Chama-se ES90 e será a primeira berlina elétrica da Volvo. A sua apresentação está prevista para março.
O ES90 será o equivalente elétrico do S90, como o próprio nome indica, e irá posicionar-se na classe das grandes berlinas elétricas.
Neste artigo:
Um primeiro vislumbre da ES90
A Volvo deu a conhecer um primeiro vislumbre da primeira berlina elétrica da marca que chegará em março do próximo ano. Foi no final do vídeo de encerramento do evento 90/90 Day, transmitido a partir de Gotemburgo, que as linhas do ES90 foram pela primeira vez mostradas.
O evento destacou o híbrido plug-in XC90 e marcou a entrega dos primeiros SUVs elétricos de 7 lugares EX90.
No entanto, o foco mudou com o anúncio da Volvo, que reduziu suas expectativas para as metas de 2030, inicialmente estabelecidas em 100% de vendas de veículos eletrificados. Recentemente, foi revelado que a empresa agora visa 90% de vendas nessa categoria.
Modelo apresentado em março
E foi mesmo no final que tivemos o vislumbre do ES90, com umas linhas claramente inspiradas no S90. O novo modelo elétrico da marca sueca será apresentado em março de 2025.
Subscreva a Newsletter
Não se conhecem ainda pormenores, mas é seguro dizer que a nova berlina elétrica utilizará a célula de tecnologia Volvo Cars Superset. Com um conceito modular, a Superset foi ontem desvendada e já foi utilizada na construção do SUV de 7 lugares EX90.
Berlina de luxo com 5 metros
Foi anteriormente revelado que o ES90 possui aproximadamente cinco metros de comprimento e estará disponível com tração traseira de um único motor ou tração integral de dois motores, acompanhado pela mesma bateria de 111 kWh (107 kWh utilizáveis) presente no EX90.
Leia também:
A nova berlina elétrica foi desenvolvida tendo em vista o mercado chinês, onde as berlinas de luxo têm um mercado considerável, mas estará presente noutros mercados, nomeadamente no europeu.