O Alpine A290 foi apresentado em Le Mans e inaugura a era do automóvel elétrico desportivo da marca.
Neste artigo:
Alpine A290 inaugura Dream Garage
A290 é um novo ponto de entrada no mundo Alpine e inaugura a Dream Garage 100% elétrica da Alpine. Um GT C-Crossover e o novo A110 vão juntar-se ao A290, que terá o primeiro contacto com o público no Salão de Paris, em outubro.
O Alpine A290 é apresentado como sendo um automóvel compacto e ágil, oferecendo alto desempenho de fácil utilização e garantindo, também, uma utilização quotidiana confortável.
Uma Dream Garage elétrica
Com um design vanguardista, características técnicas de topo, conetividade ultracompleta e inúmeras possibilidades de personalização da condução, o A290 foi criado para apelar a uma nova gama de clientes, alguns orientados para o desempenho e outros mais focados no estilo.
“O nosso Alpine A290 é o primeiro modelo de uma nova geração elétrica, inaugurando a nossa Dream Garage da melhor forma possível. Este desportivo urbano marca a apresentação da Alpine a um público mais vasto e ressuscita uma categoria esquecida, o hot hatch, tão apreciado pelo prazer de condução que proporciona,” afirmou na apreentação Philippe Krief, CEO da Alpine.
O A290 é uma pequena berlina, com 5 portas, para um acesso fácil aos seus 5 lugares e uma generosa bagageira, com 326 litros de capacidade.
Um hot hatch de caráter desportivo
O Alpine A290 é um automóvel pequeno, para os padrões atuais, com menos de 4 metros (3.990 mm) e os designers da marca fieram um alargamento de 60 mm da via para conseguirem e presença visual desejada.
Como resultado, o A290 oferece “a atitude de um hot hatch musculado pronto a entrar em ação”. As suas dimensões permanecem muito compactas: comprimento 3.990 mm, largura 1.820 mm, altura 1.520 mm, distância entre eixos 2.530 mm.
O caráter desportivo do Alpine A290 é marcado pela assinatura luminosa única. Como em todos os modelos alpine, o A290 tem quatro faróis que, neste caso, apresentam motivos em forma de X, inspirada nos carros de ralis.
Pequenos pormenores que marcam
Numa primeira impressão, o Alpine A290 é um automóvel de cariz desportivo. E isso deve-se a pequenos pormenores que, no conjunto, acentuam esse caráter
Desde os guarda-lamas largos, às saias laterais com um subtil rebordo na cor da carroçaria, passando pelo rebordo do tejadilho em alumínio (ou azul anodizado de série em versões específicas), a bandeira francesa opcional no pilar C, a antena de tubarão preta (de série), são pormenores que fazem a diferença.
A isso, juntam-se os logótipos dos guarda-lamas (consoante a versão), o contorno da carroçaria e os guarda-lamas lacados a preto, a linha distintiva que anima a porta traseira e, por fim, o difusor no para-choques traseiro. Tudo complementado com a assinatura Alpine na frente e com o motivo típico de floco de neve integrado no exclusivo para-choques desportivo.
Foco na aerodinâmica
Para obterem o máximo das caraterísticas do automóvel, engenheiros e designers da Alpine tiveram sempre em conta a aerodinâmica.
A busca pela eficiência máxima influenciou o design da entrada de ar no para-choques, criando um fluxo de ar otimizado, assim como as saias laterais largas, o difusor, as aletas e o formato das luzes traseiras.
O Alpine A290 evita um spoiler de grandes proporções, que prejudicaria o fluxo de ar traseiro, optando por um “rabo de pato” na tampa do porta-malas para realçar seu caráter desportivo.
Quatro cores
O catálogo do Alpine A290 inclui quatro cores de carroçaria, incluindo o novo Azul Alpine Vision, uma cor de assinatura a que foi dada uma profundidade especial para proporcionar um maior contraste entre as áreas claras e escuras. O Alpine A290 está também disponível em Preto Profundo, Branco Irisé e Cinzento Tonnerre Mate. No lançamento, as versões Premiere Edition vão estar disponíveis em quatro cores (Premiere Edition, Beta, La Bleue, La Grise).
“Um pequeno Alpine com um caráter que, logo à primeira vista, exprime o seu potencial de prazer de condução“
ntony Villain, Diretor de Design da Alpine
“Concebemos o A290 como uma variante ultracompacta do A110, ao mais puro estilo dos pequenos carros desportivos ou hot hatches. Um pequeno Alpine com um caráter que, logo à primeira vista, exprime o seu potencial de prazer de condução, para agradar tanto aos fãs do estilo, como aos entusiastas do desempenho. O A290 incorpora, num modelo de produção, a filosofia de estilo vista em 2023, com o conceito A290_β, um verdadeiro concentrado da Alpine,” afirma Antony Villain, Diretor de Design da Alpine
Interior desportivo
Também no interior, o Alpine A290 remete para a competição. O A290 é uma pequena e irreverente berlina, com 5 portas, para um acesso fácil aos seus 5 lugares e uma generosa bagageira, com 326 litros de capacidade.
O volante desportivo de três raios, com um ponto médio achatado, é revestido em couro Nappa.
Inclui vários botões específicos inspirados no mundo das corridas de Fórmula 1, com o botão rotativo RCH (de Recharge) à esquerda, para definir o nível de regeneração, os vários modos de condução à direita e o botão vermelho OV (de Overtake) imediatamente reconhecível acima.
O volante inclui ainda comandos para os auxiliares de condução, telefone, assistente de voz e modo de visualização do painel de instrumentos.
Um pedal desportivo e um apoio para os pés completam a ergonomia do posto de condução desportivo do Alpine A290.
Os comandos físicos do ar condicionado estão colocados de forma a que o condutor os possa ajustar sem tirar os olhos da estrada. Também o ecrã central de 10,1 polegadas está inclinado para o condutor.
Dinamismo e caráter
O Alpine A290 é construído a partir de uma plataforma específica para automóveis elétricos, a AmpR Small, que otimiza a distribuição de peso – com menor carga no eixo dianteiro – e baixa o centro de gravidade.
Com a bateria a contribuir para a rigidez do automóvel e o seu posicionamento a maximizar o espaço interior, a arquitetura em forma de skate e o motor mais pequeno permitem uma secção dianteira compacta.
A curta distância entre eixos (2.530 mm) oferece uma maior vivacidade ao comportamento do automóvel, potenciando o seu caráter desportivo.
Um dos melhores do segmento
O motor do Alpine A290 provém do segmento superior, seguindo o espírito da marca. “O desenvolvimento foi imaginado ao estilo histórico da Alpine: na base existente, mudar o motor, adicionar tecnologias únicas como a suspensão exclusiva, os travões específicos, pneus e gestão de binário específicos e, claro, o talento dos engenheiros da Alpine para a afinação”.
O resultado , avança a marca em nota de imprensa, “é um dos carros com melhor desempenho do segmento, com um tempo de 6,4 segundos dos 0 aos 100 km/h, até 220 cv e 300 Nm de binário e um peso de apenas 1.479 kg.
Apesar da atenção ao caráter desportivo, o conforto e o sentido prátio foram preservados neste automóvel que é um citadino de 5 portas e 5 lugares, quemede apenas 3,99 metros, tem uma bagageira generosa de 326 litros e um raio de viragem limitado a 10,20 metros.
Dois níveis de potência
Consoante a versão, o motor do Alpine A290 tem dois níveis de potência: 180 cv na versão base e GT Premium, e 220 cv no GT Performance e no GTS. Em ambos os casos, a resposta do acelerador está calibrada para fazer do A290 um verdadeiro desportivo, fácil de controlar, apesar dos elevados níveis de potência e binário do seu motor elétrico.
Consoante o modo de condução selecionado, a gama de respostas altera-se, mas mantém-se dentro do mesmo princípio de progressividade que, em última análise, conduz a um maior prazer de condução e a um melhor desempenho.
O binário instantâneo muito importante de um motor elétrico (300 Nm neste caso) deve ser controlado para otimizar a tração. É por isso que os engenheiros de desenvolvimento do Alpine A290 conceberam um sofisticado sistema de gestão do binário a montante, a Alpine Torque Technology, que permite ajustar com precisão o fornecimento de um binário otimizado, para além da ação dos travões para maximizar a tração.
Botão de ultrapassagem
Uma função de ultrapassagem, controlada a partir do volante, por um botão vermelho (denominado OV), fornece binário e potência máximos, enquanto o botão for premido e até 10 segundos.
É necessário um tempo de recarga de 30 segundos, antes desta função poder ser totalmente utilizada novamente. No entanto, após 15 segundos, é possível ativar o boost durante 5 segundos. Esta função foi retirada diretamente do universo dos desportos motorizados e do mundo dos jogos.
Quando esta energia adicional é liberada, o painel de instrumentos exibe uma animação que representa a velocidade e um indicador do tempo restante, enquanto uma animação dinâmica surge no ecrã central do Alpine Telemetrics.
Autonomia até 380 km
O Alpine A290 está equipado, de série, com uma bateria de 52 kWh, que permite uma autonomia WLTP de até 380 km, em fase de homologação. Está incluída uma bomba de calor para otimizar a temperatura do habitáculo e preservar a autonomia. O sistema de carregamento rápido de 100 kW DC, do A290, permite-lhe passar de 15 a 80% de carga, em 30 minutos, ou recuperar até 150 km WLTP, em 15 minutos.
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O Alpine A290 tem uma função bidirecional que permite utilizar as funções V2L (veículo para carga) para ligar um dispositivo através da tomada de carga.
Assistência ao condutor
O Alpine A290 tem 26 sistemas de assistência ao condutor (ADAS), que incluem monitorização da atenção do condutor, travagem automática de emergência em marcha-atrás, deteção de avanço e recuo com correção de faixa de emergência e saída segura dos ocupantes.
Um novo botão My Safety Switch, localizado no lado esquerdo do volante, permite ao condutor selecionar, com um único gesto, as suas preferências de configuração do ADAS, escolhendo, por exemplo, se pretende ligar ou desligar o ADAS, o nível de intervenção e a presença de alertas sonoros. Além disso, um sistema de regulador de velocidade adaptativo com função stop-go e uma função de saída da faixa de rodagem, para permitir a passagem de veículos de duas rodas, por exemplo, são sistemas de série do A290.
A290 com duas versões e dois modelos complementares
A gama Alpine A290 inclui duas versões, GT e GTS, e quatro ofertas no total.
A versão GT de base é equipada com um motor de 180 cv e, tal como os modelos de topo da gama, inclui uma bateria de 52 kWh, um carregador de bordo de 11 kW, um carregador de corrente contínua de 100 kW e uma bomba de calor. As jantes de liga leve de 19 polegadas, Iconique, estão equipadas com pneus especiais Michelin Pilot Sport EV, faróis totalmente em LED e regulador de velocidade adaptativo com função stop & go.
Ainda na versão base, os bancos desportivos aquecidos são estofados numa mistura de tecido revestido e tecido granulado, o seu volante desportivo é revestido em couro Nappa e o pacote de infoentretenimento é completo.
O Alpine Portal integra os serviços Google e a navegação, com planeamento elétrico de rotas. O Android Auto e o Apple CarPlay podem ser ligados sem fios. Por último, para facilitar a experiência de condução quotidiana, são oferecidas, de série, ajudas ao estacionamento dianteiro e traseiro e uma câmara de marcha-atrás.
A gama é ainda reforçada por dois modelos complementares, o GT Premium e o GT Performance. O A290 GT Premium privilegia o conforto e o requinte, com o seu tejadilho preto contrastante, vidros traseiros escurecidos e pinças de travão em azul Alpine. No interior, possui um interior em couro Nappa, um sistema áudio premium Devialet com Alpine Driving Sound, um volante aquecido e um carregador de smartphone por indução. O espelho retrovisor interior é electrocrómico e os espelhos retrovisores exteriores são rebatíveis eletricamente.
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O A290 GT Performance é ainda mais desportivo. Tem o motor mais potente (220 cv), pneus especiais Michelin Pilot Sport 5, pinças de travão vermelhas, monogramas pretos, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente e Alpine Telemetrics.
A versão topo de gama, GTS, combina o melhor das duas versões GT, acrescentando algumas características exclusivas, como as jantes Snowflake pretas.
A290 GTS Premiere Edition: 1.955 exemplares
A série limitada Premiere Edition, que estará disponível a partir do lançamento do Alpine A290, será proposta na versão Premiere Edition, bem como em três versões exclusivas: Beta, inspirada no carro de exposição A290_β, com cores contrastantes de branco e preto, La Grise e La Bleue.
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No total, serão produzidos 1.955 exemplares, um número simbólico que evoca a criação da marca Alpine, por Jean Rédélé. O que todos têm em comum é uma decoração exclusiva, equipamento extra e uma placa de edição limitada, na consola central.