Audi e-Tron GT Audi e-Tron GT

Novos Audi e-tron GT com maior performance e autonomia

A nova família do Audi e-tron GT ganha em autonomia, performance e capacidade de carga. Os novos modelos já estão disponíveis para encomenda. O SR e-tron GT é mesmo o mais potente carro de série produzido pela marca.

Audi e-tron GT com novos padrões de desempenho

O Audi e-tron GT quattro tem sido o modelo de topo elétrico e desportivo no portefólio de produtos da Audi desde a sua estreia em 2021. As novas versões agora lançadas estabelecem novos padrões de desempenho dos modelos elétricos da Audi.

Os modelos de entrada de gama são agora designados por Audi S e-tron GT, com os modelos RS e-tron GT e RS e-tron GT performance a serem os topos de gama. Em todos os casos, o e-tron GT utiliza motores melhorados e uma nova bateria, mais leve e de maior capacidade.

Conforto, autonomia e desempenho

“Com os modelos e-tron GT, estamos a estabelecer novos padrões de desempenho. O aumento da potência de carga e a tração integral eléctrica garantem uma melhor capacidade de longa distância e um desempenho consideravelmente superior”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Audi AG.

Audi e-tron GT
A Audi estabelece novos padrões de desempenho com os e-Tron GT @Augi AG

“O chassis recentemente desenvolvido oferece uma gama sem precedentes entre conforto de condução e dinâmica de condução”, sublinha ainda Gernot Döllner.

Motor traseiro mais leve

O e-tron GT na sua versão 2024 obtém melhorias significativas em termos de potência, chassis e carregamento, bem como pequenas alterações cosméticas.

Todas as versões utilizam uma disposição de dois motores com uma unidade de 236 cv à frente. As diferenças estão no novo motor traseiro, que é 10 kg mais leve do que o anterior, e está disponível com três potências diferentes.

Nos modelos S, a potência total é de uns respeitáveis 671 cv, o que significa um tempo de 0-100 km/h de apenas 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 244 km/h.

RS e-tron GT performance é o mais potente da Audi

O modelo RS tem uma potência de 844 cv, enquanto o RS Performance – o primeiro Performance 100% elétrico – debita uns impressionantes 912 cv.

Audi e-tron GT
O mais potente de sempre @Audi AG

Com estes valores, o RS Performance é mesmo o automóvel de produção mais potente que a Audi alguma vez construiu. Estas estatísticas de potência máxima são desbloqueadas através de um botão de impulso que liberta 94 cv adicionais para uma explosão de 10 segundos.

Os modelos RS de série cumprem o sprint 0-100 km/h em apenas 2,8 segundos, enquanto o modelo topo de gama, o RS Performance, o faz num abrir e fechar de olhos: nada mais do que 2,5 segundos.

Travões respondem à potência

Para corresponder a esta performance, os travões foram ampliados e atualizados, com os modelos RS Performance a adotarem pinças de dez pistões para uma paragem eficaz.

travões e-tron GT
Os travões ampliados para fazer face à potência @Audi AG

O chassis foi igualmente redesenhado, incorporando uma suspensão pneumática ativa de duas câmaras com várias configurações, adaptáveis tanto para conforto quanto para performance, além de vários modos de condução pré-definidos e personalizáveis.

Bateria nova dá 603 km de autonomia

A bateria do e-tron GT de 2024 também é nova, tendo maior capacidade, mas pesando menos.

Com uma química mais apurada e uma melhor embalagem de arrefecimento, a bateria tem uma maior densidade celular do que anteriormente, o que lhe permite 97 kWh de capacidade utilizável.

Este cuidado colocado na bateria permite aos novos Audi e-tron GT uma autonomia de até 602 km. Além do mais, o carregamento também é agora mais rápido. Com uma potência de pico que passo de 270 kW para 320 kW, os novos e-tron carregam dos 10% aos 80% em apenas 18 minutos, com taxas de carregamento mais elevadas durante mais tempo.

Restyling de pormenores

Tanto o S e-tron GT como o RS receberam um restyling de pormenor, que potencia o seu aspeto desportivo. A grelha, as saídas de ar e o difusor traseiro foram redesenhados e as novas características incluem um pormenor de acabamento em “camuflagem de carbono” nos modelos RS.

Existem também novos designs para as jantes de 20 polegadas do S e de 21 polegadas do RS e um acabamento de pintura Bedford Green exclusivo para o RS que é combinado com costuras verdes no habitáculo.

Teto panorâmico torna-se opaco com um toque

No interior, as mudanças têm fundamentalmente a ver com o conforto de condutor e passageiros.

conforto e-tron GT
O e-tron GT alia o conforto à perfomance @Audi AG

As variantes S têm novos bancos desportivos que, nas variantes RS, têm opção de massagem. O Audi e-tron GT tem um novo volante com topo e fundo planos e novas placas de soleira.

O teto de abrir panorâmico está equipado com uma superfície de cristais líquidos, o que possibilita que se torne opaco.

Para fazer com que o teto panorâmico passe de transparente a opaco basta o toque num botão.

teto panorâmico do Audi e-tron GT
Teto panorâmico pode tornar-se opaco @Audi AG

As atualizações digitais agora apresentam um cockpit virtual aprimorado, capaz de fornecer informações em tempo real acerca da temperatura da bateria e da potência máxima de carregamento possível.

As cores e os traços distintivos

A gama de cores do e-tron GT inclui nove acabamentos exteriores. Para além do Branco Arkona, inclui as cores metalizadas ou com efeito pérola Azul Ascari, Cinzento Daytona, Prata Florett, Cinzento Kemora, Preto Mythos e Vermelho Progressivo.

Subscreva a Newsletter

Já o Cinza Nimbus está disponível apenas para o RS e-tron GT e RS e-tron GT performance, enquanto o RS -etron GT performance estreia o novo Verde Bedford.

Um pacote opcional Black Optics também está disponível para encomenda. Inclui anéis Audi escuros na frente e atrás, entradas de ar, caixas dos espelhos retrovisores e elemento difusor (S e-tron GT). Os modelos RS vêm com anéis escuros Audi de série. No pacote Black Optics, as lâminas em forma de L no para-choques e os canais aerodinâmicos no difusor são acabados em preto brilhante. As caixas dos espelhos retrovisores exteriores a condizer estão disponíveis como opção.

Já disponível para encomenda

A nova família da gama e-Tron GT já está disponível para encomenda em Portugal.

Os preços do S e-tron GT começam em 126.000 euros, o RS e-tron GT em 147.500 euros e o RS e-tron GT performance em 160.500 euros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *