Fraude em França Fraude em França

Fraude em França: 50% dos autocarros elétricos registados não existe

No início de 2023, verificou-se um boom no registo de autocarros elétricos em França. Afinal, metade deles não existia. A fraude na obtenção de subsídios chega aos 12 milhões de euros.

Fraude ocorreu no início de 2023

Uma investigação do jornal Le Monde revela que mais de metade dos 600 autocarros elétricos registados entre o final de 2022 e o início de 2023 nunca existiram. Os autores das fraudes aproveitaram-se de lacunas no sistema de registo para a obtenção de subsídios à compra de autocarros elétricos.

De acordo com a investigação jornalística, a fraude ocorreu entre o final de 2022 e o início de 2023, altura em que o número de registos de autocarros elétricos disparou em França, passando dos 50 registos mensais para 300 em janeiro de 2023.

Aumento “espetacular” era burla maciça

“É o tipo de número que soa a boas notícias no caminho acidentado da transição ecológica: no final de 2022, as compras de autocarros elétricos em França aumentaram espetacularmente, passando de uma média de 50 por mês para 300 em janeiro de 2023”, afirma o Le Monde.

Fraude em França
Boom efêmero e misterioso escondia fraude

“Este boom, tão efémero quanto misterioso, tem agora uma explicação: é o resultado de uma burla maciça à custa do Estado, facilitada por falhas no sistema público de registo de veículos”, dizem os jornalistas Arthur Carpentier et Maxime Vaudano, que assinam a investigação.

Incentivo de 30.000 euros

O boom revelou-se uma fraude. O governo francês tinha acabado de introduzir o pacote de incentivos à compra de autocarros elétricos como parte do plano “France Relance”, desenhado para impulsionar a economia após a pandemia.

Subscreva a Newsletter

O governo francês disponibilizou um total de 100 milhões de euros para apoiar a compra de autocarros elétricos, disponibilizando até 30.000 euros por veículo.

504 autocarros elétricos fictícios

O portal Transbus.org analisou os registos e concluiu que foram utilizados três modelos de autocarros para a fraude: o Karsan eJest (veículo da categoria M2, 492 casos), o Bluebus 6 metros (categoria M3, 11 casos) e o Heuliez GX 337 Elec (categoria M3, 1 caso).

Os números de série (VIN) utilizados não coincidiam com os veículos reais e, nalguns casos, revelaram incoerências. “Em alguns dias, foram registados até 45 autocarros elétricos fictícios”, informa o portal.

De acordo com esta outra investigação conduzida por Olivier Meyer, um total de 504 autocarros elétricos fictícios – 201 unidades em 2022 e 303 em 2023 – foram registados em nome de mais de 120 proprietários diferentes.

Ministério do Ambiente reconhece esquema

O Ministério do Ambiente francês admitiu a fraude ao Le Monde, mas sublinhou que o esquema foi rapidamente descoberto pelas autoridades, pelo que “os montantes evadidos ficaram muito abaixo dos 10 milhões de euros”. O jornal afirma que o Estado francês foi lesado cerca de 12 milhões de euros.

Para receber o subsídio, os candidatos tinham de preencher um formulário, anexar o certificado de matrícula do veículo adquirido, cópias da fatura e da nota de encomenda datada, bem como os dados bancários, e enviá-lo por correio eletrónico para a Agência Estatal de Serviços e Pagamentos (ASP). O pagamento era então efetuado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *