A Farizon fez a sua entrada em Portugal pela mão da Salvador Caetano Auto. A Farizon SuperVAN é uma comercial 100% elétrica que lidera o mercado na China.
Neste artigo
Farizon SuperVan com 1.480 kg de carga útil
Com autonomia de até 398 km, a Farizon SuperVAN entrega potências entre os 170 kW (231 cavalos) e 200 kW (272cavalos), tem um comprimento entre 4,990 e 5,995 metros e até 1.480 quilos de carga útil., uma capacidade de carga “superior à concorrência”. Chega a Portugal com seis versões, que começam nos 39.592 euros + IVA.
O novo comercial ligeiro 100% elétrico está equipado com tecnologia e equipamento de vanguarda. A carrinha de 3 lugares foi pensada para oferecer uma experiência de condução mais confortável e segura.
Vários tipos de bateria e autonomias diferentes
A Farizon SuperVAN está equipada com baterias LFP (Lítio-Ferro-Fosfato) e NCM (Níquel-Cobalto-Manganês), consoante a variante. Com quatro opções de capacidade, adapta-se a qualquer tipo de utilização. É vendida com quatro tipos de baterias, que lhe permitem diferenças de autonomia significativas, consoante as necessidades de cada negócio.
Assim, o modelo com bateria de 49 kWh tem até 215 km de autonomia combinada WLTP. Já a versão de 66 kW tem até 294 km de autonomia combinada WLTP, a de 82,9 kWh até 376 km de autonomia combinada WLTP e a de 106,4 kWh consegue até 398 km de autonomia combinada WLTP. Esta versatilidade permite que o furgão se adapte a qualquer tipo de utilização, das entregas urbanas à logística de longo curso.
Tecnologia drive-by-wire
As carrinhas Farizon SuperVAN estão equipadas com tecnologia drive-by-wire, que não necessita de coluna de direção e que, diz a marca, melhora “a precisão da direção em 300%, reduz a distância de paragem em 10% e aumenta a autonomia em 5%.
Quanto a tempos de carregamento, a Farizon SuperVAN carrega dos 20% aos 80% em 30 a 40 minutos com DC até 160 kW. Em AC de 6,6 kW, a carga total demora entre 6,5 e 10,5 horas, garantindo máxima eficiência para qualquer negócio.
Disponível em três versões
O seu design futurista e modular faz com que seja disponibilizada em três comprimentos e três alturas, permitindo uma configuração personalizada para qualquer tipo de negócio.
A Farizon SuperVAN está disponível nas dimensões L1H1 / L2H1 / L2H2 / L2H3 / L3H3, variando o volume de carga entre os 6,95 m3 e os 13 m3, consoante a versão. A suspensão traseira é reforçada e permite portas traseiras 270º e porta deslizante lateral.
Com uma das maiores capacidades de carga do segmento, a Farizon SuperVAN promete revolucionar o transporte de mercadorias elétrico em Portugal. Chega em branco, ciano, preto, azul, dourado e cinzento.
Farizon SuperVan com muito equipamento
Tem um Ecrã tátil central de 12,3” com Bluetooth, rádio e Apple CarPlay; Painel de instrumentos LCD de 7”; Sistemas avançados de assistência à condução: cruise control, alerta de colisão, travagem autónoma, câmara 360º e monitorização de ângulo morto, entre outros.
Apresentada ontem, a Farizon SuperVan é um dos produtos de sucesso do Geely Group, o maior grupo automóvel chinês responsável por marcas como a Volvo, Polestar, a Zeekr e a Lotus.
Líder na China
A Farizon tem uma quota de mercado na China superior a 20% e produção anual superior a 300 mil unidades”. As suas cinco fábricas produzem veículos comerciais ligeiros, comerciais de passageiros e pesados de mercadorias.
Subscreva a Newsletter
Ao apresentar a marca em Portugal, Cook Xue, diretor geral da Farizon International, afirmou que “a parceria com a Salvador Caetano Auto, a maior empresa privada de distribuição automóvel da Península Ibérica, é um marco importante para a Farizon Auto”.
Farizon com grandes expetativas
O lançamento em Portugal “reforça a nossa estratégia para o mercado europeu dos veículos comerciais ligeiros onde queremos estabelecer-nos como um dos principais intervenientes”.
Já Ricardo Lopes, diretor geral Caetano Automotive Portugal – Distribuição, sublinhou a importância da “aliança estratégica” com a Farizon Auto, na vertente dos veículos comerciais elétricos, e destacou também a experiência do Geely Holding Group no domínio da mobilidade elétrica.
Leia também:
A Salvador Caetano Auto conta que a Farizom SuperVAN chegue a todo o território nacional, incluindo ilhas, até ao final de 2025.