A nova geração do Opel Grandland foi hoje apresentada pela marca. A partir de agora, todos os modelos da marca têm uma versão elétrica.
Neste artigo:
Opel Grandland é elétrico de raiz
O Opel Grandland é construído com a plataforma STLA Medium, nativa para veículos 100% elétricos. O acondicionamento plano da bateria permite uma capacidade de 98 kWh, o que permite ao automóvel uma autonomia de até 700 quilómetros (WTPL).
Numa estação pública de carregamento rápido, são necessários apenas 26 minutos para recarregar até 80% da capacidade da bateria, de acordo com a marca.
Blitz iluminado
Há pormenores de design do novo Opel Grandland, que foram trazidos diretamente do concept car Opel Experimental.
O Granland tem à frente o Vizor 3D com o logótipo Blitz da marca iluminado, enquanto que na traseira, a inscrição Opel também está permanentemente iluminada.
O novo Grandland incorpora o design “Opel Compass” que o concept car Experimental introduziu. Baseia-se nos princípios do vinco central, com todas os elementos organizados horizontalmente com o emblema “Electrified Blitz” no centro.
Novo sistema de iluminação
Entre os destaques que a própria marca assinala, está o sistema de iluminação Intelli-Lux Pixel HD, com 51.200 elementos (25.600 de cada lado), que se estreia no novo Opel Grandland.
Com base na situação do tráfego, os objetos próximos são detetados por uma câmara e a iluminação Intelli-Lux Pixel Matrix HD corta esses objetos com precisão ainda maior do que as tecnologias Matrix Light padrão.
O novo sistema de iluminação fornece um feixe de luz mais brilhante e homogéneo, ao mesmo tempo que impede que os outros condutores sejam encandeados.
Todos os Opel com versão 100% elétricas
Com o lançamento do novo Opel Grandland, a marca de Rüsselsheim consegue um feito histórico.
A partir de agora, todos os modelos da Opel têm uma versão 100% elétrica, um feito que é saudado pelo CEO da marca, Florian Huettl: “o novo Grandland é um marco para a Opel. Com ele, todos os Opel, sem exceção, estão agora disponíveis em versão elétrica”.
“Este é um grande passo na nossa ofensiva elétrica”, sublinhou o líder da Opel, que anunciou que o novo modelo será construído na fábrica de Eisenach, na Alemanha.
“A relação com o Opel Experimental é inconfundível. Oferece inovações que foram vistas pela primeira vez neste extraordinário ‘concept car’. “
Florian Huettl, CEO da Opel
Para Florian Huttl, “o novo Grandland irá, por conseguinte, reforçar a nossa posição no importante segmento dos C-SUV”.
OPEL Grandland está maior
A nova plataforma STLA Medium da Stellantis traz umas dimensões mais generosas ao Opel Grandland.
Graças a 173 mm de comprimento adicional, 19 mm de altura adicional e 64 mm de largura adicional em comparação com o seu antecessor, o novo modelo alcança o comprimento de 4.650 mm; largura de 1.905 mm e altura de 1.660 mm).
Com as dimensões descritadas e as jantes de liga leve de até 20 polegadas, o Opel Grandland situa-se no topo do portfólio de SUV da Opel.
Com o tejadilho de dois tons e acabamento contrastante, o Grandland é visualmente alongado. A longa distância entre eixos de 2.784 mm e a porta da bagageira inclinada permitiram aumentar o espaço no habitáculo e na bagageira. Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40:20:40, criando assim um volume de carga de até 1.641 litros.
Interior espaçoso e inteligente
A disposição do interior do Opel Grandland enfatiza um tema horizontal, com linhas que atravessam o tablier até às portas, aumentando a sensação de largura e espaço.
O ecrã central de 16 polegadas, ligeiramente orientado para o condutor, e a consola central alta geram uma sensação desportiva.
Atrás do volante, um amplo painel de instrumentos totalmente digital fornece as informações essenciais à condução. Este painel é complementado com o head-up display Intelli-HUD, qu evita a necessidade de tirar os olhos da estrada.
Os condutores têm também a opção de ativar manual ou automaticamente o Modo Pure, que reduz o conteúdo do painel de informações do condutor, do head-up display e do ecrã central e garante ainda menos distração ao conduzir à noite ou à chuva.
Na tradição da Opel, as definições frequentemente utilizadas, como o controlo da climatização, também podem ser operadas intuitivamente através de alguns botões físicos remanescentes.
Bancos com apoios elétricos
Os bancos AGR ergonómicos, certificados pela “Aktion Gesunder Rücken e. V.” (“Campanha para Costas Saudáveis”), têm apoios elétricos. Esta função melhora a regulação do conforto lateral graças a duas bolsas pneumáticas situadas nos apoios laterais do encosto. Os bancos oferecem também ventilação e massagem para o condutor.
A parte superior do tablier está esteticamente dividida em dois acabamentos de superfície, para sublinhar o tom geral do design. Por baixo, a “luz de rebordo”, que se baseia na mesma tecnologia utilizada no Vizor, acrescenta uma execução precisa da cor e da luz, semelhante à do vidro, apoiada pela luz ambiente indireta no tablier, bem como nas inserções das portas.
Subscreva a Newsletter
Os passageiros do banco traseiro beneficiam de 20 mm de espaço adicional para as pernas em comparação com o Grandland anterior.
Arrumação e mais arrumação
Sendo um veículo 100% elétrico orientado para a família, a versatilidade do interior foi objeto de grande atenção, de acordo com a nota de imprensa.
O objetivo dos designers era não só reunir o maior número de espaços de arrumação, mas também encontrar soluções inovadoras que facilitassem a vida dos ocupantes e melhorassem o conforto e o bem-estar.
Siga o canal do EV Mag no
É assim que nasce a Pixel Box. “Com o vidro translúcido iluminado e o revestimento em tecido, este elemento não só melhora o aspeto visual da consola, como também é altamente funcional. O carregador de smartphone sem fios está localizado atrás do vidro, para que os dispositivos possam ser carregados enquanto são guardados em segurança.”
No total, o novo Opel Grandland oferece mais de 35 litros de compartimentos interiores de arrumação – desde a Pixel Box às bolsas para telemóvel nos encostos dos bancos dianteiros, passando pela grande arrumação sob a consola central, onde se encontra também uma tomada de 12V.
Amortecimento seletivo de frequência
O Opel Grandland está equipado com amortecedores com tecnologia de amortecimento seletivo de frequência, utilizados no chassis Esta tecnologia única cria um segundo circuito hidráulico na câmara do amortecedor para adaptar mecanicamente a força de amortecimento em função da frequência.
Dependendo da situação, das condições da superfície da estrada e do estilo de condução, “permite características de amortecimento diferentes para um rolamento confortável a altas frequências – ou seja, em impactos curtos, como em paralelepípedos ou ao passar sobre uma tampa de esgoto – bem como para um estilo de condução desportivo e ambicioso com um contato mais próximo com a estrada a baixas frequências”, diz a marca.
Sistemas de assistência ao condutor
O Opel Grandland tem uma extensa gama de sistemas de assistência ao condutor, incluindo o Cruise Control Automático com função Stop & Go, o Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito, a Adaptação Inteligente da Velocidade e o In Crash Braking, um sistema que tem como objetivo ajudar a evitar uma colisão secundária em caso de acidente, todos de série.
O sistema Intelli-Drive 2.0, que integra numerosos assistentes eletrónicos e os combina com o assistente semiautomático de mudança de faixa e a adaptação da velocidade recomendada, também está disponível como opção.
Leia também:
O estacionamento e as manobras são também facilitados pelos sistemas pilotados de estacionamento à frente e atrás, a câmara de visão traseira com função de limpeza automática e a câmara Intelli-Vision de 360 graus.
Além da versão 100% elétrica, o Opel Grandland está ainda disponível em versões híbrido plug-in (PHEV) e híbrida (PEV).