A Mobi.e e Atlante querem desenvolver soluções de interoperabilidade entre Portugal e Espanha e assim facilitar a mobilidade dos utilizadores de veículos elétricos.
Neste artigo:
Avançar com interoperabilidade
A Mobi.e, entidade pública responsável pela gestão da rede de mobilidade elétrica em Portugal, e a Atlante, empresa italiana do grupo Nhoa especialista em armazenamento de energia, firmaram um memorando de entendimento com o objetivo de desenvolver e implementar soluções de interoperabilidade entre Portugal e Espanha.
A parceria visa facilitar a mobilidade dos utilizadores de veículos elétricos na Península Ibérica, através da livre utilização dos postos de carregamento de ambas as redes.
Mobi.e e Atlante querem mobilidade elétrica sem fronteiras
Subscreva a Newsletter
Este acordo da Mobi.e e Atlante representa um marco significativo no caminho para a criação de um mercado único de mobilidade elétrica na Península Ibérica.
Através da interoperabilidade das redes de carregamento, os utilizadores de veículos elétricos portugueses e espanhóis poderão usufruir de um acesso facilitado e sem custos adicionais aos postos de carregamento em ambos os países.
Luís Barroso, presidente da Mobi.e, destaca a relevância desta parceria: “Esta é a porta de entrada para a verdadeira interoperabilidade ibérica e mais uma demonstração do nosso papel pioneiro a nível europeu.
“O nosso modelo, único na Europa, completa 13 anos e com este acordo expandimos ainda mais o seu alcance. A Atlante reconheceu o valor que trazemos para o setor, o que nos motiva a continuar a abrir novas portas no futuro”
Luís Barroso, presidente da Mobi.e
Giovanni Ravina, CEO para a Ibéria da Atlante, sublinha o compromisso da empresa com a eletrificação da mobilidade: “Assinar este memorando aproxima-nos da nossa missão de criar a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido do sul da Europa”.
Para este responsável, “a Mobi.e é um parceiro ideal no contexto da mobilidade elétrica global, e estamos entusiasmados por expandir a nossa interoperabilidade e alcançar mais utilizadores.”
13 anos de Mobi.e
A assinatura do memorando de entendimento entre a Mobi.e e Atlante decorreu no âmbito do evento MOBI.Connect, que celebrou o 13º aniversário da Mobi.e.
Leia também:
O MOBI.Connect reuniu o ecossistema da mobilidade para discutir o futuro do setor e os desafios impostos pelo novo Regulamento relativo à criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos (AFIR).
O evento contou com a presença de parceiros relevantes na área da eletrificação da mobilidade em Portugal, como a Brisa, Pingo Doce, SIBS, BYD, APOCME e I-Charging.