Twingo Twingo

Twingo E-Tech vê interior revelado

O interior do novo Renault Twingo E-Tech foi revelado pela marca francesa no Salão Automóvel de Bruxelas.

Twingo E-Tech chega em 2026

O show car que a Renault colocou no seu espaço do salão automóvel belga mostra um automóvel 100% elétrico fiel ao espírito da primeira geração, mas com a tecnologia e conetividade dos automóveis elétricos do século XXI.

Twingo E-Tech
O Twingo E-Tech deve chegar em 2026 @Renault Group

O show car já tem diferenças relativamente ao primeiro protótipo apresentado o ano passado, e já estará muito próximo do automóvel final, uma vez que o Twingo E-Tech deverá chegar ao mercado já em 2026.

Espaçoso e funcional, o Renault Twingo E-Tech revive alguns dos aspetos do interior dos modelos da primeira geração.

Painel de bordo cilíndrico

Os designers da marca francesa desenharam um painel de bordo cilíndrico e suspenso que é atraente e funcional. O Twingo E-Tech temum painel de instrumentos digital de 7 polegadas e um ecrã multimédia central de 10,1 polegadas.

Twingo E-Tech
O painel de bordo cilíndrico a toda a largura do carro @Renault Group

Estes elementos dão um toque criativo e dinâmico à experiência a bordo, graças ao seu grafismo original. Ao lado dos três botões do ar condicionado, o botão vermelho do pisca-pisca destaca-se visualmente, evocando as memórias do primeiro Twingo.

Sandeep Bhambra, diretor de concept cars e design avançado da Renault, fala das suas opções ao desenhar o Twingo E-Tech

Muitas zonas de arrumação

O layout do interior inclui zonas de arrumação facilmente acessíveis, com espaços sob o painel de instrumentos para malas e objetos do dia a dia.

Twingo E-Tech
Muitos espaços de arrumação @Renault Group

O espaço plano sob o painel de bordo cilíndrico que cobre toda a largura do habitáculo permite aos passageiros manter um livro, o telemóvel ou mesmo os óculos de sol facilmente acessíveis.

Chão de cortiça

Os estofos originais do protótipo Twingo E-Tech elétrico são inspirados nos padrões coloridos do modelo da primeira geração e combinam com a cor exterior da carroçaria, com toques subtis nos painéis das portas dianteiras e no painel de instrumentos virado para o passageiro.

Subscreva a Newsletter

Dado que os show car são uma oportunidade para explorar e testar novas ideias, o chão deste automóvel é feito de cortiça tingida, um material que é, simultaneamente, resistente e durável.

Interior com muita luz

O banco traseiro do protótipo Twingo E-Tech elétrico desliza e dobra-se em duas secções 50/50, adaptando-se assim a todas as situações. Com um teto em vidro arredondado, o habitáculo do protótipo Twingo E-Tech elétrico é inundado de luz natural, proporcionando uma maior sensação de espaço.

Twingo E-Tech
O teto de vidro traz luz para o interior @Renault Group

O interior tem pormenores que não se querem apenas atrativos, mas que também são inteligentes e foram concebidos com um sentido prático para facilitar a vida de quem está a bordo.

Soluções inteligentes

Exemplos disso são o apoio de cabeça dianteiro com uma área magnética para que os passageiros traseiros possam fixar os seus telemóveis, ou uma tira elástica que funciona como um bolso para mapas e para manter uma garrafa de água à mão. O botão de regulação das costas do banco é inspirado nas rodas de um skate, uma alusão ao ambiente urbano do Twingo.

Twingo E-Tech
Os encostos de cabeça têm uma área magnética para colocar smartphones @Renault Group

Os observadores vão ter curiosidade em ler as mensagens deixadas pelos designers para os futuros passageiros. O seu humor e criatividade acrescentam boa energia e disposição.

Um caráter “reguila”

Apresentado, pela primeira vez, ao grande público no Salão Automóvel de Paris, o protótipo Twingo E-Tech elétrico é um citadino compacto inspirado no modelo da primeira geração.

A marca diz que “as linhas curvas e os pormenores modernos sublinham o seu carácter “reguila”. Os faróis LED, em relevo, conferem um aspeto expressivo e alegre, enquanto a assinatura Twingo, no centro da porta da bagageira, reinventa o espírito do Twingo para uma nova era urbana sem compromissos”.

Um projeto em evolução

Esta não é a primeira vez que a Renault mostra ao público o Twingo E-Tech. Estes show car são uma forma de a marca se relacionar com o público, tendo ainda o objetivo prático de permitir aos engenheiros e designers testar a reação do público e otimizar as diferentes caraterísticas.

Renault Twingo
O botão que regula as costas dos bancos foi inspirado nas rodas dos skates @Renault Group

A viatura que está em exposição no Salão Automóvel de Bruxelas evoluiu já relativamente à que tinha sido apresentada no Salão Automóvel de Paris.

Novidades também no exterior

A parte inferior da frente, por exemplo, esconde agora uma entrada de ar, as extensões dos arcos das rodas traseiras são mais pequenas e os para-choques pretos foram redesenhados e impressos num padrão de favo de mel utilizando uma impressora 3D.

Em termos de aspeto, os puxadores das portas dianteiras deixaram de ter uma moldura iluminada, tendo sido acrescentado mais uma pequena janela junto aos espelhos retrovisores. A forma dos faróis traseiros também foi alterada.

Twingo E-Tech
Também no exterior há evolução desde o protótipo apresentado em Paris @Renault Group

Estes desenvolvimentos “ilustram o empenho da Renault em aperfeiçoar, continuamente, o design e as caraterísticas dos seus automóveis, ao longo do processo de desenvolvimento”.

Objetivo: menos de 20.000 euros

O protótipo Twingo E-Tech elétrico é um show car concebido sobre a pequena plataforma AmpR, antevendo o futuro automóvel de produção que vai chegar ao mercado, em 2026.

O automóvel foi desenvolvido pela Ampere em apenas dois anos, com o objetivo de atingir um preço de entrada inferior a 20.000 euros, para um modelo produzido na Europa.

O Renault Twingo E-Tech vai complementar os outros modelos da gama elétrica E-Tech: Renault 5, Renault 4, Megane e Scenic, que tem sido um sucesso de vendas e também entre a imprensa especializada. O Renault 5 E-Tech acaba de ganhar o prémio europeu de Melhor Carro do Ano 2025, um galardão que o ano passado tinha sido ganho pelo Renault Scenic E-Tech.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *