Os camiões 100% elétricos Mercedes eActros 600 superaram com sucesso os testes de inverno.
Neste artigo:
Os Mercedes eActros 600 viram agora as suas baterias serem testadas a uma temperatura de 35 graus Celsius negativos.
Frio testa baterias do Mercedes eActros 600
Os engenheiros da Mercedes-Benz Trucks levaram os camiões ao limite durante os testes de inverno, depois de já o terem feito no verão. Primeiro no calor sufocante da Andaluzia e agora no frio gelado da Finlândia, os camiões 100% elétricos superaram os testes
Na localidade de Rovaniemi, na Finlândia, os Mercedes eActros 600 suportaram temperaturas de 35 graus Celcius negativos.
“Estamos na reta final dos ensaios do eActros 600 e estamos extremamente satisfeitos com os resultados dos testes”
Christof Weber, Diretor de Testes Globais da Mercedes-Benz Trucks
Estes foram os últimos testes dos protótipos aperfeiçoados, antes da entrada em produção prevista para o final do ano.
Christof Weber, Diretor de Testes Globais da Mercedes-Benz Trucks, sublinha o seu orgulho pelo trabalho da equipa: “Estou orgulhoso de toda a equipa que, incansavelmente, pôs o eActros 600 à prova, não só no calor extremo da Andaluzia, mas também no frio intenso de Rovaniemi.”
Autonomia de 500 quilómetros
O Mercedes eActros 600 é um camião desenhado para transportes de longo curso e teve a sua estreia mundial em outubro passado.
A elevada capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora – daí a designação de modelo 600 – e um novo eixo de tração elétrico desenvolvido internamente, permitem que o camião elétrico atinja uma autonomia de 500 quilómetros sem carregamento intermédio.
Para além do carregamento CCS com até 400 kW, o Mercedes eActros 600 permitirá mais tarde também o carregamento de megawatts (MCS).
O camião elétrico caracteriza-se por um design do trator que pode ser classificado de purista, com linhas claras e uma forma aerodinâmica.
Mercedes eActros 600 com variantes rígidas
A Mercedes-Benz prevê começar a produção do eActros 600 ainda no decorrer desde ano, depois de as baterias terem provado no teste de inverno nas estradas finlandesas.
De acordo com a marca, a Mercedes-Benz Trucks começará a produzir mais do que o trator desde o início. O eActros 600 tem um peso máximo autorizado com reboque tecnicamente admissível de 44 toneladas.
Em comunicado de imprensa, afirma que “também produzirá variantes rígidas do eActros 600 desde o lançamento no mercado, oferecendo aos clientes outras aplicações possíveis para o transporte elétrico”.
Solução integrada para operadores de frota
O Mercedes eActros 600 pretende estabelecer novos padrões de rentabilidade para os operadores de frotas, sendo objetico da marca a substituição a longo prazo da maioria dos camiões a diesel no importante segmento de transporte de longo curso.
No seu site, a marca tem um interessante comparador que permite simular a poupança conseguida em 120.000 quilómetros entre um eActros 600 100% elétrico e o seu primo Actros 1845 LS com motor diesel. O resultado da poupança calculada é de tal forma que permitirá recuperar o investimento em pouco tempo.
Leia também:
O núcleo do conceito da Mercedes-Benz Trucks para o transporte de longa distância com baterias eléctricas é oferecer aos clientes “uma solução holística” .
Assim, além dos veículos propriamente ditos, a Mercedes-Benz Truck coloca ao dispôr dos operadores de frota consultoria, infraestrutura de carregamento e serviços.