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Projeto Ruas Elétricas: municípios do interior são os que mais aderem

São os municípios do interior que estão a aderir mais ao projeto Ruas Elétricas, lançado pela Mobi.E.

14 já formalizaram candidatura

De acordo com a entidade gestora, “quase três dezenas de municípios contactaram a Mobi.E, manifestando interesse em integrar o projeto Ruas Elétricas. Destes, 14 formalizaram já a candidatura, cujo prazo termina a 30 de maio.

As candidaturas recebidas pertencem a municípios de pequena e média dimensão, localizados, na sua maioria, no interior Norte e Centro, afirma a Mobi.E em nota de imprensa.

Mobi.E abre “nova frente” com projeto Ruas Elétricas

Com um orçamento de 2 milhões de euros, o programa Ruas Elétricas pretende instalar postos de carregamento de baixa potência para veículos elétricos (inferior a 7,4 kW) em zonas habitacionais sem parqueamento próprio, especialmente ruas onde predominam edifícios de habitação ou comerciais. 

“A Mobi.E pretende abrir uma nova frente de cobertura da rede, criando as condições experimentais de partida para dar ao crescente número de utilizadores de veículos elétricos soluções de carregamento na via pública, em zonas onde os espaços privados não são opção” destaca Luís Barroso, Presidente da Mobi.E.

3 categorias de acordo com população

Os municípios que queiram participar têm até 30 de maio para apresentar à Mobi.E uma manifestação de interesse, onde deve constar a identificação da proposta de local para a instalação de postos de carregamento.

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As candidaturas serão divididas em três categorias, de acordo com a população do município: elevada, intermédia e menor.

Os municípios com menos população podem propor a instalação de dois carregadores (4 pontos de carregamento e correspondentes lugares de estacionamento) numa mesma rua. Cada município com população intermédia poderá propor a instalação de dois a quatro carregadores numa mesma rua (de 4 a 8 pontos de carregamento e correspondentes lugares de estacionamento).

carregamento Ruas Elétricas
São os municípios do interior Norte e Centro que estão a aderir ao projeto Ruas Elétricas @FreePick

Após a seleção dos municípios, dentro da dotação orçamental, será realizado um protocolo de colaboração com cada entidade, antes de ser concluído o processo de adjudicação aos Operadores de Pontos de Carregamento (OPC).

Por sua vez, os municípios com mais população poderão propor a instalação de quatro a seis carregadores numa mesma rua (de 8 a 12 pontos de carregamento e correspondentes lugares de estacionamento) ou de dois a quatro carregadores em cada uma de duas ruas distintas e afastadas (de 4 a 8 pontos de carregamento e correspondentes lugares de estacionamento em cada rua). 



Com o projeto Ruas Elétricas, a MOBI.E “pretende sensibilizar os municípios para o papel crucial que desempenham na transição para uma mobilidade mais sustentável, avançando com as candidaturas a este projeto piloto”. 

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