O Lotus Emeya bateu o recorde ao carregar na rede pública de 10 a 80% em 14 minutos. De acordo com a marca, o tempo foi conseguido na rede pública de carregamento.
Neste artigo:
Emeya é um dos mais rápidos
O Lotus Emeya é capaz de carregar de 10 a 80% em 14 minutos, utilizando um carregador rápido DC de 400 kW (capacidade de 600 A), o que o torna “um dos veículos eléctricos de carregamento mais rápido atualmente disponíveis”.
Este facto foi validado pela empresa de consultoria global P3, que publicou recentemente o seu Índice de Carregamento P3 2023 independente para a Ásia.
Velocidade de carregamento bate melhores
De acordo com os dados dos analistas, o Lotus Emeya ficou em primeiro lugar como o veículo elétrico de carregamento mais rápido. O estudo incluiu veículos eléctricos líderes de mercado a nível mundial, incluindo o Mercedes EQS, o BMW i7, o Tesla Model Y, o Genesis G80, o Xpeng G9, o Kia EVP, o Hyundai Ioniq 6, o Nio ET5 e o BYD Atto 3.
O relatório também concluiu que o Emeya pode atingir uma potência de pico de carregamento de 402 kW, resultando numa potência média de carregamento de 331 kW, entre 10% e 80% do estado de carga da bateria – este valor foi mais elevado em comparação com o pico de carregamento dos outros veículos eléctricos testados.
Subscreva a Newsletter
Além disso, combinado com um consumo de energia WLTC de 18,7 kWh/100 km, o Emeya pode ganhar até 310 km de autonomia em 10 minutos.
Tecnologia “cell-to-back”
A Lotus utiliza uma estrutura de bateria “cell-to-back”, o que significa que podem ser embaladas mais 20% de células no mesmo espaço, em comparação com uma arquitetura de módulo padrão. O Emeya utiliza ainda uma nova arquitetura de sistema de arrefecimento concebida para melhorar o desempenho térmico e a eficiência da bateria.
Siga o canal do EV Mag no
“Com a nossa tecnologia de carregamento líder na indústria atualmente disponível, a Emeya ultrapassa os limites do desempenho de um EV, proporcionando aos condutores a confiança necessária para viajar para qualquer lugar. Estamos a proporcionar uma experiência de condução inigualável no derradeiro pacote de um grand tourer, para que os condutores queiram optar por um veículo elétrico,” sublinhou Qingfeng Feng, Diretor Executivo do Grupo Lotus.
Rede de carregamento
Atrvés da da rede de carregamento da Bosch, os donos de veículos Lotus têm acesso a mais de 700.000 pontos de carregamento públicos em 30 países europeus, como Reino Unido, Alemanha e França. A Lotus está comprometida em ampliar a sua rede de carregamento pela Europa, esperando vir a integrar mais operadores de rede.
Leia também:
Adicionalmente, a Lotus uniu forças com a Mobilize Power Solutions para tornar o carregamento doméstico a principal opção, oferecendo um pacote completo que abrange desde o fornecimento até a instalação de um ponto de carregamento, com suporte personalizado do pedido até a ativação.