Baterias de lítio-enxofre Baterias de lítio-enxofre

Stellantis alia-se à Zeta Energy para desenvolver baterias de lítio-enxofre

A Stellantis juntou forças com a Zeta Energy para desenvolver baterias de lítio-enxofre para veículos elétricos que serão mais leves e permitirão maior autonomia.

Baterias de lítio-enxofre revolucionárias

As baterias de lítio-enxofre a desenvolver terão uma densidade de energia gravimétrica revolucionária, alcançando simultaneamente uma densidade de energia volumétrica comparável à atual tecnologia de iões de lítio.

O objetivo é que as novas baterias de lítio-enxofre equipem já os carros que saiam das linhas de produção da Stellantis em 2030.

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O Peugeot Inception é o concept car que mostra o futuro dos automóveis da marca francesa. A partir de 2030, os modelos que saírem das fábricas do grupo usarão as notas baterias @Stellantis

As baterias de lítio-enxofre da Zeta Energy utilizam materiais de resíduos, metano e enxofre não refinado, um subproduto de várias indústrias, não requerendo cobalto, grafite, manganês ou níquel.

Baterias mais leves com maior autonomia

Na nota de imprensa, onde se anuncia a parceria entre a Stellantis e a Zeta Energy Corp, afirma-se que as baterias de lítio-enxofre significarão, potencialmente, um pack de baterias significativamente mais leve, com a mesma energia utilizável que as baterias de iões de lítio atuais, permitindo uma maior autonomia, melhor comportamento dinâmico e melhor rendimento.

A tecnologia tem potencial para melhorar a velocidade de carregamento rápido até 50%. Estima-se que as baterias de lítio-enxofre custem menos de metade do preço por kWh do que as atuais baterias de iões de lítio.

Novas baterias nos automóveis já em 2030

A Zeta Energy já testou com sucesso as baterias de lítio-enxofre e o próximo passo – que vai ser dado com a Stellantis – é adaptar a nova tecnologia à indústria automóvel.

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A nova tecnologia utiliza o enxofre, uma matéria-prima abundante @Zeta Energy

A tecnologia de baterias da Zeta Energy destina-se a ser fabricada no âmbito da tecnologia de gigafábrica já existente e a alavancar uma cadeia de abastecimento curta e inteiramente nacional na Europa ou na América do Norte.

A colaboração inclui o desenvolvimento de pré-produção e o planeamento da futura produção. Após a conclusão do projeto, as baterias deverão equipar os veículos elétricos Stellantis em 2030.

Mais um passo na estratégia de eletrificação

“A nossa colaboração com a Zeta Energy é mais um passo para avançar na nossa estratégia de eletrificação, à medida que trabalhamos para disponibilizar veículos limpos, seguros e acessíveis”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis.

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“Tecnologias inovadoras de baterias, como o lítio-enxofre, podem apoiar o compromisso da Stellantis com a neutralidade carbónica até 2038, ao mesmo tempo que garantem que os nossos clientes desfrutam dos melhores níveis de autonomia, desempenho e custos de aquisição,” sublinha ainda.

“É com grande entusiasmo que avançamos neste projeto com a Stellantis”, afirmou Tom Pilette, CEO da Zeta Energy. “A combinação da tecnologia de baterias de lítio-enxofre da Zeta Energy com a experiência inigualável da Stellantis em inovação, produção e distribuição global pode melhorar drasticamente o desempenho e o perfil de custos dos veículos elétricos, ao mesmo tempo que aumenta a resiliência da cadeia de fornecimento de baterias e EV.”

Maior desempenho com menor custo

A tecnologia das baterias de lítio-enxofre proporciona um desempenho superior a um menor custo do que as baterias tradicionais de iões de lítio.

Amplamente disponível e economicamente mais acessível, o enxofre permite reduzir as despesas de produção e os riscos da cadeia de abastecimento.

As baterias serão produzidas com recurso a materiais de resíduos e metano, com emissões de CO2 significativamente inferiores às de qualquer tecnologia de baterias existente.

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