando dos 0 aos 100 km/h em 3,1 segundos.
As novas unidades de acionamento de alto desempenho proporcionam 460 cavalos de potência e tanto o chassis como a suspensão foram personalizado para proporcionar uma resposta intuitiva e precisa às intervenções do condutor.
Com efeito, “o hardware de chassis personalizado proporciona melhorias de desempenho e rigidez ao mesmo tempo que reduz a massa, incluindo amortecedores adaptativos com hastes de pistão ocas, barra estabilizadora com várias secções, molas de aço de resistência ultra elevada e suportes superiores da suspensão mais rígidos”, informa a marca norte-americana.
O Model 3 mais potente
O Model 3 Performance é o mais potente de sempre e está equipado com a unidade de tração de desempenho de última geração. A Performance 4DU liberta mais binário, potência e melhor eficiência.
Em comparação com a anterior unidade de tração Performance do Modelo 3, a Performance 4DU pode fornecer até +22% de potência contínua, +32% de potência de pico e +16% de binário de pico.
Model 3 Performance com menor consumo
Apesar das melhorias de desempenho, o novo Model 3 Performance não perdeu eficiencia, conseguindo uma redução de cerca de 2% no consumo de energia em comparação com a geração anterior.
Este desempenho extra é transferido para a estrada através de jantes forjadas e escalonadas de 20″ com pneus de desempenho Pirelli P ZERO 4 específicos da Tesla.
Jantes com efeitos em cadeia
A instalação de jantes escalonadas tem vários efeitos em cadeia, nomeadamente ao nível do desempenho, conforto e alcance.
Esta configuração está optimizada para a maior potência de binário do 4DU, uma vez que a maior área de contacto das jantes de 20” permite uma melhor tração nas curvas, limitando as intervenções do controlo de tração.
Com um pneu traseiro mais forte, é aumentada a rigidez geral do rolamento, reduzindo a inclinação da cabeça e melhorando o conforto geral.
Finalmente, os novos pneus Pirelli P ZERO 4 têm uma menor resistência ao rolamento, aumentando assim a autonomia do Model 3 Performance.
Saída de binário ao milissegundo
A capacidade de resposta dos motores eléctricos permite a regulação da saída de binário dos motores dianteiro e traseiro com uma precisão de milissegundos.
Os ajustes ocorrem centenas de vezes por segundo e são controlados pelo Controlador de Dinâmica do Veículo (VDC) da Tesla.
No novo Model 3 Performance, a divisão do binário do grupo motopropulsor é mais orientada para a traseira graças ao Performance 4DU e maximiza a tração do pneu traseiro maior na saída das curvas.
Novo amortecimento adaptativo
O sistema de Amortecimento Adaptativo é exclusivo do novo Model 3 Performance e ajusta-se em tempo real às solicitações do condutor e da estrada, otimizando a condução e o comportamento do veículo..
A suspensão adaptativa é controlada através do software interno da Tesla, sendo assim um subsistema de chassis totalmente integrado. Isto permite uma adaptabilidade significativa do produto no futuro através de atualizações de software OTA.
As pastilhas de travão que equipam de série o Model 3 Performane estão preparadas para pista, proporcionando uma desaceleração mais imediata e limites térmicos e de resistência mais elevados.
3 modos de condução
O novo Model 3 Performance tem 4 modos de condução, entre os quais o Track, para circuitos fechados.
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Assim, com o modo Standard, o Model 3 Performance assume um carácter descontraído, que oferece uma melhoria significativa do conforto e da absorção, mas que continua a ser bem controlado e envolvente para conduzir em todas as condições.
No modo Sport, é elevado o controlo do amortecimento para obter tempos de estabilização mais rápidos e aumentar a ligação com a estrada durante a condução concentrada,ao mesmo tempo que é melhorada a resposta da direção, mas continua a adaptar-se a estradas mais irregulares.
Finalmente, o modo Track, em que o controlo da carroçaria e a resposta são maximizados com uma adaptação reduzida, de modo a proporcionar um desempenho elevado e consistente em circuitos fechados (selecionado automaticamente no modo Track).
O modo Track V3
Com a adição do amortecimento adaptativo, o Modo Track V3 integra agora os controlos do motor, os controlos da suspensão, o arrefecimento do grupo motopropulsor e o Controlador de dinâmica do veículo (VDC) da Tesla num sistema único e unificado.
“Os controlos e a calibração totalmente novos do grupo motopropulsor e do amortecimento adaptativo resultam numa experiência mais previsível que responde com maior precisão às solicitações do condutor, e os controlos de estabilidade foram revistos para permitir que os condutores explorem o envelope de desempenho em vários ambientes de pista”, diz a Tesla.
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Neste Model 3 Performance foi feita uma recalibração completa dos controlos de equilíbrio de condução, assistência à estabilidade, travagem regenerativa e afinação do ABS para proporcionar uma experiência de condução mais consistente e previsível em diferentes condições de pista.
A interface de utilizador do Track Mode V3 foi também revista para proporcionar ao condutor mais dados e controlo sobre o veículo.
Design focado na performance
O novo Model 3 Performance tem variações significativas em termos de design.
Em comparação com os veículos de base, o Tesla Model 3 Performance tem novos elementos de design, como os painéis dianteiro e traseiro, o spoiler, o splitter dianteiro e o difusor traseiro.
Estes novos elementos de design não são apenas estéticos – proporcionam um desempenho aerodinâmico significativo e um melhor fluxo de ar de ponta a ponta.
Em comparação com a geração anterior do Modelo 3 Performance, a interação destes elementos de design gera vários benefícios importantes, incluindo até -5% de redução da resistência aerodinâmica, -36% de redução da sustentação e 55% de melhoria no equilíbrio da sustentação dianteira e traseira.
Novos bancos mais envolventes
O Model 3 Performance tem novos bancos desportivos com reforço melhorado e uma posição de assento mais profunda e envolvente.
A nova geometria e a construção dos bancos proporcionam um maior apoio lateral durante as curvas e a condução dinâmica, mantendo-se acessíveis e confortáveis para a condução diária; a potência de 12 vias, o aquecimento e a ventilação garantem que os clientes não perdem qualquer funcionalidade ou conforto em comparação com as versões RWD ou LR AWD.
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O Model 3 Performance também beneficia das mesmas melhorias em termos de NVH e conforto do habitáculo que as novas versões RWD e LR AWD do Model 3, incluindo um tratamento NVH completo para um melhor isolamento do ruído, vidro acústico 360˚ e deflectores e vedantes da carroçaria melhorados.