venda de automóveis elétricos venda de automóveis elétricos

Venda de automóveis elétricos ultrapassa híbridos, revela ACAP

A venda de automóveis elétricos superou a de automóveis híbridos em fevereiro, de acordo com a associação do setor.

venda de automóveis elétricos
A venda de automóveis elétricos está em alta @JUICE / Unsplash

Registados 3.191 automóveis elétricos

Dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) revelam que em fevereiro foram matriculados 3.191 automóveis 100% elétricos (BEV), tendo sido registados 2.394 híbridos plug-in (PHEV). Já no que diz respeito aos híbridos (HEV), foram matriculados 2.821.

Ou seja, em números absolutos, os consumidores optaram mais por veículos elétricos do que plug-in ou híbridos. E, no que toca aos BEV, a Tesla continua na liderança destacada.

Dos 3.191 automóveis elétricos de passageiros matriculados em fevereiro, 1 155 foram modelos do construtor norte-americano.

Tesla Model 3
Tesla lidera vendas de BEV @cortesia Tesla Inc

Subida sem apoio à compra

Em termos acumulados, em janeiro e fevereiro foram matriculados 5.685 automóveis BEV, 4.562 híbridos plug-in e 5.386 híbridos.

O BEV já representam 15% do total dos automóveis matriculados em Portugal nos meses de janeiro e fevereiro.

Estes números são particularmente relevantes se no lembrarmos que este ano ainda não entraram em vigor as ajudas do Estado à compra de automóveis de energias limpas. O Orçamento de Estado em vigor aponta para o apoio ao abate a veículos em fim de vida e à continuação do apoio à compra de BEV. Os mesmos não serão cumulativos e os seus valores serão definidos pelo próximo governo.

Plug-In com maior percentagem de crescimento

Se em termos absolutos, os a venda de automóveis elétricos lidera no mercado em janeiro e fevereiro deste ano, percentualmente são os híbridos Plug-In (PHEV) que conseguem um maior incremento da venda.

Os dados fornecidos pela ACAP indicam que, em fevereiro, os veículos PHEV ligeiros de passageiros tiveram um aumento de matrículas da ordem dos 37,3% no período homólogo, enquanto os BEV aumentaram 21,7%. Já os híbridos (HEV) estabilizaram, tendo tido um decréscimo de procura de 0,2%.

A análise da ACAP à venda de automóveis elétricos

A Associação Automóvel de Portugal, ACAP, faz a sua própria leitura do mercado, nomeadamente da venda de automóveis elétricos:

Variação positiva nas vendas

“No mês de fevereiro de 2024 foram matriculados em Portugal 8.406 automóveis ligeiros de passageiros novos eléctricos, plug-in e híbridos eléctricos, ou seja, mais 17,4 por cento que no mesmo mês do ano anterior”, informa a ACAP em comunicado.

Sobre a venda de automóveis elétricos, a associação do setor continua: “de janeiro a fevereiro de 2024 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros deste tipo totalizaram 15.633 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 16,4 por cento relativamente a período homólogo de 2023”.

O Top 5 das marcas

Nos dados disponibilizados pela ACAP é possível fazer olhar de perto para o mercado dos BEV e de quais as marcas que melhor performance estão a ter na venda de automóveis elétricos.

Assim, como já dissemos, a Tesla está na liderança do mercado com largo avanço, tendo matriculado 1704 veículos nos dois primeiros meses do ano.

A partir daqui, as marcas equivalem-se muito e a luta é bem mais renhida. Em segundo lugar no top 5 no que à venda de automóveis elétricos diz respeito surge a BMW com 575 veículos matriculados, seguida pela Mercedes-Benz com 371 automóveis.

O top 5 das marcas mais vendidas em janeiro e fevereiro é completado pela Volvo, com 364 BEV vendidos, e pela Citroën, com 297.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *