Os tuktuk elétricos estão a invadir as ruas das cidades indianas. Só no último mês, os fabricantes venderam 44.000 unidades.
Neste artigo:
Vendidos 1,73 milhões em 10 anos
Conhecidos na Índia como e-rickshaws, os tuktuk elétricos são fabricados por mais de 500 empresas locais, com um forte apoio da China em tecnologia e materiais.
Só na última década, foram vendidos em toda a imensa Índia cerca de 1,73 milhões de veículos elétricos de 3 rodas. Os tuktuk elétricos ainda não dominam a paisagem urbana, mas há um movimento nesse sentido.
e-rickshaws condicionam venda de BEV?
Só que não há bela sem senão e a aposta nos tuktuk elétricos está aparentemente a condicionar a venda de automóveis elétricos.
A história contada pelo Rest of World é elucidatica. Em março, os fabicantes dos e-rickshaw venderam mais de 44.000 tuktuk elétricos, enquanto que as vendas de automóveis elétricos se limitaram as 6.800 unidades no mesmo mês.
É verdade que as grandes marcas internacionais ainda não chegaram à Índia. As estradas indianas não têm Tesla ou BYD, Hyundai ou Kia, por exemplo. Os automóveis elétricos são dominados pela Tata Motors, uma grande empresa indiana.
E, num país onde grande parte da população aposta nas scooters como meio de transporte individual, as e-scooters são também um negócio nacional.
500 fabricantes na Índia
Os tuktuk elétricos estão paulatinamente a mudar as estradas dos grandes centros indianos.
Só o ano passado, a YC Electric, o segundo maior fabricante indiano do segmento, vendeu 40.600 tuktuk elétricos, enquanto que o total de automóveis elétricos vendidos no país foi de 82.500 em 2023.
E lembremo-nos de que existem cerca de 500 fabricantes de veículos elétricos de três rodas, os tuktuk, na Índia.
Tuktuk elétricos com ajuda do Estado
A grande evolução regista no número de tuktuk elétricos na Índia tem sido possível graças ao ambiente político, que lhes é favorável. Ao Rest of the Worl, Lizbeth Jibi Godwin, investigadora associada do Centro de Políticas Públicas e Investigação (CPPR), afirma que “os subsídios e as isenções na obtenção de licenças para EV tornaram os veículos eléctricos de três rodas uma opção atractiva.”,
Esta especialista sublinha que, “além disso, a crescente procura de conetividade de última milha nos transportes públicos, como autocarros e serviços de metro, levou a um aumento dos veículos eléctricos de três rodas.”
Dependência da China
Já Ravi Gadepalli, um especialista em transportes públicos que trabalha com o Banco Mundial e com o Bando Asiático de Desenvolvimento, sublinha que “o governo indiano tem tentado impulsionar a produção local e reduzir a dependência da China com políticas como um incentivo ligado ao desempenho para o fabrico e a promoção de células químicas avançadas para a produção local de baterias de iões de lítio”.
Mas ainda está quase tudo por fazer neste campo, como os próprios fabricantes de tuktuk elétricos admitem. a YC Electric diz mesmos que o seu lema é “Made in India, mas com tecnologia da China”.
Leia também:
“De acordo com as informações disponíveis e com a divulgação citada, não há nenhuma empresa indiana de EV completamente livre da China”, disse D Dhanuraj, fundador e presidente da CPPR, ao Rest of World.
Já o diretor da YC Electric, Pawan Kakkar, lembrou que “as grandes empresas não querem entrar no sector dos e-rickshaw. Sabem que não é o seu segmento. O comprador não está à procura de estética. [O veículo] deve ser durável”.