Xiaomi SU7 em Espanha Xiaomi SU7 em Espanha

Xiaomi SU7 em Espanha? Não para já

Nos últimos dias, surgiu o rumor de que a Xiaomi se estava a preparar para colocar o automóvel SU7 em Espanha. Mas a chegada à Europa do 100% elétrico que é um êxito de vendas na China não é para já.

Xiaomi SU7 em Espanha
Poucos modelos de automóveis tiveram um sucesso tão imediato @Xiaomi

SU7 em Espanha este ano: um rumor que se espalhou

Foram vários os meios espanhóis que lançaram a informação, replicada imediatamente nas redes sociais, de que o Xiaomi SU7 em Espanha seria uma realidade ainda em 2024. O Computer Hoy escreveu que ouviu esta informação da boca do Country Manager da Xiaomi Iberia, Borja Gómez Carrillo.

Sem desmentir que Borja Gómez Carrillo o tenha afirmado durante o evento “Vision to Life”, a marca viu-se obrigada a lançar um comunicado com um sublinhado: “não confirmámos oficialmente a chegada do veículo elétrico Xiaomi SU7 ao mercado espanhol.”

100.000 unidades até final do ano

A verdade é que o Xiaomi SU7 tem sido um fenómeno de popularidade desde o seu lançamento em março. O automóvel 100% elétrico ainda só está disponível para o mercado chinês e a marca tem lutado para chegar para as encomendas.

Xiaomi fábrica SU7
A fábrica da Xiaomi perto de Beijing @Xiaomi

A reação do mercado foi de tal forma que a Xiaomi prevê vender 100.000 automóveis até ao final do ano. Para o conseguir, teve de pedir aos seus fornecedores um esforço extra. Neste momento, existem mais de 75.000 encomendas firmes do SU7, e a Xiaomi espera conseguir fazer sair da fábrica 10.000 unidades por mês a partir de junho.

Primeiro passo: China

Subscreva a Newsletter

Estes números impressionam e poucos terão sido os automóveis a terem um início de comercialização tão forte, mesmo considerando que estamos perante o segundo país mais populoso do mundo e o mais forte mercado mundial para veículos elétricos.

Principalmente, porque a Xiaomi ainda não conseguir levar a comercialização do SU7 a todo o território chinês. O gigante tecnológico tem como objetivo alcançar 219 pontos de venda em 46 cidades e 143 centros de serviço em 86 cidades até o final deste ano.

“Senão podem esperar”…

Como se vê, a Xiaomi ainda tem uma gigantesca tarefa pela frente e o tempo de espera dos clientes até lhes ser entregue o carro que compraram pode vir a ser um problema para a marca.

Não é pois de estranhar que Lei Jun, o fundador e CEO da Xiaomi, tenha escrito esta semana na Weibo – a principal rede social chinesa – que “se está realmente com pressa para comprar um carro, os veículos de energia nova (NEVs) domésticos são uma boa opção. Por exemplo, o Luxeed S7, o Nio ET5 e a série Xpeng P7 também podem ser suas escolhas.” Perante estas palavras, que dizer da chegada do SU7 em Espanha?

Outros mercados só depois

Só depois de conseguir estabilizar o mercado interno é que a Xiaomi pensará em avançar para novos mercados. A Europa será a escolha óbvia e Espanha poderá mesmo ser um dos primeiros países a receber o automóvel da fabricante de smartphones.

Xiaomi SU7 em Espanha
A linha completa do Xiaomi SU7 @Xiaomi

Este é mais um dado que levou aos fortes rumores de que o SU7 em Espanha seria uma realidade já este ano. Não vai ser, mas apesar de a Espanha ser um dos países europeus com maior resistência à adoção da mobilidade elétrica, poderá ser um dos primeiros a receber o Xiaomi SU7.

Espanha será dos primeiros mercados

Numa entrevista durante o  IV Foro Económico Español Wake Up, Spain!, Jia Wei, Head of Marketing Xiaomi Western Europe, afirmou que a Xiaomi tem o costume de lançar os seus produtos na Europa primeiro no mercado espanhol.

As afirmações de Jia Wei sobre o SU7 em Espanha podem ser vistas ao minuto 7

Jia Wei afirma que tal se deve à notoriedade que a marca alcançou no país vizinho e na confiança que os consumidores têm nela, o que permite que teste a aceitação de novos produtos na Europa.

Quando questionada sobre o Xiaomi SU7 em Espanha, Jia Wei foi perentória: “Espanha, sem dúvida, será um dos primeiros países a recebê-lo. Quando? Eu não sei.”

Xiaomi não confirma “oficialmente”

Oficialmente, a Xiaomi afirma que “não confirmámos oficialmente a chegada do veículo elétrico Xiaomi SU7 ao mercado espanhol”.

“Na Xiaomi, valorizamos a transparência e a precisão nas nossas comunicações com os nossos utilizadores e parceiros. Mantemos um compromisso contínuo de informar os nossos utilizadores e a comunidade em geral sobre quaisquer desenvolvimentos relevantes no nosso portfólio de produtos”, continua o fabricante, na nota sobre a entrada do SU7 em Espanha.

“Apreciamos o interesse e a antecipação entusiástica dos nossos fãs e encorajamo-los a manterem-se atentos a futuras actualizações oficiais da Xiaomi”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *