Second Life Batteries Second Life Batteries

“Second Life Batteries”: Carregamento ultra-rápido usa baterias em fim de vida

Chama-se “Second Life Batteries” o projeto pioneiro que a Galp inaugurou em Madrid.

A empresa portuguesa, em parceria com a BeePlanet e a BMW, inaugurou, em Alcalá de Henares, Madrid, um sistema pioneiro de armazenamento de energia que utiliza baterias de veículos elétricos em fim de vida para alimentar carregadores ultrarrápidos.

Marco na mobilidade elétrica

Denominado “Second Life Batteries”, este projeto pioneiro representa uma verdadeira revolução no setor da mobilidade elétrica.

Ao aproveitar baterias que já cumpriram o seu ciclo de vida nos veículos, a Galp não apenas reduz significativamente o impacto ambiental associado à produção de novas baterias, como também prolonga a vida útil destas componentes, contribuindo para uma economia circular mais eficiente.

Como funciona o “Second Life Batteries”?

Instalado num contentor de 20 pés, o sistema possui uma capacidade de 368kWh e está ligado a dois carregadores de 180kW, permitindo carregar até nove veículos elétricos de forma consecutiva, utilizando uma potência mínima da rede elétrica.

Second Life Batteries
O projeto Second Life Batteries usa baterias automóveis em fim de vida para alimentar carregadores ultra-rápidos @GALP

Esta tecnologia inovadora garante uma carga rápida e eficiente dos veículos, sem sobrecarregar a rede elétrica e contribuindo para a estabilidade do sistema energético.

Compromisso com a sustentabilidade

“Acreditamos que a mobilidade elétrica é o futuro e que a Galp tem um papel crucial a desempenhar nesta transição”, afirma João Diogo Marques da Silva, administrador executivo da Galp.

Subscreva a Newsletter

“Com o projeto ‘Second Life Batteries’, demonstramos o nosso compromisso com a sustentabilidade e com a criação de soluções inovadoras que promovam a adoção de veículos elétricos por parte dos consumidores”, conclui.

A Galp, que há mais de 15 anos instalou o primeiro carregador elétrico numa estação de serviço numa autoestrada europeia, tem vindo a expandir rapidamente a sua rede de carregamento. No final do primeiro semestre deste ano, a empresa já contava com mais de cinco mil pontos de carregamento em operação na Península Ibérica.

Parceria estratégica

A parceria com a BeePlanet e a BMW foi fundamental para a concretização deste projeto. A BeePlanet é especialista em soluções de armazenamento de energia e trouxe a sua experiência em gestão de baterias, enquanto a BMW contribuiu com o seu conhecimento em veículos elétricos.

Diminuir pegada de carbono

O projeto “Second Life Batteries” representa um marco importante na trajetória da Galp e abre portas para um futuro com mais soluções inovadoras e sustentáveis.

Ao prolongar a vida útil das baterias e reduzir a dependência de fontes de energia fósseis, a Galp contribui para um mundo mais limpo e com menos emissões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *