A Mercedes-Benz apresentou a versão 2025 do CLA como sendo o primeiro modelo de uma família de veículos totalmente nova. O novo CLA tem mais autonomia que o antecessor e é totalmente elétrico, usufruindo do novo Sistema Operativo Mercedes-Benz e de uma arquitetura de 800 volts.
Neste artigo:
Mercedes CLA: o primeiro com o novo sistema operativo
Pode não ser o mais bonito dos seus automóveis, mas para a Mercedes não há dúvida de que o novo CLA “é o veículo mais inteligente que a Mercedes-Benz alguma vez fabricou”.
O novo CLA é o primeiro veículo da marca alemã a funcionar totalmente com o Sistema Operativo Mercedes-Benz (MB.OS), desenvolvido internamente. É, por isso, “o Mercedes-Benz mais inteligente de sempre”.
Vários agentes de IA num único sistema
O MB.OS marca o início da quarta geração do MBUX, o sistema multimédia nativo da mercedes. A nova geração do MBUX é o primeiro sistema de informação e entretenimento automóvel a integrar inteligência artificial (IA) da Microsoft e da Google.
Isto combina, pela primeira vez, vários agentes de IA num único sistema. “O MB.OS oferece a máxima flexibilidade para integrar na perfeição conteúdos de fornecedores terceiros”, diz a marca. A interface típica da Mercedes mantém-se, proporcionando uma experiência familiar ao cliente.
O novo sistema melhorado por IA torna possível equipar cada veículo com um supercomputador ligado à Mercedes-Benz Intelligent Cloud. Isto permite atualizações regulares over-the-air para as funções mais importantes do veículo, incluindo, pela primeira vez, os sistemas de assistência à condução.
Num automóvel com o qual se pode conversar graças à Inteligência Artificial generativa, o MBUX Superscreen é alimentado por chips de alto desempenho de última geração e gráficos em tempo real do Unity Game Engine.
Novo conceito de controlo e exibição
No Mercedes CLA é inaugurado um novo conceito de controlo e exibição adaptado às preferências individuais dos clientes. A melhorada MBUX Zero Layer no ecrã central mostra as informações mais importantes, sugestões e, pela primeira vez, as aplicações utilizadas mais recentemente.
Na vista de aplicações, as aplicações podem agora ser movidas e agrupadas em pastas com nomes, à semelhança de um smartphone. Quando uma aplicação está aberta, basta deslizar o dedo para a esquerda para regressar à vista de aplicações. Outro deslize leva o utilizador de volta à Camada Zero. Em alternativa, o utilizador pode ainda ir diretamente para a Camada Zero em qualquer momento através do botão Home.
Mas não falemos “só” do sistema operativo e da nova geração do MBUX. Em relação ao anterior Mercedes CLA, a versão ontem apresentada tem mais espaço, maior eficiência, mais conforto e “mais requinte”.
Os novos modelos CLA na Europa estão equipados de série com muitas funções de segurança e com o Assistente de Distância DISTRONIC. Como opção, o MB.DRIVE ASSIST torna-o num sistema de assistência à condução SAE de nível 2 de última geração. Uma novidade no CLA é o Assistente de Mudança de Faixa, que facilita as mudanças de faixa com um simples clique na alavanca das luzes de mudança de direção. Os sistemas de assistência de segurança podem evitar uma série de acidentes.
Autonomia quase nos 800 quilómetros
O CLA elétrico tem a impressionante autonomia de até 792 quilómetros (WLTP). O modelo chega nas versões CLA 250+, de 272 cv,com um consumo de energia em ciclo combinado de 14.1-12.2 kWh/100 km e CLA 359 4MATIC, de 354 cv, com um consumo de 14.7-12.5.
A pegada de carbono do no CLA 100% elétrico é 40% inferior, ao longo de todo o seu ciclo de vida, em comparação com o seu antecessor não eletrificado, de acordo com a Mercedes.
Sistema de 800 volts e nova geração de baterias
O sistema de 800 V com o qual o CLA é construído reduz significativamente o tempo de carregamento em conjunto com a nova geração de baterias. O CLA 250+ com tecnologia EQ pode ser recarregado para uma autonomia de até 325 quilómetros em apenas dez minutos.
Os novos modelos totalmente elétricos CLA 250+ e CLA 350 4MATIC apresentam a variante de topo das baterias de iões de lítio com uma capacidade de energia útil de 85 kWh. As células têm ânodos que misturam óxido de silício com grafite.
Em comparação com a bateria anterior com ânodos de grafite convencionais, a energia específica é até 20 % superior. A densidade volumétrica de energia da química da célula é de 680 Wh/l, tendo a proporção de cobalto sido ainda mais reduzida.
A nova geração de baterias reduz a pegada de carbono em cerca de 30 por cento por célula em comparação com a sua antecessora. Isto deve-se a medidas de redução de carbono, à produção de células neutras em termos de carbono e à utilização de eletricidade proveniente de fontes de energia renováveis na produção de ânodos, cátodos e alojamentos de células.
A nova caixa de duas velocidades
A caixa de duas velocidades na transmissão principal no eixo traseiro combina dinamismo com elevada eficiência em todas as situações. A primeira velocidade permite uma excelente aceleração a partir da condição de parado, uma elevada capacidade de tração e oferece também uma grande eficácia no trânsito urbano.
A segunda velocidade foi concebida para fornecer potência a velocidades elevadas e uma elevada eficiência em autoestrada. Garante uma autonomia excecional e um conforto em longas distâncias. A velocidade máxima também é atingida na segunda velocidade.
Bomba de calor multifonte de série
O CLA elétrico é o primeiro veículo Mercedes-Benz com uma bomba de calor ar-ar. Já não é necessário o desvio através de um circuito de água e, como modelo multifonte, pode utilizar três fontes de energia em paralelo: o calor residual da transmissão elétrica, a bateria e o ar ambiente.
Ao utilizar este calor “gratuito”, a bomba de calor ar-ar contribui para a elevada eficiência do CLA. Requer apenas cerca de um terço da energia elétrica que um aquecedor auxiliar comparável necessitaria para a mesma potência.
Proporções desportivas
O Mercedes-Benz CLA com tecnologia EQ cativa tem uma longa distância entre eixos, as projeções curtas e uma traseira GT que são uma expressão emocional de poder atlético. As proporções desportivas do veículo são reforçadas por uma linha de cintura baixa, um capô com powerdomes e jantes de grandes dimensões.
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Os ombros musculados e atléticos do veículo começam nos guarda-lamas dianteiros e estendem-se até à traseira escultural. A linguagem de design claro enfatiza as superfícies esculpidas com linhas reduzidas e junções precisas. As linhas marcantes nas laterais criam uma interessante interação de luz e sombra quando vistas de perfil.
Grelha frontal reinventada
A icónica grelha frontal em forma de A foi reinterpretada para a era elétrica. O painel de estrelas contínuo é totalmente iluminado pela primeira vez num veículo de produção da Mercedes-Benz.
Um total de 142 estrelas LED de efeito cromado, animadas individualmente, cria uma assinatura distintiva da marca.
Com os faróis MULTIBEAM LED opcionais, as luzes diurnas assumem a forma de uma estrela Mercedes-Benz. A ligar os faróis está uma faixa de luz. As luzes traseiras também têm a forma de estrela e estão ligadas por um elemento de design iluminado. Esta combinação “confere ao CLA uma presença visual forte e única”. Em combinação com os faróis opcionais MULTIBEAM LED, forma a nova assinatura Mercedes-Benz.
Isso torna um Mercedes reconhecível de imediato a qualquer hora do dia ou da noite – uma declaração inconfundível de luxo icónico. Os faróis LED High Performance de série têm um elemento de design cromado em forma de estrela.
Teto panorâmico
Todas as versões do modelo CLA estão equipadas de série com um amplo teto panorâmico. Este teto de vidro fixo de uma só peça não tem qualquer suporte central e estende-se desde a moldura do para-brisas até à traseira.
Proporciona uma nova experiência interior com uma vista quase desobstruída para cima e contribui para uma altura livre mais generosa em comparação com o seu antecessor.
Design interior centrado em 3 elementos
No interior, o design segue o princípio da redução ao essencial. Não dá ênfase à estrutura subjacente e concentra-se em alguns elementos icónicos de alta tecnologia. O destaque é o MBUX Superscreen opcional e flutuante, que se estende por toda a largura do interior.
Atrás de uma grande superfície de vidro estão o ecrã do painel de instrumentos de 10,25” e o ecrã central de 14”. Após o lançamento de mercado do CLA, o MBUX Superscreen estará disponível como opção, com um ecrã adicional de 14” para o passageiro da frente.
Outro elemento que chama a atenção é a consola central. A sua posição elevada aumenta a sensação de desportivismo e, tal como nas classes de veículos superiores, está dividida em dois níveis. A secção superior oferece um suporte duplo integrado para bebidas e um suporte opcional para carregamento de smartphones sem fios.
O terceiro elemento de alta tecnologia são os grandes painéis centrais das portas revestidos a pele que envolvem tridimensionalmente o perfil do puxador da porta, concebido numa forma tubular clássica.
Novas cores e acabamentos
Uma gama atrativa e versátil de cores e materiais destaca o compromisso da Mercedes-Benz com um design excecional e características distintivas. As opções incluem as novas cores de pintura Aqua Mint e azul Clear metalizada, bem como os estofos dos bancos recentemente desenvolvidos com um efeito perola em preto/branco puro Pearl.
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Também estão disponíveis os acabamentos interiores em madeira porosa, alumínio escovado, um acabamento com visual anodizado e ainda um acabamento em papel que é novidade na indústria automóvel.