O número de veículos 100% elétricos a circular na Noruega ultrapassou o de automóveis 100% a gasolina. Os diesel continuam a dominar, mas será uma questão de tempo até os elétricos serem dominantes.
Neste artigo:
Noruega torna-se primeiro país do mundo
No final de agosto, havia 751.450 automóveis elétricos nas estradas norueguesas, enquanto os com motor a gasolina eram 755.244. Mas como naquele país nórdico se vendem mais de 10.000 veículos elétricos por mês e apenas umas centenas de automóveis com motor a gasolina, a ultrapassagem foi feita este mês.
A Noruega torna-se assim o primeiro país do mundo em que o número de automóveis 100% elétricos ultrapassa o dos movidos a gasolina.
Ultrapassagem já foi feita
Com uma diferença de apenas mais 4.000 automóveis a gasolina em circulação em agosto, e as vendas mensais de mais de 10.000 automóveis elétricos, o marco foi ultrapassado este mês.
De acordo com o Conselho Norueguês de Informações sobre Tráfego Rodoviário (OFV), a ultrapassagem foi feita no dia 16 de setembro.
Diesel ainda dominante
Os automóveis com motor diesel ainda representam cerca de 35% do parque automóvel da Noruega. Tanto os 100% elétricos como os automóveis com motor a gasolina representam 26% do parque automóvel.
A motorização a diesel foi muito popular neste país entre 2002 e 2017. Em 2015, os veículos a diesel nas estradas norueguesas ultrapassaram mesmo os automóveis a gasolina.
Subscreva a Newsletter
O pico de vendas de automóveis a diesel foi atingido em 2017, tendo-se assistido a um declínio a partir dessa data.
Mesmo assim, os diesel ainda são os automóveis mais populares na Noruega, calculando-se que existam mais de um milhão de veículos nas estradas.
EVs são a quase totalidade das vendas
Mas com a atual conjuntura de vendas, prevê-se que já este mês esse número desça para menos de um milhão já este mês, com a sua substituição por automóveis elétricos
Em agosto, a Noruega bateu novo recorde, com os veículos elétricos a representarem 94% do total dos veículos novos vendidos no país.
Leia também:
Os híbridos plug-in e os híbridos simples não ganharam tração na Noruega, onde o mercado prefere apostar nos veículos 100% elétricos.
Atualmente, circulam na Noruega cerca de 208 mil híbridos plug-in e 156 mil híbridos não plug-in.