Os veículos elétricos chineses estão cerca de três a cinco anos à frente da concorrência em termos de produtos, tecnologia e cadeia industrial. A afirmação é de Wang Chuanfu, CEO da BYD, em entrevista à televisão estatal da China.
Neste artigo:
Protecionismo não funciona com bons produtos
Na altura, Wang sublinhou que o protecionismo não funciona para bons produtos e que a aprovação dos consumidores está a motivar o fabricante de veículos elétricos a “ultrapassar várias dificuldades”.
O CEO da BYD referia-se especificamente às tarifas impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia, com a UE a impôr uma tarifa extra de 17% à importação dos automóveis elétricos da BYD.
CEO da BYD apela a mundo mais aberto
Na entrevista, Wang Chuanfu afirmou que os veículos de energia nova (NEV) chineses estão à frente do resto do mundo e apelou a um mundo mais aberto para permitir que mais pessoas os experimentem.
“Quer em termos de produtos, tecnologia ou cadeia industrial, os NEVs da China estão à frente do resto do mundo em cerca de 3-5 anos”, disse Wang, o CEO da BYD, numa entrevista à emissora estatal CCTV. “Somente com abertura e inovação o mundo pode sentir esses bons produtos e se desenvolver juntos”, sublinhou.
110.000 engenheiros fazem a diferença”
Para o CEO da BYD, “o maior trunfo da BYD é a sua equipa de engenheiros. Temos 110.000 engenheiros, que são o maior ativo” da empresa.
Subscreva a Newsletter
“Por trás de cada uma das tecnologias da empresa está a inovação, o desenvolvimento verde e os esforços de 110.000 engenheiros”, sublinhou Wang.
Reunião de alto nível com presidente chinês
O CEO da BYD foi entrevistado após o simpósio do Presidente chinês Xi Jinping com alguns dos maiores nomes do sector tecnológico da China. Wang estava entre os líderes empresariais que falaram no encontro.
Além de Wuang Chuanfu, CEO da BYD, participaram na reunião de alto nível com o presidente chinês o fundador da Huawei, Ren Zhengfei, o fundador da Xiaomi, Lei Jun, e o fundador da DeepSeek, Liang Wenfeng.
China é maior exportador mundial de automóveis
A China ultrapassou o Japão em 2023 como o maior exportador de automóveis do mundo, mas suas exportações de veículos elétricos enfrentam tarifas dos Estados Unidos e da União Europeia, com a UE impondo uma tarifa de 17.0% sobre os EVs da BYD. A BYD (Build Your Dream) é um dos principais responsáveis pelo aumento da exportação de veículos chineses.
Leia também:
Fundada em fevereiro de 1995 por Wuang Chuanfu, que continua como presidente e CEO da BYD, com cerca de 20 trabalhadores. Atualmente, a empresa tornou-se uma das maiores empresas automóveis da China, com uma força de trabalho total de mais de 900.000 pessoas.