A Tesla e a Opel tiveram quedas acentuadas de vendas de automóveis 100% elétricos em janeiro, de acordo com dados preliminares da Dataforce. Em contrapartida, o primeiro mês de janeiro sorriu para a Volkswagen e BMW, que viram os seus veículos elétricos venderem bem na Europa.
Neste artigo:
Tesla com problemas
Os números agora apresentados confirmam os primeiros indicadores deixados pela Tesla, que tem um mês de janeiro verdadeiramente para esquecer. A Dataforce afirma que a Tesla vendeu -46%, números que são um pouco melhores do que os apresentados pela ACEA – European Automobile Manufacturers’ Association, que afirma ter a marca norte-americana diminuído em 50,3% as suas vendas.
Em contraciclo, ou mesmo aproveitando a queda da Tesla que viu todos os seus modelos registarem uma quebra de 36% ou mais em janeiro, estão a Volkswagen e BMW.
A Volkswagen tem na família ID um verdadeiro sucesso, com um aumento de vendas de 203%, com todos os modelos da família ID a verem as vendas a crescer pelo menos 27% em janeiro. Também a BMW ultrapassou a Tesla no volume de unidades elétricas vendidas em janeiro, conseguindo vender 3.883 unidades do best seller BMW iX1.
Model Y não foi o mais vendido
Pela primeira vez em muito tempo, o Tesla Model Y não foi o modelo 100% elétrico mais vendido. Esse galardão coube ao Volkswagen ID.4, que vendeu em janeiro no espaço europeu (União Europeia + EFTA + Reino Unido) um total de 7.145 unidades contra as 6.055 do Model Y. O VW ID.4 teve um aumento de 198,3% das vendas enquanto o Model Y registou um retrocesso de 48,8%.
No top 3 dos automóveis elétricos mais vendidos na Europa encontra-se outro Volkswagen. O VW ID.7 vendeu 5,866 unidades, o que representa um impressionante aumento de 679.0%.
Ao analisarmos os automóveis elétricos 100% elétricos mais vendidos em janeiro, verificamos que nos 10 primeiros encontramos o recém-chegado Kia EV3, o Skoda Enyaq iV, o VW ID.3, o Dacia Spring, o Tesla Model 3, o novo Renault 5 E-Tech e, finalmente, o Volvo EX30.
De notar que o Volvo EX30, que foi o terceiro veículo elétrico mais vendido na Europa em 2024, caiu para o 10º lugar em janeiro, apesar de as vendas terem aumentado 86%.
Volkswagen e BMW superam dificuldades
No total dos dados analisados pela Automotive News Europe, 47 construtoras relataram vendas inferiores a janeiro de 1924, enquanto 34 registaram aumentos de volume. A Volkswagen e a BMW aproveitaram as dificuldades da Tesla e da Opel, nomeadamente. Mas, no caso da Tesla, estamos a falar do até aqui líder de vendas de veículos elétricos.
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No geral, as vendas de veículos elétricos na Europa aumentaram 36% para 166.691 no mês passado. O resultado foi uma quota de mercado de 16,8% para os veículos elétricos, superior à quota de 13% prevista para o ano completo de 2024, mas ainda aquém dos 20 a 22% que o CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, afirma serem necessários para cumprir os objetivos de emissões mais rigorosos da UE para 2025.
Contudo, a chegada ao mercado de propostas 100% elétricas mais baratas pode vir a ser um game-changer na transição para a mobilidade energética.
Em termos unitários, a marca que registou uma maior quebra unitária de vendas foi a Opel, subsidiária da Stellantis, que vendeu quase 11.000 carros a menos em janeiro. A Tesla vendeu quase menos 9.000 automóveis do que em janeiro de 2024.
E as marcas chinesas?
Na Europa, os fabricantes de automóveis chineses aumentaram as suas vendas em 52%, contrariando as expetativas que as tarifas extra impostas pela UE faziam antever. Com 38.706 unidades, alcançaram uma quota de 3,9% do mercado de automóveis elétricos, quando em janeiro de 2024 essa quota era de 2,5 por cento.
A MG, propriedade da SAIC, continua a ser a marca chinesa que mais vendeu na Europa, com um incremento de 17% e conseguindo colocar 19.423%. Um em cada 2 carros chineses vendidos na Europa é da MG.
Contudo, este quase “monopólio” pode ter os dias contados, com a BYD a avançar um com aumento de vendas de 175% e a Polestar de 131%(fabricante sueco que a Dataforce coloca como sendo chinês por ser detido por uma empresa da China e ter a maior parte da sua produção naquele país, embora tenha fábricas na Coreia do Sul e nos Estados Unidos).
Outros vencedores
A Lotus foi uma das vencedoras de janeiro. A empresa britânica, propriedade da Geely, aumentou as vendas em 164% para 420 carros em janeiro, graças ao 100% Eletre, que representou 81% do volume da empresa.
A Cupra, subsidiária do Grupo VW, registou um aumento de 53% em janeiro, para 20.369 vendas, devido à forte procura do hatchback Born, totalmente elétrico, que registou um volume de 3.743 unidades.
A Renault aumentou as vendas em janeiro em 17%, para 48 959 unidades. Os maiores contribuintes foram o Symbioz e o Scenic E-Tech, que adicionaram 3.983 e 2.835 vendas ao volume global da Renault no mês passado, de acordo com os números da Dataforce.
Apesar do aumento das tarifas da UE sobre os veículos elétricos fabricados na China, as vendas de modelos totalmente elétricos exportados para a Europa aumentaram 32% para 12.985, o que ficou ligeiramente abaixo do ganho global de 36% para os EV.
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Os fabricantes de automóveis europeus foram os que mais contribuíram para o crescimento dos EV no mês passado, com um aumento de 54% nas vendas combinadas, para 118.434.