O Volvo ES90 só vai ser revelado a 5 de março, mas já sabemos que tem a potencialidade de acrescentar 300 km à autonomia com apenas 10 minutos de carga.
Neste artigo:
ES 90 carrega mais depressa que outro carro da marca
Alimentado por tecnologia de 800 volts, o ES90 é o automóvel elétrico da marca a conseguir ir mais longe e a carregar mais depressa do que qualquer outro Volvo elétrico.
Utilizando carregadores ultrarrápidos, o Volvo ES90 consegue acrescentar mais 300 quilómetros de autonomia em apenas 10 minutos de carga. Além do mais, a marca afirma que a sua autonomia total é de até 700 km com um único carregamento.
A autonomia de até 700 km em ciclo WLTP aplica-se às variantes de tração integral com motor duplo e bateria de 106 kWh.
Segredo está na tecnologia de 800 volts
O veículo que vai ser apresentado a 5 de março usufrui da nova tecnologia de 800 volts que se estreia na Volvo e que permite o carregamento mais rápido, mas também um melhor desempenho geral. Quando comparado com sistema de 400 volts, o sistema elétrico é mais eficiente.
Subscreva a Newsletter
O Volvo ES90 acrescenta à tecnologia de 800 volts um software e hardware de gestão de bateria totalmente novos, e um design progressivo.
“Torna os nossos automóveis elétricos mais eficientes”
“A nossa tecnologia de 800V marca mais uma atualização tecnológica significativa para os nossos clientes, à medida que avançamos para a eletrificação total”, afirma Anders Bell, o diretor de engenharia e tecnologia da Volvo.
“Torna os nossos automóveis elétricos ainda mais eficientes, ajuda-o a carregar o seu Volvo elétrico mais rapidamente e a ir mais longe com um único carregamento,” sublinha
Todo o sistema elétrico foi atualizado
O novo sistema de 800 volts obrigou à atualização de todos os componentes do sistema elétrico, para que fossem compatíveis. Os engenheiros da Volvo tiveram de atualizar as células da bateria, os motores elétricos, o inversor, o carregamento, assim como os sistemas climáticos e térmicos. Estas atualizações permitiram “benefícios em termos de carregamento, eficiência e desempenho”.
A marca explica que “um sistema de tensão mais elevada significa que pode fornecer mais potência (em quilowatts, ou kW) e autonomia com a mesma corrente que um sistema de 400 volts. Esta abordagem gera menos calor, o que significa que a sua bateria pode ser carregada mais rapidamente até 350 kW sem sobrecarregar o sistema elétrico”.
O sistema de 800 volts da Volvo contém motores elétricos e outros componentes mais leves, reduzindo por um lado o peso total do automóvel e melhorando a eficiência do sistema, enquanto aumenta a aceleração e a autonomia do veículo.
Novo software de gestão de bateria
O novo software de gestão de baterias desenvolvido internamente cria uma experiência de carregamento mais robusta. “Em comparação com outros automóveis elétricos Volvo, o nosso novo software reduz o tempo que demora a carregar o seu ES90 de 10 a 80 por cento em 30 por cento, para 20 minutos.
Isto deve-se, em parte, à integração do software de carregamento adaptável da Breathe Battery Technologies, uma empresa em que investimos no ano passado através do Volvo Cars Tech Fund, o nosso braço de capital de risco empresarial.”
Preocupação ambiental
O Volvo ES90, que vai ser apresentado a 5 de março, foi feito com uma forte preocupação ambiental. 29% de todo o alumínio e 18% de todo o aço utilizados no ES90 são reciclados.
Também 16% de polímeros são reciclados e utiliza materiais de base biológica. Os painéis de madeira no interior do ES90 são fabricados com madeira certificada pelo FSC.
O passaporte da bateria
O Volvo ES90 traz consigo o passaporte de bateria, baseado na tecnologia blockchain que permite o monitorizar das matérias-primas.
O passaporte que o Volvo ES90 indica a origem do lítio, do cobalto, do níquel e da grafite utilizados na bateria. Também destaca a pegada de CO2 do conjunto completo de baterias e outras informações relevantes.
Leia também:
“Para os clientes – diz a Volvo, – isto proporciona transparência sobre a forma como obtemos a matéria-prima da bateria de uma forma responsável”.