Com o Peugeot E-3008, um dos best-sellers da marca francesa chega ao futuro e torna-se elétrico.
Neste artigo:
Peugeot E-3008 chega em maio
Para já com uma versao de 157 kW (210 cv) e uma bateria de 73 kW/h que lhe permite 525 km de autonomia, o Peugeot E-3008 chega ao mercado português em maio.
O preço de lançamento da motrização totalmente elétrica é de 46.150€ e beneficia da campanha da marca “Tranquilidade 100% Elétrico”.
O novo E-3008 substitui um dos best-sellers que, nos últimos 7 anos atraiu mais de 1.320.000 clientes em 130 países.
Não estamos a falar de um restiling. A Peugeot não apenas trouxe o 3008 para a era eletrificada, como o disponibiliza como um novo SUV fastback elétrico.
EO Peugeot E-3008 é o primeiro modelo a beneficiar da nova plataforma STLA Medium da Stellantis, abrindo assim um novo capítulo nos futuros modelos e propostas SUV da marca.
Sedução, emoção e excelência
Ao anunciar a chegada a Portugal do Peugeot E-3008 dentro de pouco tempo, a marca francesa sublinha que “elevou a um novo nível acriatividade do design, bem como o prazer de condução e as performances elétricas do modelo”.
No dossier de imprensa, a marca destaca a “sedução de um SUV fastback de design reinventado e eficiente”, a emoção gerada pelo PEUGEOT Panoramic i-Cockpit de nova geração, assegurando um prazer de condução a um nível inédito, bem como “a excelência. em termos de performance e de autonomia 100% elétrica, até aos 700 km, fruto da nova plataforma STLA Medium da Stellantis.”
Modelo com duas versões
Independentemente dos atributos que o marketing lhe dá, a gama do Peugeot E-3008 baseia-se em dois níveis de acabamento, Allure e GT, com 3 packs de opcionais, contando com três motorizações elétricas (210 cv, 230 cv de longa autonomia e 320 cv Dual Motor, de 4 rodas motrizes).
“Com o seu design exterior, o seu espetacular Peugeot Panoramic i-Cockpit, o seu prazer de condução e as suas performances elétricas sem precedentes, o novo E-3008 inaugura uma nova era na Peugeot, a marca francesa generalista que oferece a mais ampla gama de veículos elétricos do mercado”
Linda Jackson, CEO da Peugeot
O novo 3008 distingue-se pelo seu estilo SUV fastback, com o dinamismo das suas linhas a dever-se também às suas dimensões equilibradas (comprimento: 4,54 m; largura: 1,89 m; altura: 1,64 m), que o tornam “num dos mais compactos SUV 100% elétricos do segmento C, oferecendo, ao mesmo tempo, muito espaço e volume de bagageira”.
Novo design
Nos novos Peugeot E-3008, a marca redesenhou a secção dianteira e, ao mesmo tempo que manteve a assinatura luminosa de três garras, já emblemática na marca, redesenhou os faróis e a grelha. apresenta um novo tratamento para a secção dianteira. Se a emblemática assinatura luminosa de três garras da marca se mantém, o tratamento dos faróis e da grelha é radicalmente novo.
A secção dianteira do Peugeot E-3008 foi concebida em torno do novo emblema da marca. Os designer optaram por integrar a nova assinatura luminosa das marcas das garras e a grelha sem demarcação, “graças a um gradiente da cor da carroçaria”.
O exterior do 3008 já não tem peças cromadas, tendo alguns dos elementos ganhado um acabamento lacado, nomeadamente Cinzento Meteor no avental dianteiro e no para-choques traseiro, Preto Orbital nas capas dos espelhos retrovisores e na secção inferior da cintura do veículo.
E-3008 GT com faróis Pixel LED
O Peugeot E-3008 vem equipado de série com faróis LED, ultracompactos e montados na faixa fina por cima da grelha.
Embora os faróis LED venham de série nas duas versões, o E-3008 GT está equipado com a nova tecnologia Pixel LED da PEUGEOT, que adapta automaticamente o feixe dos faróis às condições de circulação.
Cockpit ergonómico
No seu interior, o Peugeot E-3008 também foi pensado com cuidado, tendo os designer apostado na inovação e na ergonomia.
O destaque vai para o novo Panoramic i-Cockpit, flutuante e curvo de 21 polegadas na versão GT. Na versão Allure do Peugeot E-3008, o i-cockpit é composto por dois ecrãs digitaisde 10 polegadas justapostos num único suporte, “com o mesmo efeito flutuante do ecrã de 21 polegadas”.
O ecrã panorâmico curvo é HD e estende-se desde a extremidade escerda do painel de bordo até à consola central, combinando com o head-up display com as principais informações necessárias a uma condução segura.
Posicionado para uma ergonomia ideal, este ecrã panorâmico de 21 polegadas está ligeiramente curvado na direção do condutor, embora mantendo-se perfeitamente acessível ao passageiro.
i-cockpit com duas funções chave
Este ecrã digital de 21 polegadas reúne duas funções-chave e está construído para facilitar a vida do condutor, mas também para que o passageiro lhe possa chegar com comodidade.
Do lado esquerdo do ecrã panorâmico, por cima do volante compacto, o painel de instrumentos reúne todas as informações relativas à condução (velocidade, medição de potência, ajudas à condução, fluxo de energia, etc.).
Do lado direito do ecrã panorâmico, ao centro do painel de bordo, a secção tátil é acessível ao condutor e ao passageiro. Pode ser utilizada para gerir o ar-condicionado, a navegação ou os sistemas multimédia/conectividade.
Uma nova dimensão
A Peugeot pretende entregar, até 2025, uma gama elétrica para o conjunto dos seus modelos e, até 2030 fazer 100% das suas vendas na Europa em viaturas elétricas.
Leia também:
Linda Jackson, CEO da marca, salienta que ”o lançamento do novo E-3008 é um passo importante na transformação radical da Peugeot numa marca 100% elétrica, estabelecendo novas referências em termos de design, prazer de condução e eficiência”.
O Peugeot E-3008 chega a Portugal em maio, juntamente com um híbrido plug-in.
O Peugeot E-3008 chegará com a versão base a custar 46.150€ e a beneficiar da campanha “Tranquilidade 100% Elétrico”, com oferta da easyWallbox e de 4 anos de manutenção e garantia (48 meses / 50.000 km) para clientes particulares.faróis e da grelha é radicalmente novo.