As vendas da Tesla caíram abruptamente na Europa em janeiro, com a marca norte-americana a ter um tombo de 60% na Alemanha. Portugal também não foi imune à tendência, que poderá ter várias explicações.
Neste artigo:
Queda de 50,6% na Europa
As vendas da Tesla na Europa no mês de janeiro tiveram uma quebra abrupta. A marca norte-americana vendeu menos 50,6% na Europa, quando comparado com janeiro de 2023.
Há várias razões que poderão explicar o comportamento da marca nos vários mercados, mas a tendência é geral. As diferenças estão apenas no tamanho da queda.
Portugal sofre menos, e mesmo assim…
O país onde a Tesla melhor resistiu foi no Reino Unido, tendo mesmo assim menos 18,2% de vendas em janeiro do que no período homólogo.
Portugal vem logo a seguir. De acordo com a Reuters, a Tesla vendeu 380 unidades no nosso país e teve uma quebra de 31%. Os números da ACAP – Associação Automóvel de Portugal são ligeiramente diferentes (380/29,1%), mas não invalidam os dados.
Maior queda em Espanha
Em Espanha, a marca de Elon Musk teve uma queda histórica em janeiro, vendendo menos 75,4% do que no período homólogo.
Já em França, a Tesla vendeu menos 63,4% do que em janeiro de 2023.
O caso da Alemanha
Na Alemanha, a queda nas vendas da Tesla foi de 59,5%. Os dados neste país são particularmente relevantes, uma vez que o mercado elétrico cresceu 53,5% em janeiro.
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Os analistas dividem-se quanto às causas e a verdade é que poderão ser múltiplas. Na Alemanha, as opções políticas de Elon Musk poderão ter tido um efeito negativo sobre a Tesla.
Musk, recorde-se, tem apoiado direta e reiteradamente o partido alemão de extrema-direita, o Alternativa para a Alemanha (Afd), o que tem gerado um acesso debate no país.
Política de Elon Kusk tem influência
Um outro exemplo é a Suécia, onde as vendas da Tesla caíram 46%. A Reuters relata que a popularidade da marca sofreu com o papel que tem tido na Administração Trump.
A percentagem de suecos que têm uma opinião positiva sobre a Tesla desceu para 11% numa sondagem da Novus realizada após a tomada de posse de Trump, contra 19% numa sondagem semelhante realizada entre 15 e 17 de janeiro, enquanto os que disseram ter uma opinião negativa subiram de 47% para 63%.
Queda das vendas da Tesla é transversal
No total de nove mercados analisados (Alemanha, Reino Unido, França, Países Baixos, Noruega, Espanha, Suécia, Dinamarca e Portugal), foram vendidas em janeiro 6.794 unidades da Tesla, quando em janeiro de 2023 a marca tinha conseguido vender 13.706 automóveis.
Mas a queda verificou-se em todos os mercados europeus e pode também ser explicada pela chegada do novo Model Y, cujas encomendas na Europa abriram a 14 de janeiro. Os consumidores podem ter preferido adiar a compra de carro.
À espera do novo Model Y?
Mas a diferença de preços entre o novo Model Y Launch Series e a geração anterior é grande, sendo o novo Model Y Lauch Series cerca de 15.000 euros mais caro, não havendo ainda data para o início das encomendas do novo Model Y de tração traseira, que igualará os preços.
Contudo, o ano passado, janeiro foi também o mês do lançamento do Model 3 e as vendas da Tesla não se ressentiram como está a acontecer este ano.
A Tesla antecipou a chegada do novo Model Y com uma agressiva campanha de descontos e vantagens em novembro e dezembro do ano passado, o que poderá ter levado à antecipação da compra.
A concorrência e a falta de inovação
Outra razão que ajuda a explicar a diminuição das vendas da Tesla é a concorrência, como explica Ginny Buckley, ouvido pela Reuters.
“A influência de Musk na marca está a tornar-se cada vez mais polarizadora, levando muitos compradores a procurar noutro lado”, sublinha o CEO da Electrifying.com. “Com mais de 130 modelos de EV convencionais atualmente disponíveis no Reino Unido – em comparação com apenas 25 em 2020 – a concorrência nunca foi tão feroz e a Tesla já está a sentir a pressão.”
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No mesmo sentido, o presidente executivo do grupo de investigação New AutoMotive, Ben Nelmes, disse à Reuters que os problemas da Tesla resultam menos das ações de Musk e mais do facto de não ter lançado um novo modelo convencional desde o Model Y em 2020, enquanto os rivais, incluindo os fabricantes chineses de EV, têm produtos mais frescos no mercado.
“Não se deve às opiniões de Musk ou dos automobilistas britânicos sobre Musk – eles pararam de inovar depois do Modelo Y”, disse ele sobre a Tesla.