TukTuk elétricos ìndia TukTuk elétricos ìndia

Tuktuk elétricos são a moda na Índia

Os tuktuk elétricos estão a invadir as ruas das cidades indianas. Só no último mês, os fabricantes venderam 44.000 unidades.

TukTuk elétricos ìndia
O Tuktuk (ou rickshaw) é um dos principais meios de transporte nas cidades indianas @JM

Vendidos 1,73 milhões em 10 anos

Conhecidos na Índia como e-rickshaws, os tuktuk elétricos são fabricados por mais de 500 empresas locais, com um forte apoio da China em tecnologia e materiais.

Só na última década, foram vendidos em toda a imensa Índia cerca de 1,73 milhões de veículos elétricos de 3 rodas. Os tuktuk elétricos ainda não dominam a paisagem urbana, mas há um movimento nesse sentido.

e-rickshaws condicionam venda de BEV?

Só que não há bela sem senão e a aposta nos tuktuk elétricos está aparentemente a condicionar a venda de automóveis elétricos.

A história contada pelo Rest of World é elucidatica. Em março, os fabicantes dos e-rickshaw venderam mais de 44.000 tuktuk elétricos, enquanto que as vendas de automóveis elétricos se limitaram as 6.800 unidades no mesmo mês.

É verdade que as grandes marcas internacionais ainda não chegaram à Índia. As estradas indianas não têm Tesla ou BYD, Hyundai ou Kia, por exemplo. Os automóveis elétricos são dominados pela Tata Motors, uma grande empresa indiana.

scooters na Índia
A maioria aposta nas scooters como meio de transporte original @JM

E, num país onde grande parte da população aposta nas scooters como meio de transporte individual, as e-scooters são também um negócio nacional.

500 fabricantes na Índia

Os tuktuk elétricos estão paulatinamente a mudar as estradas dos grandes centros indianos.

Só o ano passado, a YC Electric, o segundo maior fabricante indiano do segmento, vendeu 40.600 tuktuk elétricos, enquanto que o total de automóveis elétricos vendidos no país foi de 82.500 em 2023.

E lembremo-nos de que existem cerca de 500 fabricantes de veículos elétricos de três rodas, os tuktuk, na Índia.

YC Electric
A YC Electric fabrica vários modelos de tuktuk elétricos @YC Electric

Tuktuk elétricos com ajuda do Estado

A grande evolução regista no número de tuktuk elétricos na Índia tem sido possível graças ao ambiente político, que lhes é favorável. Ao Rest of the Worl, Lizbeth Jibi Godwin, investigadora associada do Centro de Políticas Públicas e Investigação (CPPR), afirma que “os subsídios e as isenções na obtenção de licenças para EV tornaram os veículos eléctricos de três rodas uma opção atractiva.”,

Esta especialista sublinha que, “além disso, a crescente procura de conetividade de última milha nos transportes públicos, como autocarros e serviços de metro, levou a um aumento dos veículos eléctricos de três rodas.”

Dependência da China

Já Ravi Gadepalli, um especialista em transportes públicos que trabalha com o Banco Mundial e com o Bando Asiático de Desenvolvimento, sublinha que “o governo indiano tem tentado impulsionar a produção local e reduzir a dependência da China com políticas como um incentivo ligado ao desempenho para o fabrico e a promoção de células químicas avançadas para a produção local de baterias de iões de lítio”.

Mas ainda está quase tudo por fazer neste campo, como os próprios fabricantes de tuktuk elétricos admitem. a YC Electric diz mesmos que o seu lema é “Made in India, mas com tecnologia da China”.

“De acordo com as informações disponíveis e com a divulgação citada, não há nenhuma empresa indiana de EV completamente livre da China”, disse D Dhanuraj, fundador e presidente da CPPR, ao Rest of World.

Já o diretor da YC Electric, Pawan Kakkar, lembrou que “as grandes empresas não querem entrar no sector dos e-rickshaw. Sabem que não é o seu segmento. O comprador não está à procura de estética. [O veículo] deve ser durável”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *