50% de quota de mercado 50% de quota de mercado

BYD: NEV com 50% de quota de mercado na China em 3 meses

A implantação dos automóveis movidos a novas energias (NEV) na China é exponencial, de tal modo que o CEO da BYD acredita que atingirão 50% de quota de mercado nos próximos 3 meses.

50% de quota de mercado
O trânsito em Xangai @Denys Nevozhai/Unsplash

Ritmo de crescimento faz mudar previsão

O CEO da BYD, Wang Chuanfu, prevê que os veículos movidos a novas energias (elétricos e híbridos) atingirão 50% de quota de mercado na China já nos próximos três meses, impulsionada pela rápida taxa de penetração e pela crescente dominância dos NEVs no mercado.

Wang Chuanfu fez esta previsão no Fórum China EV 100, realizado em Pequim.

“A taxa de penetração dos NEV ultrapassou os 48,2% na semana passada e, se continuar a este ritmo, calculo que a penetração possa atingir os 50% nos próximos três meses”

Wang Chuanfu, CEO da BYD

A sua previsão vem na sequência da recente ultrapassagem dos 48,2% de quota de mercado por parte dos NEVs na China.

Apenas há um mês, Wang tinha dito que os NEVs na China poderia atingir 50% de quota de mercado até ao final do ano. No entanto, a rápida aceleração da penetração dos NEVs no mercado levou-o a antecipar a sua previsão. Só em março, estima-se que a venda de NEVs ultrapasse os 750.000 naquele país asiático.

50% de quota de mercado e mais

O CEO da BYD acredita que a taxa de penetração dos NEVs continuará a aumentar nos próximos meses, à medida que estes veículos dominam cada vez mais o mercado, e não apenas na China.

Em 2023, as vendas globais de veículos de passageiros movidos a novas energias ultrapassaram os 13 milhões de unidades, com uma taxa de penetração global de cerca de 18 por cento, referiu Wang.

No ano passado, as vendas internas de veículos de passageiros de energia nova na China foram de cerca de 7,88 milhões de unidades, com uma taxa de penetração global de mais de 35 por cento. Um salto para 45% significaria um aumento de dois milhões de vendas de NEVs afirmou o CEO da BYD no fórum que junta os principais fabricantes de automóveis elétricos chineses, citado pelo CnEVPost.

Carro do ano

Com a China a liderar o caminho na adoção de NEVs, os fabricantes chineses estão agora a expandir-se para os mercados internacionais. A BYD, por exemplo, enviou recentemente 3.000 veículos elétricos para a Europa no seu primeiro navio de transporte de automóveis.

BYD Seal é Carro do Ano 2024 em Portugal
O BYD Seal conquistou vários prémios @BYD

Em Portugal desde maio do ano passado, a construtora chinesa tem tido um crescente número de vendas e viu recentemente um dos seus modelos, o BYD Seal ganhar o troféu de carro do ano.

Fabricantes têm de aumentar escala

Na sua intervenção no Fórum China EV 100 , Wang alertou que a indústria está a entrar numa fase difícil e que os fabricantes de automóveis precisam de aumentar a escala e fazer crescer as suas marcas o mais rapidamente possível, num momento em que os NEV vão atingir 50% de quota de mercado.

A empresa também está a expandir-se para novos segmentos do mercado, incluindo SUVs de luxo e de tamanho médio. A BYD lançou recentemente o seu supercarro elétrico Yangwang U9, com um preço inicial de 233.000 dólares, e tem dois novos SUVs elétricos de tamanho médio, o Sea Lion 07 e o Song L, a serem lançados para competir com o Model Y da Tesla.

Trabalhar com a Tesla

Embora a BYD e a Tesla sejam frequentemente comparadas, Wang vê a Tesla como um parceiro importante.

BYD vê Tesla como parceiro
BYD vê Tesla como parceiro @Cortesia da Tesla, Inc

O CEO da BYD acredita que ambas as empresas podem trabalhar juntas para continuar a ganhar quota de mercado em relação aos automóveis a combustão interna.

As vendas a retalho de veículos elétricos novos de passageiros na China estão estimadas em cerca de 750.000 unidades em março, um aumento de 37,1% em termos homólogos e de 93,2% em relação a fevereiro, de acordo com dados preliminares da Associação de Automóveis de Passageiros da China (CPCA).

O aumento em relação a fevereiro explica-se com as férias do Ano Novo Chinês, e com a consequente grande diminuição do número de vendas. Março, por seu lado, é tradicionalmente o melhor mês do mercado automóvel na China. Os dados da CPCA dão força à previsão do CEO da BYD de que os NEV atingirão 50% de quota de mercado nos próximos 3 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *