´Xpeng ´Xpeng

Xpeng investe em IA para alcançar condução autónoma L3

A Xpeng vai investir 600 milhões de dólares em inteligência artificial e acredita que a condução automóvel irá transformar a indústria automóvel chinesa nos próximos cinco anos.

Impacto comparável aos automóveis elétricos

He Xiaopeng, fundador do construtor chinês de automóveis elétricos, afirmou que a Xpeng pretende alcançar a condução autónoma L3 no segundo semestre deste ano.

Para Xiaopeng, a aposta na condução autónoma por parte da indústria automóvel chinesa apenas será comparável ao impacto que os veículos elétricos tiveram nos últimos cinco anos.

Condução autónoma é vantagem concorrencial

O presidente e CEO da marca está ciente que a condução autónoma é atualmente a grande vantagem concorrencial da marca, uma vez que os consumidores a consideram como um dos três principais fatores na compra de veículos elétricos.

Xpeng
A condução autónoma é vantagem concorrencial para a marca @Xpeng

A Xpeng foi das primeiras a adotar as capacidades de condução autónoma e apoia a capacidade de condução inteligente L2 em toda a sua gama com o XPILOT.

Mas He Xiaopeng considera qua a marca tem de continuar a investir e desenvolver as capacidades internas da condução autónoma. Desde o início, foram investidos 6,8 mil milhões de dólares em I&D (investigação e desenvolvimento).

Diferenças entre condução autónoma L2 e L3

Atualmente, os automóveis da Xpeng tem capacidade de condução inteligente L2, que obriga os condutores a monitorizar constantemente o veículo e o seu ambiente.

Subscreva a Newsletter

Até ao final do ano, a Xpeng pretende alcançar a condução autónoma L3 e expandir a sua disponibilidade a nível global. Com a condução autónoma L3, o veículo pode lidar com todos os aspetos das condições de condução.

O investimento de 600 milhões de dólares em investigação e desenvolvimento relacionada com inteligência artificial são apenas parte do total anunciado. He Xiaopeng sublinhou que a marca pretende investir um total de 1,3 milhões de dólares em investigação e desenvolvimento.

Xpeng quer fabricar chip próprio

Além disso, em 2025, a Xpeng planeia iniciar a produção em massa de um chip Turing de alto desempenho, que pode ser aplicado em automóveis, veículos voadores e robôs.

A empresa vendeu um total de 190.068 veículos em 2024 e entrou em vários novos mercados, sendo o mais recente a Finlândia. Em Portugal, a marca vendeu 100 unidades nos primeiros 100 dias.

Em 2025, a empresa planeia entrar num total de 60 países. He Xiaopeng afirmou. “Nos próximos 10 anos, a XPeng Motors pretende atingir 50% das suas vendas nos mercados estrangeiros.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *