A Volvo já entregou mais de 5.000 camiões elétricos desde 2019. A marca sueca lidera na eletrificação do transporte pesado com oito modelos em produção e aposta tripla em tecnologias de zero emissões.
Neste artigo:
Quase 170 milhões de quilómetros em modo elétrico
A Volvo Trucks já entregou mais de 5.000 camiões elétricos a clientes em 50 países. Desde o lançamento do primeiro modelo em 2019, as viaturas já percorreram quase 170 milhões de quilómetros em operações comerciais, reduzindo não só as emissões de CO₂, como também o ruído nas cidades e o desgaste físico dos condutores.
“É encorajador ver tantas empresas a adotarem os benefícios dos camiões elétricos. Eles estão disponíveis aqui e agora, com vantagens reais tanto para o ambiente como para o negócio”, afirmou Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Gama completa para distribuição, construção e recolha de resíduos
A Volvo conta atualmente com oito modelos elétricos em produção, pensados para diferentes segmentos. para a distribuição urbana e regional a marca conta com os FL Electric e FE Electric, para a construção e transporte de resíduos tem os FMX Electric e FM Low Entry.
Para a longa distância e transporte pesado, a Volvo disponibiliza os FM Electric, FH Electric (vencedor do International Truck of the Year 2024), FH Aero Electric. A marca tem um modelo pensado especialmente para o mercado norte-americano, o VNR Electric.
A estratégia da marca passa por cobrir todo o espectro de necessidades do transporte rodoviário, dos centros urbanos às rotas internacionais.
Alemanha, EUA e países nórdicos lideram a adoção
Os cinco principais mercados da Volvo Trucks em mobilidade elétrica são atualmente Alemanha, Países Baixos, Estados Unidos, Noruega e Suécia — espelhando uma adoção transversal entre regiões com políticas ambientais avançadas e operadores de larga escala.
“Os camiões elétricos a bateria da Volvo estão disponíveis aqui e agora, oferecendo aos nossos clientes e compradores de transporte uma alternativa mais sustentável que faz sentido comercialmente, e muitos dos nossos clientes estão a regressar a nós para aumentar as suas frotas elétricas”, sublinha Roger Alm.
Mais do que camiões elétricos: é a infraestrutura que conta
Além da oferta de produto, a Volvo tem desenvolvido competências específicas em otimização de carregamentos, financiamento, formação e manutenção para operadores de frotas. O objetivo passa por acelerar a transição sem comprometer a produtividade, entregando um verdadeiro ecossistema que torne os camiões elétricos efetivos.
Os benefícios dos camiões elétricos vão além dos ganhos ambientais: os condutores experimentam um ambiente de trabalho significativamente melhor, com níveis de ruído e vibração muito mais baixos.
Três caminhos para zero emissões
A abordagem da Volvo assenta numa estratégia tecnológica tripla para alcançar a neutralidade carbónica até 2040 e que passa pelos camiões elétricos a bateria. Este é o foco atual e já em operação desde 2019.
Subscreva a Newsletter
Mas a empresa pondera ainda oferecer camiões a hidrogénio (fuel cell) — para rotas mais longas e carregamento rápido e motores de combustão a combustíveis renováveis, como biodiesel, HVO ou biometano.